WWDC 2010 – Rumores e expectativas

Desde o tal “vazamento” do novo iPhone, primeiro no Gizmodo (que assumiu ter comprado o equipamento de quem o “achou”) e depois outros dois protótipos em diversos sites, blogs e ví­deos espalhados na Internet, todos os olhares para o WWDC 2010, evento mais importante da Apple e consequentemente do mercado de tecnologia, que acontece amanhã, […]

Desde o tal “vazamento” do novo iPhone, primeiro no Gizmodo (que assumiu ter comprado o equipamento de quem o “achou”) e depois outros dois protótipos em diversos sites, blogs e ví­deos espalhados na Internet, todos os olhares para o WWDC 2010, evento mais importante da Apple e consequentemente do mercado de tecnologia, que acontece amanhã, estão voltados para o lançamento do novo smartphone da maçã. Longe de termos qualquer certeza sobre o que será apresentado na feira anual, que é voltada ao público desenvolvedor, temos nossas expectativas e, claro, já existem boatos circulando na rede.

O WWDC sempre movimenta a imprensa em torno da marca, e a Apple sabe explorar isso muito bem. Tudo o que já é óbvio fica exposto, como o anúncio da quantidade de aplicações na App Store, o lançamento do iPhone OS 4, tudo boi de piranha. O que vai ser mesmo capa de revista, portal e blogs no mundo inteiro fica sempre escondido até o último momento. í€s vezes somente depois do famoso “one more thing” do Steve Jobs é que a vedete do evento é revelada, sendo publicada simultaneamente no site da Apple (incrí­vel como é sincronizado) e abrindo os banners do local do evento, o Moscone Center em San Francisco.

Nessa altura, dois (e apenas dois) jornalistas que Jobs confia e considera os mais importantes em tecnologia, já receberam os protótipos há uma semana e já prepararam matérias exclusivas, que nunca serão publicadas antes do anúncio no Moscone. Outros veí­culos também receberam teasers do que seria lançado, mas nada revelador. Tudo para manter o mistério por trás do evento, a expectativa e gerar o máximo de mí­dia espontânea possí­vel sobre a marca nos dias que o precedem e nos seguintes.

Por esse motivo, pelo zelo que Jobs possui por seus segredos, a reação para o vazamento do iPhone 4G tenha sido um tanto quanto exagerada. E pelas mesmas razões, o Gizmodo, um dos maiores blogs de tecnologia do mundo e também o responsável pela exposição do protótipo ao mundo, pela primeira vez não obteve autorização para o evento da Apple e vai precisar da ajuda de leitores “voluntários” para cobrí­-lo. Bem, eu entendo perfeitamente essa decisão da Apple, e você?

As expectativas para o evento de amanhã

Algumas notí­cias já circularam, alguns anúncios já foram feitos e portanto, a lista abaixo não é surpresa para ninguém e, mesmo que não aconteçam no WWDC 2010, podem acontecer até o final do ano.

iPhone OS 4

Essa já foi anunciada e está presente nos cartazes expostos do Moscone Center. A Apple amanhã confirmará as novidades da nova versão do sistema operacional do iPhone e anunciará a data da liberação. Acredito ainda que no upgrade seja anunciado melhor aproveitamento da bateria e melhorias no hardware, por conta do novo aparelho que está vindo, além de uma melhor compatibilidade com o iPad.

iPhone HD ou 4G

É quase certeza que a Apple anunciará seu novo smartphone na conferência de amanhã. O que não sabemos é se ele será igual aos protótipos que conhecemos nas últimas semanas. Pode ser que aquelas versões utilizavam apenas uma carcaça padrão e que o verdadeira aparelho surja amanhã, diante de nossos olhos, completamente diferente do que já vimos. Seria mesmo uma surpresa, não?

