Submarino faz grandes mudanças em seu site e programa de afiliados

O Submarino todo mundo conhece. Depois da junção com a Americanas.com, é o maior grupo de e-commerce brasileiro, arrisco dizer monopólio. E talvez por esse motivo, nunca deu muita bola para seus afiliados ou mesmo seus clientes. Não é de hoje que temos visto na Internet diversas reclamações de logí­stica, pedras no lugar de produto, […]

O Submarino todo mundo conhece. Depois da junção com a Americanas.com, é o maior grupo de e-commerce brasileiro, arrisco dizer monopólio. E talvez por esse motivo, nunca deu muita bola para seus afiliados ou mesmo seus clientes. Não é de hoje que temos visto na Internet diversas reclamações de logí­stica, pedras no lugar de produto, falhas no pagamento, falta de suporte, etc.

Eu mesmo, no iní­cio do programa de afiliados deles, tentei contato diversas vezes para sanar dúvidas, dar sugestões e fazer reclamações sobre dados não computados, por exemplo. Se tive retorno em 30% desses contatos, posso considerar que foi muito. Sempre me pareceu precário o atendimento, mas me mantive no programa por conta de não ter reclamações como cliente (sorte, talvez) e das duas principais vantagens oferecidas pelo programa, a saber:

  • Indexação dos links de afiliados por mecanismos de buscas, ao contrário do que o Buscapé optou em fazer
  • Prazo de 30 dias para decisão de compra, após clique no link do afiliado (através de cookie)

Há alguns dias, porém, o Submarino reformulou seu site todo, incluindo o sistema de afiliados. Contrariando as principais dicas de SEO, todos os links de busca e produtos foram alterados e não foi feito nenhum esquema de redirecionamento total, exibindo uma página de erro genérica para os links antigos (problema que aparentemente foi resolvido). Isso acabou atingindo diretamente todos os afiliados que possuiam links em seus sites, além dos desenvolvedores que criaram soluções para divulgação do programa, incluindo um dos mais famosos, o boo-box.

Além da mudança nos links, que fez todo mundo se movimentar para corrigir posteriormente í  migração do site, pois não houve nenhum tipo de comunicação prévia, uma outra alteração vai prejudicar muita gente e fazer muitos dos afiliados procurarem novos rumos – da mesma forma que aconteceu uma migração do Buscapé para o JáCotei na época da retirada de indexação dos links que citei. Os cliques dos afiliados agora só estão valendo por 1 dia, de acordo com o cookie instalado na máquina do cliente.

Ora, todos sabemos que a decisão de compra na Internet não funciona por impulso. Esse é um artifí­cio que funciona muito bem para lojas tradicionais, na exposição do produto e dependendo da lábia do vendedor. Na Internet o consumidor faz pesquisa, compara preços, prazos e condições de pagamento, compara as marcas e features de produtos similares, para só depois escolher e efetuar a compra. O prazo anterior do programa afiliados era muito bom, pois dava 30 dias para que o cliente se decidisse, pesquisasse, escolhesse.

Pela mudança sem aviso e desconsideração dos afiliados, não duvido que a questão de indexação por mecanismos de busca também já esteja em execução, planejamento ou pelo menos consideração dentro da equipe do Submarino. Por conta disso, estou alterando meus links do Submarino e meu sistema de Loja Virtual (que reformulei para atender o novo site) para um outro programa. Aceito dicas e sugestões de vocês sobre qual programa utilizar.

Ja realizei somente 1 compra no site do Submarino, comigo foi tranquilo, e foi durante um feriado prolongado, recebi a mercadoria a tempo e normal, e também trabalho como afiliado do Submarino, já faz mais de 1 ano, então após essa fusão, mas comigo é tranquilo essa afiliação, mas em compensação desisti da afiliação da Americanas que nem o site funcionava.

Davi disse:

SUBMARINo NíƒO CUMPRE O QUE PROMETE!
comprei dia 13 de jan, um climatizador, me disseram que entregariam em no máximo dois dias, hoje é dia 20 e nada, somente emails prometendo sempre que entregarão no próximo dia, e no próximo dia…e não se pode fazer nada, pois a empresa trata isso com o maior descaso!!!

Nilson F disse:

Sempre comprei no Submarino e nunca tive problemas. Contudo, nesse final de ano resolvi comprar um refrigerador. Pesquisei, pesquisei e encontrei o melhor preço no Submarino, e lá foi eu, cliquei em comprar. Isso ocorreu no dia 30/12/2009, e prometeram a entrega no dia 05/01. No dia 05 nada. então ligo na central de atendimento me disseram que houve um problema com a transportadora e que o produto seria entregue no dia 08 e acreditem nada de entrega. Ligo novamente, e contam a mesma história problemas com a transportadora, e remarcam para o dia 11/01. No dia 11/01, adivinhem, novamente problemas com a transportadora. Transportadoram ruim essa não!!!!! E ai marcaram novamente para o dia 14/01. Vamos aguardar!!!! E agora, pasmem!!! O débito já foi feito no meu cartão de crédito. E agora, posso cancelar o pedido? Não!!! O cancelamento só pode ser feito após 3 tentativas de entrega e recusa pelo comprador. Agora, pergunto! Como posso recusar algo que eles ainda nem despacharam. Deve ser parado em alguma transportadora ou boiando no rio tietê. Submarino NEVER MORE!!!

Aproveito este espaço para compartilhar com todos um problema que enfrento neste final de 2009 com a loja Submarino.

Efetuei uma compra na loja Subarino no dia 10/12/2009. No pedido constam três livros.

