O Brasil empata o progresso

“O Brasil é o paí­s do futuro!” Eu não sei quem disse a frase acima pela primeira vez, mas acertou. Infelizmente estamos sempre um passo atrás dos outros paí­ses, pelo menos quando se trata de tecnologia e Internet. Fica sempre a impressão de que somos o paí­s do futuro, mas nunca chegamos lá. Acompanhe: Há […]

“O Brasil é o paí­s do futuro!”

Eu não sei quem disse a frase acima pela primeira vez, mas acertou. Infelizmente estamos sempre um passo atrás dos outros paí­ses, pelo menos quando se trata de tecnologia e Internet. Fica sempre a impressão de que somos o paí­s do futuro, mas nunca chegamos lá. Acompanhe:

  • Há cerca de um mês, tivemos o escândalo da Daniela Cicarelli que conseguiu barrar o YouTube no Brasil depois de ter seu ví­deo transando numa praia espanhola divulgado por lá (e em milhares de outros endereços na rede, mas ela só processou o YouTube);
  • Depois disso, muito mais recente, tivemos o caso do Rubinho Barrichello que conseguiu – mais uma vez através da “justiça” de São Paulo – fechar as comunidades do Orkut que falavam mal dele (as que falavam bem ele deixou, claro). O engraçado é que ele nunca mandou tirar o Casseta e Planeta do ar, que sacaneiam ele o tempo todo;
  • Agora o Cardoso nos informou que o Google está temporariamente impedido de enviar os cheques de pagamento aos participantes do programa AdSense (este site por exemplo), por conta de complicações na aduana – de responsabilidade da Receita Federal.

É de dar pena e revolta, que esse paí­s ainda possua tanta bur(r)ocracia a ponto de barrar o pagamento legí­timo e legal de um programa como o AdSense, que é declarado ao ser descontado, ficando uma (grande) parte do valor retido no banco para taxas administrativas e impostos. Pena porque é um tiro no próprio pé, impedindo a geração de receita e entrada de dólares no paí­s. Revolta porque vemos diariamente os nossos nobres governantes nomeando assessores por um mês (de recesso), aumentando os próprios salários, enviando dinheiro para fora do paí­s sem declaração ou punição, além de _________________ (preencha aqui ao seu gosto).

Infelizmente a tecnologia – entre outras coisas – no paí­s continua atrasada e atrasando principalmente por conta de coisas velhas como nossas leis e de gente velhaca como nossos governantes. Mas nós podemos fazer algo. Divulgar, protestar, informar, democratizar a informação.

Foi por nossa causa que o YouTube foi novamente liberado. Você duvida?

Manoel Netto disse:

Gob,

Não entendi sua posição quanto a Barrichello. É contra a atitude dele, mas achou bom (‘já estava na hora’)?

Eu também acho uma perda de tempo completa criar/participar de comunidades do tipo “eu odeio” (sindrome de Smurf Ranzinza), mas sou totalmente contra a censura. As pessoas têm o direito de perder seu tempo com essas comunidades. Vale deixar claro que devemos utilizar o bom senso. Fazer gozação e expressar sua opinião é saudável, mas ofensa não cabe.

O Casseta e Planeta que o diga.

Abraço e valeu a visita

gob disse:

Com certeza… Os fatos dos últimos dias foram lastimáveis.
Alguns outros paí­ses também têm problemas com a censura de conteúdo pela intenet.
Basta citar como principal exemplo, a “ditadura” chinesa.
Ou então, os governantes da índia, que discutiram a proibição e processo ao Google Earth por facilitar o planejamento de ataques terroristas.
Quanto ao Orkut, a ação do Rubinho foi RIDíCULA. Mas, também já estava na hora. Torço para que sejam tiradas todas as comunidades “EU ODEIO” e as que possam ofender alguém. Odiar é coisa de desocupado e, se sobrarem apenas fóruns decentes (ao invés de comunidades engraçadinhas), a rede voltaria ao seu propósito inicial, de participar, com um único usuário, de diversas listas de discussões.

Um grande abraço, e parabéns pelo blog.

galo disse:

É… isso tudo porque as leis nos EUA são muito menor brandas em relação í  exibição sem “autorização” de ví­deos e da criação de comunidades. Aqui é tudo muito atravancado mesmo. E agora isso tá virando moda!

O paí­s de futuro…

abraço,

galo
http://www.casadogalo.com