Phishing Scam

Uma das facetas da Engenharia Social é simular uma interação real ao máximo, para poder enganar a possível vítima. Da corruptela do termo em inglês fishing, que significa “pescaria”, o golpe geralmente oferece uma “isca” para disfarçar, distrair a atenção da vítima que, quando percebe, já foi fisgada. Existem diversos tipos de phishing scam, mas […]

Uma das facetas da Engenharia Social é simular uma interação real ao máximo, para poder enganar a possível vítima. Da corruptela do termo em inglês fishing, que significa “pescaria”, o golpe geralmente oferece uma “isca” para disfarçar, distrair a atenção da vítima que, quando percebe, já foi fisgada.

Existem diversos tipos de phishing scam, mas os mais conhecidos atualmente são os que simulam e-mails de banco e solicitam o download de algum dispositivo de “segurança” ou recadastramento de senhas, os golpes por SMS que oferecem “prêmios” por concursos inexistentes, foto-torpedo falso, as “fotos daquela festa” ou o “cartão virtual enviado por um admirador” e mais alguns outros.

Normalmente um phishing, principalmente os que são enviados por e-mail, escondem por trás o download de um malware, possivelmente um trojan horse.

Comentários sobre "Phishing Scam"