MacOS X 10.7

A última release do sistema operacional da mação foi em outubro passado. Por conta disso é esperado um anúncio de upgrade para a versão 10.7, talvez focado em novos serviços da Apple (veja abaixo sobre o Cloud), otimização do processamento e suporte aos novos Xeon 6-Core da Intel, e talvez suporte aos novos MacPro com tela multitouch a serem lançados (outro rumor).

Novos MacPro, finalmente?

Já faz um ano que não temos nenhuma melhoria na plataforma profissional de desktops da Apple e o que se espera é um anúncio de novidades amanhã. Há boatos de um novo MacPro montado como o iMac, com tela multitouch de 27″ e os novos processadores da Intel com núcleo sêxtuplo.

Outras melhorias esperadas

São esperadas melhorias em outros produtos da Apple, como o MacBook Air, que ganharia um processador i3 ou i5 e uns 4GB de RAM, upgrades na linha de iPod Touch e possí­veis melhorias no iPad – que explicariam a ausência do equipamento nas lojas.

Rumores para os lançamentos do WWDC 2010

Como não poderia deixar de ser, os rumores sobre amanhã já estão correndo na Internet há algumas semanas. Alguns são bem possí­veis, outros um pouco mais difí­ceis, mas atualmente essas fofocas já estão muito mais profissionais, embasadas em alguma teoria, patentes da Apple, informações internas e tendências. Não são mais mera especulação e futurologia, como há alguns anos.

iTunes na “nuvem” + MobileMe

A Apple estaria trabalhando numa nova versão do iTunes baseado em Cloud Computing, com atualizações e downloads direto para os iPhones e para testar as novas funcionalidades, Jobs teria distribuí­do algumas versões gratuitas do MobileMe, o serviço de armazenamento e backup pessoal na nuvem oferecido pela Apple. Existem ainda boatos de que Jobs estaria planejando tornar o serviço gratuito, para competir com a Google e ganhar mercado. Impossí­vel não é, mas conhecendo a Apple, eu diria que se eles lançarem algo assim será uma versão reduzida e limitada, mantendo os pacotes pagos com features irresistí­veis.

Nova Apple TV com iPhone OS 4

Há boatos que indicam que a Apple está criando uma nova Apple TV, focada basicamente em streaming e por conta disso seria baseada inteiramente no iPhone OS 4 e teria armazenamento de 64GB no máximo. Para sanar o problema de armazenamento, para quem gosta de gravar programação e filmes baixados, o novo equipamento poderia ser “pareado” com o Time Capsule, o device da Apple voltado para armazenamento e backup local. Como mudança, a expectativa é que o preço caia para US$99.

Bing como busca padrão no iPhone

Esse é mero boato e talvez seja um tanto exagerado. Por conta do lançamento do Google I/O e da recente decisão por parte da Google em banir computadores Windows de seus escritórios, Apple e Microsoft estariam juntando forças contra a gigante que já incomoda ambas. Aquela coisa de “o inimigo do meu inimigo é meu amigo” será que funciona nesse campo? Não sei, mas como nunca sabemos o que se passa na cabeça do Mr. Jobs, vamos ver o que rola.

“Mais uma coisa”

Ok, não é somente um boato, é mais uma crença, algo mais forte que toda a nossa lógica, mas nós esperamos (mesmo) que ao final do evento o Steve Jobs, em sua clássica frase “one more thing“, anuncie um novo e fodástico produto que vai simplesmente nos fazer enlouquecer. Espere! Existe tempo e espaço para um novo lançamento assim tão bombástico após o anúncio e queima de estoque dos iPads? Com Steve, nunca sabemos.

Alguns dizem que seria uma nova tecnologia similar ao Flash, mas com todos os buracos de segurança e performance tapados. Outros apostam em uma conquista dos desenvolvedores, abrindo a App Store (será? eu duvido).

Você, por acaso, aposta em alguma super novidade? Conta pra gente.

Comentários sobre "WWDC 2010 – Rumores e expectativas"