Teste agora o Orkut Ouro

O Orkut Ouro, uma brincadeira surgida na Internet durante o dia de hoje, pode se tornar fonte de inspiração para bandidos e seus phishings. Fique atento e não dê vacilo.

Inicialmente, o Orkut Ouro foi apenas uma brincadeira, criada pelo estudante de Engenharia da Computação Pedro Vanzella (19), em um momento de ócio criativo, para se divertir um pouco e se livrar do tédio. Ele colocou em seu perfil do Orkut um álbum de fotos com uma mensagem de bloqueio, informando que apenas veriam aquelas fotos os usuários que possuíssem uma conta “Ouro”.

Com o sucesso rápido da brincadeira, que foi montada durante a madrugada e no decorrer do dia já tinha se espalhado tanto no Orkut quanto no Twitter, Pedro publicou um post em seu blog e Twitter, e um amigo criou o site www.orkutouro.com.br (já removido). O que Pedro não imaginava era que as pessoas iriam acreditar na brincadeira. “Tudo era piada: o álbum no Orkut, a mensagem no blog, os tweets. Todo mundo que me segue no Twitter e estava passando adiante sabia que era piada.” afirmou Pedro, por telefone, ao repórter do site de notícias G1.

E realmente muita gente sabia que era uma piada, e colaborou para espalhá-la ainda mais. O problema é que algumas pessoas caíram na pegadinha e enviaram e-mails para o Pedro, com seus dados pessoais e senha do Orkut, tentando uma oportunidade de acessar a tal conta “Ouro”. Ficou descontrolado. O estudante pediu conselho a um advogado, que sugeriu um pedido público de desculpas e foi prontamente atendido. Toda a brincadeira que Pedro publicou também foi retirada do ar e, se a Google – detentora das marcas envolvidas – não resolver processá-lo por uso indevido de marca, vai terminar tudo bem. Ou não.

Onde mora o perigo

Nós bem sabemos que bandidos são oportunistas e não é muito difícil algum pilantra ter a “brilhante” ideia de pegar a brincadeira inofensiva do Pedro e enviar por e-mail, com um trojan em anexo, para enganar um monte de gente, roubar senhas e dinheiro de verdade de suas contas bancárias.

Alguns esclarecimentos são necessários para evitar cair em um golpe como esses:

  • Não existe o tal Orkut Ouro. Acredite, foi apenas uma brincadeira.
  • Quando a Google lança novidades, você fica sabendo diretamente do site. Exemplo: o novo Orkut, você ficou sabendo um dia dentro do Orkut, quando alguém te convidou ou apareceu um botão lá pra testar, certo? O Google Buzz, lançado há 2 dias, foi a mesma coisa, apareceu dentro do Gmail e pronto. Então, desconfie de e-mails te oferecendo novas features ou serviços, da Google ou qualquer outra empresa.
  • Nenhuma empresa vai pedir sua senha em um site estranho para você entrar ou testar um novo serviço. Fuja disso.
  • Se você receber um e-mail pedindo pra “baixar” o tal Orkut Ouro, caia fora, além de mentira é roubada – literalmente. Algum trojan banker maledeto vai te tirar tudo antes que você repita “antivírus”.

A tela falsa do Orkut Ouro

Comentários sobre "Teste agora o Orkut Ouro"