Dois deles foram entregues normalmente, em 15/12/2009.

A entrega do terceiro livro, no final da tarde de 15/12, não pode ser efetuada, pois não havia ninguém em meu endereço (destinatário).

A publicação é intitulada “Respostas Radicais para Perguntas Ainda Mais Radicais: E a P – Volume II”, da Editora Vida.

Supostamente o livro foi entregue na noite de 18/12, í s 20:40. Teoricamente, eu mesmo teria recebido a remessa, conforme consta no sistema do Subarino (Direct Parcel Service).

Entretanto, eu não recebi a compra, nem mesmo nenhum morador da residência ou do prédio. Conferi individualmente com cada morador, visto que o prédio onde resido tem apenas três andares, e de fato ninguém recebeu o livro comprado e já pago.

Já fiz duas reclamações pelo atendimento on-line do Submarino, e nenhuma das duas fui atendido corretamente, As duas atendentes, Jéssica e Joice, cujos sobrenomes não recordo, nem sequer concluiram o atendimento.

Também fiz duas reclamações através do sistema de atendimento por e-mail, e nenhuma foi sequer respondida.

Considero lamentável uma loja com boa credibilidade e reputação como é o Submarino, onde eu mesmo já efetuei diversas compras anteriores, agir desta forma, ainda mais com uma compra de valor baixo – o referido livro custou R$ 22,00 (vinte e dois reais).

O livro era para presente de natal, e agora consta como í­tem indisponí­vel, sem previsão de chegada.

Deixo aqui registrada minha indignação contra este tipo de absurdo, realmente deplorável, que só arranha e denigre a imagem de uma instituição comercial até então tida como séria e respeitada, não só por mim, mas por inúmeros clientes deles de meu conví­vio pessoal e profissional.

Estou tentando falatr com o submarino afiliados a semanas mas não consigo telefone direto dos afilaidos e também não consigo tirar minhas dúvidas pela net aguardop contato

Retirei todos os anúncios.

Dan disse:

Não quero chover no molhado. O que todos falaram é a pura realidade. O Submarino usou os afiliados até chegar onde chegou. Agora só nos usa para exibir seus banners. Não há explicação para quedas de vendas de 90%…

Petter disse:

Pessoal, o jeito agora é largar de vez o Submarino e procurar outros métodos de monetização de seus projetos Web.
Provavelmente o Submarino imagina que com a grande carteira de clientes que eles possuem não precisam mais do sistema de afiliação, mas o Submarino esqueceu é que uma boa parte de vendas deles vem de projetos Web via afiliação e são compras por impulso (ou seja, o cara compra porque viu o anúncio no site que estava visitando), se eles abandonarem os sites parceiros irão ter uma boa quebra no faturamento.

Minha comissão caiu para 10% do que era. Estou retirando todos os anúncios. terei trabalho, mas não farei papel de bobo.

Que pena, já estava tomando providencias para me cadastrar nesse sistema =/

Manoel Netto disse:

Augusto,

Os links voltaram a funcionar uns 2 ou 3 dias depois da mudança. O lance do cookie é que fez as vendas despencarem.

O pior de tudo é eles estarem enrolando para pagar as comissões dos afiliados. E sem responder e-mails, o que é pior.

A parte legal ?

Os links, como eu tinha dito, não pararam de funcionar …

Agora, as vendas …
Este mês, não vendi nem 2% do que já era para ter vendido !

Já mandei e-mail para o Submarino e eles dizem que está tudo ok …
Bom, só se está tudo ok pra eles ! Porque o visitante ao clicar no link, consegue efetuar a compra do produto indicado … já a comissão …

E vocês, estão tendo algum problema ainda ?

( o pior, é que como disse, o link funciona. Vai para o produto certo, aparece na barra o endereço “novo” com o código de afiliado e tudo. Mas no relatório de vendas não aparece nada 😐 )

Petter disse:

Também já estou de saco cheio do Submarino, estou só esperando o recebimento de minha última comissão para dizer adeus em definitivo.
É um povo muito complicado e sempre tenta lesar o afiliado, e tirando que no meu caso toda vez demoro vários meses para a comissão cair na conta, toda vez algum santo lá dentro “perde” meu recibo e vou ficando para receber no próximo mês.
É muita sacanagem.

O estranho … é que os links do meu site não pararam de funcionar … e eu não fiz alteração nenhuma … vai entender …

( ao menos ainda não achei um que estivesse morto … )

Gattune! Tecnologia disse:

O boo-box resolveu o problema com rapidez. Fiz o teste nos dias após a mudança e muitos links estava quebrados, mas em seguida fora redirecionados!

ILO Navarro disse:

Mercado Livre, com a loja do Jobson chego a faturar mais do que com o adsense, e o melhor, eles me pagaram hoje, sem descomplicação, em 5 dias o dinheiro cai na minha conta, e o melhor, este mês provavelmente dará o dobro do que arrecadei no mês passado.

Fabiana disse:

Eu andava muito contente com o submarino, me rendia uma boa graninha. Este mês, nada aparece no meu relatório depois do dia 07/10. Eu investia pouco no Mercado Livre, mas depois do retorno que passei a ter com ele, penso seriamente na idéia de usá-lo no lugar do submarino em definitivo.

Durval disse:

Pelo que parece o submarino também acha que é dono de um monopólio, pois só quem monopoliza um setor pode (ou acha que pode) ditar as regras sem perguntar nada a seus consumidores. Talvez alguém devesse dizer a eles que monopólios também acabam.
Durval – http://www.hotmastersound.com.br