Um olho aberto e outro fechado

Se no “mundo real” é muito saudável tomarmos todas as precauções para não sermos lesados, enganados, ludibriados, imaginem no ambiente virtual da Internet onde podemos artificialmente passar por qualquer pessoa – existente ou não. Li hoje no MeioBit, um artigo onde o autor expõe mais um artifí­cio dos golpistas do Mercado Livre. Se o Mercado […]

Se no “mundo real” é muito saudável tomarmos todas as precauções para não sermos lesados, enganados, ludibriados, imaginem no ambiente virtual da Internet onde podemos artificialmente passar por qualquer pessoa – existente ou não.

Li hoje no MeioBit, um artigo onde o autor expõe mais um artifí­cio dos golpistas do Mercado Livre. Se o Mercado Pago parece uma opção segura para quem vende por lá, vale ficar atento a esse detalhe. Os golpistas estão simulando os e-mails do Mercado Pago e enviando aos vendedores ao arrematar um produto.

Confie desconfiando

Esse golpe é chamado de “engenharia social“, que utiliza-se técnicas de Phishing Scam (simular página ou mensagem de outra pessoa ou empresa para enganar usuários menos atentos), além do tradicional e criminoso uso de identidade falsa, conseguindo assim fazer com que o vendedor acredite que foi pago e enviar o produto ao falsário. Nesse caso, o Mercado Livre não se responsabiliza e a única atitude é cancelar a conta do falsário (piada?).

Esse é apenas um exemplo do que acontece diariamente não só no Mercado Livre, mas em qualquer site que envolve transações entre usuários, com ou sem intermediação da empresa responsável. Por conta disso, vale uma das premissas básicas da Internet: sempre verifique qualquer informação. Sempre!

Amanda disse:

Acabei de cai no golpe Chegou um msn falando q era do sbt q eu tinha ganhador uma casa cheguei até o banco aí­ meu marido violência q td não passava de um golpe

ronaldo alves de castro disse:

me enviaran uma mensagen sabado a noite, que ganhei um citroen,so queria saber se ganhei,porque eu mandei o lance. meu telefone é 8814-6910 por favor me retorna.