Internet,  Segurança

TwitterTrain. It’s a trap!

Twitter TRAP

IT’S A TRAP!

Ontem eu acessei um site indicado no Twitter que prometia “aumentar seu número de seguidores”. Fui conferir e de cara desconfiei, pois o site pedia que eu logasse no Twitter – pelo menos era usando o OAuth, que funciona como um OpenID, em que eu não preciso fornecer minha senha dentro do site externo.

Ao logar no OAuth e ser redirecionado para a página seguinte, descobri do que se tratava. Um esqueminha bem porco, de pirâmide, que te obriga a seguir todo mundo que está listado na primeira página e após isso faz com que seu usuário esteja presente como um dos listados (se é que faz mesmo, pode ser tudo parte do golpe). Como todo esquema de pirâmide, funciona para os primeiros usuários, do topo da pirâmide (HerbaLife mode on). E como método de aumentar sua base de seguidores, é tão artificial quanto o tal script polêmico.

It’s a trap!

Percebendo isso, não passei adiante, que seria seguir todo mundo e depois clicar em JOIN. Ao contrário, cliquei em LOG OUT e não voltei mais ao site. Cheguei a enviar uma mensagem ao Twitter avaliando o tal serviço e informando que não o utilizaria.

Hoje, vi duas respostas estranhas em minha conta e acessei tentando ver qual mensagem minha havia gerado tais respostas. Nada estranho. Desconfiado, fui para o search do Twitter, que indexa tudo e não remove do í­ndice após removermos qualquer mensagem. Descobri que os FDPs utilizaram minha conta para enviar uma mensagem de propaganda, que eu NíƒO autorizei, de um serviço que eu NíƒO aceitei fazer parte e logo após apagaram a mensagem, para não deixar rastros. Uma questão de caráter. Ou falta dele.

Twitter TRAP

IT’S A TRAP!

Muito puto, fui ao site e tentei achar a opção de remover qualquer autorização ou rastro meu do serviço. Não achei, e a única opção que dizia “stop auto-tweets” simplesmente não funciona.

Twitter TRAP

IT’S A TRAP!

Como resolver

Felizmente há uma solução, pois se eu usei OAuth, o Twitter tinha que guardar alguma forma de “des-autorizar o desgracento piramideiro”. E há! Veja:

Twitter TRAP

Dentro do Twitter, devidamente logado, clique no menu superior em Settings e depois na aba Connections. Encontre o site-armadilha Twit Tr e clique em Revoke Access. Depois disso, abra um chamado reclamando da má-fé do TwitterTrap – digo – Train, para evitar que esses trapaceiros continuem fazendo o que fazem.

Lição aprendida: ao testar qualquer coisa nova, use uma conta fake.

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments