Qual o seu perfil de usuário?

Quem cuida de um site tem ferramentas de análise de tráfego, navegação, chegadas e saí­das, sites referenciadores, etc. Com tanta traquitana, dá para montar perfis de pessoas que visitam um site, coisa que provavelmente, repetem em todos os sites que visitam. É o chamado padrão de navegação. Usuário Fiel Sempre acessa os mesmos sites, faz […]

Para-quedistaQuem cuida de um site tem ferramentas de análise de tráfego, navegação, chegadas e saí­das, sites referenciadores, etc. Com tanta traquitana, dá para montar perfis de pessoas que visitam um site, coisa que provavelmente, repetem em todos os sites que visitam. É o chamado padrão de navegação.

Usuário Fiel

Sempre acessa os mesmos sites, faz buscas sobre assuntos de seu interesse, procura visitar as categorias, comenta, dá sugestões, procura bugs, etc. É praticamente um co-autor de tão fã. E não satisfeito com a pouca ajuda que dá, ainda acessa em 3 navegadores diferentes, enviando por e-mail screenshots com os erros percebidos.

Leitor Cativo

É assinante dos feeds, consome o seu conteúdo sempre que atualizado e algumas vezes comenta, quando é algo de seu interesse. A depender do perfil do leitor, os comentários são sempre positivos ou sempre questionadores. É raro um caso de um leitor que por vezes concorda e por vezes discorda de você.

Usuário Ocasional

Acessa de vez em quando alguns sites em uma lista seleta para ver se tem novidades. Nem pensa em assinar feeds, pois dá muito trabalho marcar como lidos diariamente. Normalmente tem determinado site como referência, acessando sempre que quer pesquisar sobre um assunto e quer ver se você já falou sobre aquilo. O mesmo que enciclopédia, na maior parte do tempo só enfeita a estante.

Visitante Ocasional

Só acessa seu site quando vem do Google. As vezes usa o próprio Google para buscar em seu site pelo conteúdo que precisa. De tanto que já acessou por pesquisas, já se acostumou em vê-lo nas listagens e dá preferência em buscas. Você é considerado, tá vendo?

Para-Quedista

Está sempre caindo em seu site de para-quedas. Vem direto do Google buscando por coisas mais absurdas e não lembra ao menos do nome do seu site. Entra e sai numa mesma página e, com sorte, sai por um link afiliado ou do AdSense. í€s vezes, ao não encontrar o que procura, escreve (mal) um comentário mal criado ou te xinga mesmo, na cara.

Qual o seu perfil de navegação?


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!

[tags]Blogando24h, Para-Quedista, Google, Fidelidade, Usuário[/tags]

Joel Cipriano disse:

Sou o leitor do tipo cativo. Assino os feeds de todos os blogs e sites que gosto e só marco como lido algum post ou artigo no meu Google Reader depois de ler tudinho.

SShaDD disse:

Huuhu
Sou leitor cativo daqui. Assinante de feeds

Matt disse:

Acho que nenhum paraquedista vai te responder, pq se for mesmo um paraquedista, não vai ler nada, e se ler não vai chegar no último parágrafo! hahahaha

😉

Diego Xavier disse:

Sou um Leitor Cativo. Assinei seu feed e hoje estou comentando aqui, legal né?

Acho que me identifico mais com o leitor cativo.