Portas de conexão de seu computador

Desde que o microcomputador deixou de ser uma peça única que unia monitor, teclado e cpu, diversos padrões de conectores foram criados para a utilização de equipamentos chamados periféricos (monitor, teclado, mouse, impressora, scanner, etc). Alguns dos padrões estão presentes na grande maioria dos computadores, outros são mais especí­ficos. Abaixo alguns dos tipos de conectores […]

Desde que o microcomputador deixou de ser uma peça única que unia monitor, teclado e cpu, diversos padrões de conectores foram criados para a utilização de equipamentos chamados periféricos (monitor, teclado, mouse, impressora, scanner, etc). Alguns dos padrões estão presentes na grande maioria dos computadores, outros são mais especí­ficos. Abaixo alguns dos tipos de conectores mais conhecidos e uma breve explicação dos mesmos.

PS/2 – Personal System/2

Porta PS2O padrão PS/2 foi um sistema de computador pessoal criado em 1987 pela IBM que rodava o sistema operacional OS/2. Em pouco tempo ele foi superado pelo PC (Personal Computer), mas algumas de suas interfaces acabaram sendo herdadas e são utilizadas até hoje por serem mais rápidas e menores. O conector padrão PS/2 é uma dessas interfaces. Ele é utilizado basicamente para conexões com teclado e mouse na grande maioria das placas-mãe disponí­veis no mercado.

Porta Serial – RS-232

Porta SerialPorta de comunicação serial, antigamente muito utilizada em mouses e modens externos, mas hoje pouco utilizada. Ainda presente nas placas-mãe por questão de compatibilidade com hardwares legados e soluções fiscais, além de algumas interfaces de rede (roteadores, switchs). O nome “serial” é justificado pelo método de transferência de dados, em série (fila), um bit por vez.

Porta Paralela

Porta paralelaCriada em conjunto com o PC com a principal finalidade de conectá-lo a uma impressora, a porta paralela acabou se tornando uma interface muito utilizada em outros periféricos como drivers externos ou equipamentos de rede, dada a sua velocidade e forma de comunicação superiores í s da porta serial. Isso se deve ao fato de se transferir simultaneamente vários bits por diversos canais, possibilitando inclusive, uma conexão direta entre dois computadores (rede ponto a ponto).

USB – Universal Serial Bus

Porta USBO conceito do USB quando surgiu foi uma revolução. Primeiro porque foi construí­do nas bases do Plug and Play – ao conectar um dispositivo através do USB, o computador deveria reconhecê-lo automaticamente, suas caracterí­sticas, necessidades de alimentação elétrica, classe e instalá-lo caso não já estivesse presente no sistema. Segundo porque permitia a conexão em forma de árvore, de até 127 equipamentos numa mesma porta, cada um podendo servir de hub a outros. Essa mecânica foi herdada e adaptada da rede ethernet. O padrão USB hoje é largamente utilizado em diversos tipos de equipamentos, desde mouses e pendrives a scanners e impressoras.

FireWire – iLink / HPSB / IEEE 1394

Porta FireWireO FireWire, também conhecido como High Performance Serial Bus, é uma interface serial muito utilizada em equipamentos de audio e video (mas também em drivers externos, players, etc). Criado pela Apple nos anos 90, a interface foi muito utilizada em seus computador, reconhecidamente melhores para edição profissional multimí­dia, por ter uma taxa de transferência superior em 30 vezes o USB. Porém, com a versão 2.0 do padrão USB, cujas taxas são maiores que o FireWire, seu uso se restringiu ainda mais, pois equipamentos que o utilizavam começaram a optar pelo USB2.0.

Ethernet (RJ-45) e Modem (RJ-11)

Portas ethernet e modemAs portas ethernet e de modem são muito parecidas e tem propósitos também semelhantes. A porta ethernet, padrão de conexão RJ-45, conecta o computador a uma rede, seja ela uma rede de escritório ou doméstica, ou a Internet através de um dispositivo de banda larga. A porta do modem, padrão RJ-11, também conhecida como “tomada americana”, conecta o computador a uma rede telefônica e pode ser usada para acesso discado í  Internet ou rede externa, ou enviar e receber faxes.

Aprofunde-se no assunto

  • [BP=38982]Hardware PC. Treinamento e manual completo[/BP]
  • [BP=38349]Hardware. Gabriel Torres[/BP]
  • [BP=66529]Hardware. Curso Completo[/BP]
gabriel disse:

é mini usb!

TIGOS disse:

A não ser que eu esteja com a visão meio embaçada, aquela imagem ali da conexão USB não é USB e sim HDMI.

T+

Manoel Netto disse:

Opa! Obrigado pelo apoio, Bruno.

Cansado eu estou, mas não com sono. Já passei por situações onde não podia dormir e sei que estou no limiar do momento em que o sono não incomoda mais. Quando o sol nascer, por exemplo, não vou mais conseguir dormir nem que queira. ;-)

Abraço

Bruno Aguiar disse:

Como você se sente? Cansado? Vê se não dorme em cima do computador ein. Estou apostando em você.