Pendencias Financeiras no SPC

Um clássico do mundo das balelas é o email que informa que seu nome foi ou será inscrito no SPC ou na Serasa. E os incautos continuam caindo nessa conversa fiada

Um clássico do mundo das balelas é o email que informa que seu nome foi ou será inscrito no SPC ou na Serasa. Só aqui no Balela dois textos a respeito. E os incautos continuam caindo nessa conversa fiada. Não é à toa que o golpe se repete.

Veja esse suposto email informando “pendencias financeiras” (sic) e perceba como ele é mais falso que uma nota de 3 reais:

  • O remetente usa o domínio spc.com.br, mas o endereço do Sistema de Proteção ao Crédito é .org.br.
  • Os erros de português já começam no campo “Assunto”. No geral, até que o texto não é tão mal escrito, mas dá para pegar um deslize ou outro.
  • O comunicado não identifica o destinatário. Não traz o seu nome, não se decide se o problema é no CPF ou no CNPJ, não informa o número de um ou de outro. Essa abstração é típica de emails maliciosos.
  • O email tenta por todas as formas convencer o cidadão a baixar o arquivo que infectará o computador. Afirma que o relatório da dívida está criptografado “devido à quantidade de fraudes ocorridas por meio da Internet”. Papo furado! Toda essa conversa é para que você pense “pôxa, dessa vez é sério” – não é!
  • O SPC não envia emails! Repita isso como um mantra: o SPC não envia emails! Se você estiver devendo, antes que seu nome seja inscrito no Sistema de Proteção ao Crédito, você receberá uma notificação pelo correio. Nenhum relatório será enviado por email. Jamais, em tempo algum, nunquinha.
  • O link para download do tal programa aponta para um site alemão (www.chiemgau-lacrosse.de). Por que diabos o SPC usaria um site alemão para hospedar um arquivo?
  • A cereja do bolo está no final: “Atenção, não existem maneiras alternativas de remover o seu CPF/CNPJ. Desconsidere qualquer e-mail desconhecido oferencendo programas com tal poder, pois o mesmo poderá infectar seu computador com vírus“. Nisso o pilantra está certo. Só se esqueceu de dizer que programas obscuros para a leitura de relatórios misteriosos também infectam computadores.
  • Notou que não há nenhuma informação para contato? Não é mencionado nenhum endereço físico, nenhum telefone, sem sequer o endereço para o site do SPC (que, aliás, já avisa na página inicial que não envia informações por email).

Mensagem original “Pendencias Financeiras no SPC”

Pendencias financeiras no SPC

Mensagem texto “Pendencias Financeiras no SPC”

From: Serviço de Proteção ao Crédito <spc@spc.com.br >
Date: Jan 5, 2008 3:12 AM
Subject: Pendencias Financeiras

Notificação

Comunicamos que seu (CPF/CNPJ) consta em nossos cadastros por motivo de pendências financeiras, com a instituição abaixo relacionada.

MercadoLivre Executivo Central de Cobranças Ebay Network
Total de Pendências: R$ 354,54
a) Natureza: Compras online
b) Data da compra: 15/04/2007
c) Local de entrega: Curitiba-PR
d) Tipo de produto: Placa mãe ASUS P4C800

Para informações detalhadas de compra tais como: Número do cartão utlizado, Endereço de entrega, Nome completo, CPF, RG ; Favor visualizar Relatório

Devido à quantidade de fraudes ocorridas por meio da Internet, o arquivo de relatórios está criptografado para evitar a exposição de dados pessoais e só será visualizado com o programa RELAT-SPC que pode ser baixado de nossos servidores com sua senha de acesso e o código do documento listados abaixo ou se preferir, o relatório será enviado ao seu endereço residencial através do serviço de Correios em 30 dias.

Nº DO DOCUMENTO: 0001241414.05
SENHA PESSOAL: RLT0145874

Opções
RELAT-SPC Visualizador de Relatórios padrão SPC 368 kb
Baixar

Atenção, não existem maneiras alternativas de remover o seu CPF/CNPJ.
Desconsidere qualquer e-mail desconhecido oferencendo programas com tal poder, pois o mesmo poderá infectar seu computador com vírus.

Se você efetuou a regularização, favor desconsiderar.
Michael Rocha Akiyoshi
Diretor Financeiro-BR

Mensagem recebida por email em 5 de janeiro de 2008.

* Colaborou: Rafael Silva.

daiane disse:

nossa!
quase cai nessa .
ja estava preocupada !

aff…
essas pessoas nao tem oq fazer nao é!!

Manoel Netto disse:

Katiane,

Não puxe nenhum papel em LAN house. Vá no SPC e no SERASA e verifique sua situação lá mesmo. Lá eles te informarão, caso você possua pendências mesmo, como você deve proceder para quitar.

Boa sorte.

katiane disse:

tambem estou com o mesmo problema,puxei um papel na lan de uma empresa,chamada checksinco,e neste papel conta que tenho tres pendenciase entre elas, a tal telef fx alguem conhece esta empresa?como faço para pagar.

luciana disse:

acabei de receber um e_mail quase indentico ao apresentado.

marcio ricardo disse:

Bom dia
Realmente esses e-mails recebo todas as semanas, este do celular recebi a uns dois dias, simplismente deleto todos, a maioria dos e-mails falso que recebo é: instalar os programas para que: o ministério do trabalho adverte que foste notificado e…. se voce não atualizar seu pc elenão funcionará…sempre vem com programas para ser instalado. Tudo e-maisl de golpe mesmo, esse ultimo foi do celular, e nunca comprei nada até hoje via internet, e nem tenho cartão de crédito.. deletei automaticamente, do demais é só não se apavorá e não abri nenhum deles. Uma dica é fazer o que fiz hoje, vi que era e-mail falso usando nome da firma que eles usam e digitei o nome e no qual estou agora enviando este e-mail. Um bom domingo a todos.

Victor Cesar disse:

Fora os detalhes básicos…
1 – O nome do mercado livre nem é esse.
2 – Esse modelo de placa mãe da Asus nem existe.
Além disso, o nome de quem assina, é pura invenção…
Uma pesquisada básica no google resolve tudo…

Adriana disse:

# Céus! Não sei o que é pior! Ver o povo caindo nessa ladainha do SPC/SERASA ou ler alguns comentários que as postagens desse blog recebem. Só podem ser brincadeira, não tem lógica! O_O