Seu CPF pode ser cancelado

Mensagem de e-mail tenta enganar o destinatário simulando aviso da Receita Federal de cancelamento de CPF por motivo de irregularidade em Declaração de IR 2007. O arquivo é um trojan downloader

Essa é mais uma mensagem que usa um dos argumentos mais fortes de convencimento: a ameaça. O e-mail mal feito alerta ao destinatário sobre um problema em sua declaração do imposto de renda de 2007 e força-o a clicar em um link suspeito. Dicas de identificar facilmente essas tentativas de golpe? Aqui:

  • A primeira e mais importante – e que ninguém se toca em primeira instância – é que a Receita Federal não envia e-mails sobre imposto de renda, cancelamento de CPF ou qualquer outra coisa minimamente parecida com isso. Se já é difícil o cidadão entrar em contato direto com a Receita, imagine então ser avisado de um problema em sua declaração do IR.
  • Se – e somente SE, preste bastante atenção – a RF enviasse um e-mail com tal conteúdo tão sério e completamente pessoal, no mínimo ele teria que apresentar no corpo da mensagem o seu nome e seu número de CPF, concorda? Do contrário, como você poderia saber que esse e-mail foi realmente para você?
  • Mais uma bem bacana. Você provavelmente acompanha os noticiários na TV e percebe o imenso trabalho que a Justiça tem para bloquear bens e quebrar sigilo bancário de pessoas que são sabidamente corruptas ou suspeitos potenciais de roubo, desvio de dinheiro público, etc. Agora, você acha mesmo que uma “irregularidade” em sua declaração do IR levaria ao bloqueio de contas bancárias, poupanças, blablablá com um simples “aviso” por e-mail? Por favor, isso não existe! Nem mesmo no Brasil!
  • Sobre a declaração, pense que uma irregularidade na declaração anterior deveria ser informada no momento da mesma. Validações existem para isso. E “malha fina” também. A única forma de saber se você caiu na malha fina é buscar direto na fonte (ou na Receita). E a forma de corrigir sua declaração é fazer uma Declaração Retificadora, pelo mesmo programa ou processo que usou da última vez.
  • Por fim, o último indício de golpe: o link. O tal “formulário” que deve ser baixado não está hospedado no site da Receita Federal. O nome é IRPF2007v2.0.exe e o antivirus “grita” logo: Trojan-Downloader.Win32.Agent presente. Livre-se dele!

Mensagem original “Seu CPF pode ser cancelado”

Seu CPF pode ser cancelado

Mensagem texto “Seu CPF pode ser cancelado”

De: receita@receita.fazenda.gov.br
To: Seu CPF pode ser cancelado.
Enviada em: Quarta-feira, 26 de dezembro de 2007Comunicado importante

* ATENÇÃO: ESSE E-MAIL FOI GERADO AUTOMATICAMENTE, FAVOR NÃO RESPONDÊ-LO.

Prezado(a) Sr(a) Contribuinte:

Foi verificada uma inconsistência em seus dados fornecidos no Imposto de Renda 2007. Solicitamos a gentileza de que V. Sa. efetue novamente o preenchimento do Formulário Eletrônico do IRPF 2007, através do link fornecido abaixo.

Salientamos ainda que, o não preenchimento no prazo de 48 horas, implicará no bloqueio de seu CPF e enquadramento como Pendente de Regularização, podendo bloquear todas as suas contas correntes e/ou Poupanças, como também o bloqueio de Investimentos

Solicitamos a máxima atenção a esse comunicado, pois nosso sistema é notificado quanto ao recebimento deste e-mail, estamos entrando em contato através do e-mail fornecido em sua Declaração de Imposto de Renda 2007.

Atenciosamente,

Receita Federal.

CLIQUE AQUI PARA EFETUAR O DOWNLOAD DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Mensagem enviada por e-mail em 26/12/2007

* Colaborou: Angelo Rocatto (SP)

Comentários sobre "Seu CPF pode ser cancelado"

16 comentários arquivados em “Seu CPF pode ser cancelado

  1. Rafael -

    Recebi um e-mail contendo os seguintes dados:
    “De: avisoprevio@receita.gov.br
    Mensagem: Sua declaração de Imposto de Renda foi suspensa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB conforme despacho em anexo
    DECLARACAO-0458889-55 ETC… (52 kb)
    ____________________________________________
    A Receita Federal do Brasil agradece a sua visita.
    Informações sobre política de privacidade e uso.”
    Etc. e tal…

    Fiquei gelado, mas logo depois percebi q não podia ser e-mail verídico e sim um falso e-mail com o intuito de “virar” meu pc.
    BLZ

    FLW

  2. Alessadro -

    Recebi as mesma mensagem, e também estou gelado.
    Entretanto minha declaração havia sido liberado no primeiro lote e agora após está mensagem, minha declaração não está mais liberada.
    O email é veridico??
    Por favor, respondão.

