Web 2.0 Expo San Francisco 2009

Estou em San Francisco, Califórnia para participar do evento Web 2.0 Expo, que começou hoje, pelo menos para quem vai participar dos workshops (a írea Expo só abre a partir de amanhã). O evento acontece no Moscone West, um mega espaço de eventos muito bem localizado (perto de shoppings, hotéis e da rua das compras […]

Estou em San Francisco, Califórnia para participar do evento Web 2.0 Expo, que começou hoje, pelo menos para quem vai participar dos workshops (a írea Expo só abre a partir de amanhã). O evento acontece no Moscone West, um mega espaço de eventos muito bem localizado (perto de shoppings, hotéis e da rua das compras 😉 ).

O foco do evento esse ano é a crise, ou melhor, as soluções para sobreviver í  crise. Economia de recursos, mais por menos, uso racional e inteligente da web – The Power of Less, o tema principal, faz jus ao nome e nos faz pensar no que podemos fazer melhor, gastando menos.

Simpler. Faster. Cheaper.

Desde o iní­cio do evento, já percebemos que a organização foi coerente com o tema. O material distribuí­do é o estritamente necessário, é utilizado papel reciclado no máximo de coisas (na verdade eu vi isso em todo lugar que fui por aqui), não há grandiosidades ou desperdí­cio em decoração e até mesmo o coffee-break é simplezinho. O almoço eu já acho que exageraram, fornecendo uma “marmita” com um sanduba light para os participantes. Pô, sanduba é “lanche”, não “lunch”.

Os workshops são divididos em 6 salas, cada uma com um tema diferente e bem direcionado, e duram 3 horas. Tem para todos os gostos, desde design, desenvolvimento até negócios. É difí­cil ficar dividido em um mesmo horário, mas pode acontecer (hoje aconteceu comigo 2 vezes 😉 ). Alguns nem poderiam ser chamados de workshop, pois são apresentados em formato de palestra mesmo, o que torna um pouco difí­cil acompanhar. Três horas de palestra tem que ter muito conteúdo e não ser chato pra poder levar. A de SEO que assisti pela manhã, foi legalzinha, já a de Sites Sociais í  tarde, foi muito boa.

As salas dos workshops são bem amplas, possuem um bom isolamento acústico, o suficiente para que não ouçamos as outras salas, mas pecam em um ponto crucial: não há tomadas disponí­veis nas salas. Quem quiser carregar seus notebooks ou outros gadgets, deve ficar do lado de fora e disputar í  tapas um lugar vago em uma das mesas disponí­veis para esse fim.

A rede wi-fi também está um pouco lenta e é totalmente aberta, o que gera um certo desconforto em acessar determinados sites. Fazer login sem SSL então, nem pensar.

Fazendo networking internacional

Ontem conheci o Matt do WordPress, numa festinha que eles organizaram para comemorar a inauguração do novo espaço da Automattic, no Pier 38 (que NíƒO fica perto do Pier 39 – depois conto a roubada). Hoje já vi mais algumas figurinhas ilustres, mas ainda não tive oportunidade de bater um papo. Amanhã vai ser melhor. E, para minha surpresa e alegria, estamos encontrando vários brasileiros no evento, como o Eric Santos (convergência mobile) e o Miguel Cavalcanti (tecnologia em agronegócios). Bacana!

Por conta do LiveStream que o time de Jedis da WebCo montou em tempo recorde, recebi vários contatos, e-mails, direct messages no Twitter. O pessoal adorou as possibilidades do Live e quer ver logo a nova versão que estamos cozinhando.

Hoje eu e o Ronaldo estávamos muito cansados para ir no happy hour, mas amanhã é certo. Espero encontrar mais brasileiros, portugueses, americanos, indianos …

Confira mais fotos no Flickr e aproveite para conferir o Live do Web 2.0 Expo.

Hugo Pascoal disse:

Sem dúvida, Sérgio!

O futuro da comunicação passa cada vez mais pela interacção em detrimento da publicidade tradicional em que o cliente se limita a receber um estí­mulo.

Parece-me que o E-goi pode ser uma ferramenta útil para interagir com o público-alvo de forma eficaz, o que leva a marca a ficar no TOP of Mind do consumidor!

Estive a analisar a plataforma e parece-me bastante interessante. Parece-me que tem actualizações constantes ao de notí­cias da área, particularmente “e-mail marketing” e “mobile marketing”. E o blog parece-me conter informações sobre funcionalidades técnicas.

Ficam aqui os links para os mais curiosos, como eu!
http://e-goi.com/pt_pt/maxcontent/pasta/2/noticias/arquivo/1/
http://e-goi.com/maxcontent-pasta-arquivo-5.html

Parabéns e continuem com este projecto!

Web 2.0 e todos os meios digitais são sem dúvida o futuro da comunicação.

Mas o tal sanduba light e o coffee-break simplezinho condizem com o valor do evento?

$1445 pra almoçar sanduba light! Com crise ou sem crise os participantes são pagantes…

Sanduba como almoço não rola mesmo, mas é a crise. 😀

Mas falando sério, acredito que o melhor de tudo não é o networking, mas sim a troca de ideias entre empreendedores de todo canto do mundo.

Olá Manoel, bem legal seu post. E obrigado pelo link. Abs, Miguel