TV Digital Brasileira!

Os bandidos virtuais não perdem tempo: assim que detectam uma nova moda, dão um jeito de usá-la como isca pra enganar internautas afoitos. Foi assim com a Cicarelli, com as proximidades do Big Brother Brasil 8 e com diversas outras situações. Não seria diferente com a televisão digital, assunto do momento e alvo da curiosidade geral.

Os bandidos virtuais não perdem tempo: assim que detectam uma nova moda, dão um jeito de usá-la como isca pra enganar internautas afoitos. Foi assim com a Cicarelli, com as proximidades do Big Brother Brasil 8 e com diversas outras situações. Não seria diferente com a televisão digital, assunto do momento e alvo da curiosidade geral.

Assistir à televisão digital é impossível para a maioria dos brasileiros, já que o sinal, por enquanto, só é propagado na Grande São Paulo. Além disso, a brincadeira é salgada: além de uma televisão de última geração[bb] para aproveitar a qualidade da transmissão, é necessário adquirir um conversor de sinal digital (set-top-box[bb]), que não sai por menos de 700 reais (umas poucas marcas de televisão já vêm equipadas com o conversor de fábrica, mas custam os olhos da cara).

Se a opção é assistir à tv digital no computador, será necessário pagar cerca de 350 reais por um receptor. Atualmente, o único modelo disponível é o MobTV, da TecToy.

Entenda: nenhum programinha de computador substituirá o receptor de sinal digital.

Além disso, nenhum software mágico exibirá a televisão digital brasileira no seu computador se você não mora na Grande São Paulo. O sinal não é transmitido via internet, cabo ou linha telefônica, mas via UHF. O calendário para a implantação do sinal digital vai até 2013. Sente e espere. Vá poupando enquanto isso, porque certamente você desembolsará algo para assistir à televisão digital. Não será de graça.

Veja outras pistas de que o email é falso:

  1. Os erros de português são abundantes.
  2. O desenvolvedor do tal software é uma tal de DTV Softwares. Uma pesquisa no Google revela que não existe nenhum desenvolvedor com esse nome. DTV é uma abreviação norte-americana para Digital Television e, de fato, existem alguns softwares relacionados ao serviço – para a gravação de programas por exemplo, nunca para a recepção pura e simples.
  3. A imagem do link para download é a do conhecido site Baixaki, mas o link é TinyURL. O TinyURL é um serviço que converte endereços grandes em links bem menores e mais práticos. Há outros serviços parecidos, como o urlTea. Gente mal-intencionada faz uso desses recurso para disseminar pishing scams e endereços maliciosos. Recomenda-se não clicar nesse tipo de link, a não ser que venham de fonte confiável (não, um email vindo de um remetente desconhecido não é confiável).
  4. O link leva, na verdade, ao site www.sasw.dp.ua. O que um domínio ucraniano teria a ver com o Baixaki ou com a televisão digital brasileira?
  5. Se você acessar o Baixaki, verá que não existe nenhum software “DTV 1.0”.
  6. Aliás, em que segunda-feira o software chegou ao mercado? “Nessa”? Na semana passada? No mês passado? Daqui a um ano, quando mais alguém receber essa balela?

Mensagem Original (screenshot):

Televisão Digital de Graça no Computador
Clique para ampliar.

Mensagem Original (texto):

from: TV Digital <novidades@dtv.org.br>
date: Jan 11, 2008 5:58 PM
subject: TV Digital Brasileira!

Já está diponível na internet o DTV 1.0, programa gratuito que permite seus usuários assistirem canais de Televisão Digital em seu computador.
O software gratuito, chegou no mercado nessa segunda feira e já está entre os programas mais procurados nos sites especializados em downloads.
Você pode rodar o programa apartir de um computador com configuração média e o mais importante: não necessita de placa de TV.

Downloads: 143.864
Licença: Gratuito
Desenvolvedor: DTV Softwares
Data: 09/12/2008
Sistema: Win 98/2000/2003/XP
Tamanho: 147 KB

Clique aqui para baixar o DTV 1.0 e desfrute de todo o conforto e comodidade que a TV Digital proporcionará para você em seu computador. Junte-se a essa nova tecnologia!

Mensagem recebida por email em 11 de janeiro de 2008.

[tags]Download,Televisão Digital,Trojan,Virus,Baixaki[/tags]

Raimundo Carlos da Rocha Costa disse:

Obrigado e parabens