  3. Thaila Alff -

    Hoje, 26/06/08, recebi o seguinte email:

    Sua Declaração de Imposto de Renda foi suspensa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB conforme despacho em anexo

    DECLARAÇÃO-0458889-55.SCR (4kb)

    Claro, só poderia ser golpe de hackers. Ainda bem que recorri ao oráculo “google”!

    Abs,

  4. Sua Declaração de Imposto de Renda foi suspensa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB conforme despacho em anexo

    ReceitaNET-DECLARACAO.SCR (20kb)

  5. edmilson pacheco monteiro -

    Recebi em 11/07/2008 um e-mail idêntico aos demais. Percebi que era falso a partir do momento em que tentei abrir o anexo e não abril, pois o meu antvirus não permitiu.

  6. Lusinete -

    Recebi em 11/07/2008 o seguinte e-mail:

    Sua Declaração de Imposto de Renda foi suspensa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB conforme despacho em anexo
    ReceitaNET-DECLARACAO.SCR (20kb)

    No momento fiquei apavorada e tentei abrir, por sorte o antivirus não permitiu.

  7. Flávia Gomes Dias Cardoso -

    Eu fui verificar o meu e-mail e me deparei com um e-mail que dizia assim:

    “De: avisoprevio@receita.gov.br
    Mensagem: Sua declaração de Imposto de Renda foi suspensa pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB conforme despacho em anexo
    DECLARACAO-0458889-55 ETC… (20 kb)

    Na hora em que li fiquei perplexa e pensei em muitas coisas que isso me prejudicaria…
    Então lembrei de algumas reportagens mostradas por telejornais e vi que era falso.
    O melhor que temos que fazer quando recebemos mensagens estranhas é não entrar em pânico e pensar com calma.

  8. Ludmylla -

    Recebii esse email falando q meu CPF vaii ser cancelado !
    naoo ue,tem pouco tempo q fiz,paguei por ele,nao podem cancela-lo,vao cancelar?
    esse e-mail,e verdadeiro ou nao?
    me respondam por favor.

    valeuuu !

  9. EWERTON -

    Recebi o e-mail e não acreditei que o mesmo fosse verdadeiro,mas mesmo assim terei que rever c/ RF se estou limpo na casa,prevenir é sempre bom.

  10. huga hwoun -

    memis isid p psd j[dai jjg fu ui ifusdoiij ijoijoasd iooijdcji ijsodj oajdopjf’i fijdf.

  11. Valeu cara,quase morri quando li”seu cpf foi cancelado”

  12. wênia Adriana FERnandes Farias -

    quero cancelar meu CPF o que é que eu faço

  13. Roberta -

    Recebi um e-mail, com esse conteúdo. Isso significa um golpe? Não fiz o donwload, fiquei desconfiada.O que devo fazer? Brasília, quinta-feira, 11 de junho de 2009 09:17:17
    Informamos que seu CPF se encontra pendente de regularização.

    O motivo da pendência foi uma irregularidade em seu Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a qual motivou a suspenção do mesmo, e também de seu título eleitoral. O erro foi apurado no dia 5 de Maio de 2009, na apuração do IRPF2009.

    Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências à tomar, execute o verificador da receita preenchendo as informações pedidas quando necessário.

    Após clicar no link, será exibida uma janela, onde a opção “Executar” deve ser clicada, de acordo com a figura abaixo:

    Download do Programa IRPF2009win32v1.0.zip

  14. flor de araujo -

    meu irmao faleceu ,quero dar baixa no cpf dele ,como eu faço? obrigado

  15. stefany monteiro de andrade -

    como eu faço para saber se meu cpf é falso?

  16. Boa tarde… Fui fazer um financiamento e não pude por motivo que fizeram 05 cpf com o meu nome… Como devo proceder???????