Motorola Dext com MotoBlur – Hands On

Nessa sexta-feira (anteontem) fui convidado pela Motorola para o lançamento do seu mais novo celular com Android lançado no Brasil, o Motorola Dext com MotoBlur (uma aplicação que o torna integrado com redes sociais). Todos os convidados – pelas minhas contas, umas 100 pessoas – levaram de presente um aparelho. Eu fui um dos sortudos […]

Nessa sexta-feira (anteontem) fui convidado pela Motorola para o lançamento do seu mais novo celular com Android lançado no Brasil, o Motorola Dext com MotoBlur (uma aplicação que o torna integrado com redes sociais). Todos os convidados – pelas minhas contas, umas 100 pessoas – levaram de presente um aparelho. Eu fui um dos sortudos e aproveito esse momento para compartilhar com vocês as primeiras impressões que tive do Dext.

MotoDext : A caixa e seu conteúdo

O Dext vem numa caixinha de papelão rí­gido, similar í  embalagem do iPhone. Ao abrir a caixa damos de cara com o aparelho, não muito bem protegido – faltou algo na frente dele, para evitar impactos. Quem comprar com entrega pelos Correios pode ter alguma surpresa desagradável. Removendo o celular e seu aviso de carga da bateria, temos:

  • Cabo de dados e recarga padrão USB / Micro USB
  • Fonte de alimentação, para recarga de bateria, já no novo padrão de tomadas brasileiro
  • Fone de ouvidos com microfone para chamadas
  • Micro SD Card 2 GB SanDisk

Senti falta de (não sei se vem na versão “comercial”):

  • Manuais
  • CD de drivers e softwares
  • Pano para limpeza da tela touch

O Dext por fora

O Motorola Dext é um bonito smartphone. Tamanho e peso próximos ao do iPhone (embora a espessura dele seja muito maior), tela touchscreen grande, botões de acesso rápido í  câmera, volume, desktop e um bem prático para um touch: abrir o teclado para discagem. A desvantagem aqui é que a tela não é lá muito precisa e í s vezes dá birra.

A abertura para o fone é discreta, similar ao do iPhone e a do microfone é praticamente invisí­vel, abaixo do painel principal. Discreto, bonito e elegante.

Para digitar confortavelmente, é necessário revelar o teclado qwerty completo que o aparelho possui, em slide. Isso transforma o celular em algo nada discreto, digamos um micro-netbook. Sei, é birra minha com o formato, não me acostumei com isso ainda.

O verso do celular exibe uma pequena câmera de 5 MP, sem flash, no cantinho. O restante do fundo é preenchido com uma textura de trama, bem bonito.

O sistema do Moto Dext

Embora tenha vindo personalizado pela Claro, o aparelho veio desbloqueado. Ainda bem, assim pude testar com meu chip da Vivo. Ao ligar pela primeira vez, precisei configurar uma Conta MotoBlur, para usar as funcionalidades desse sistema, que interliga diversas redes sociais e serviços de Internet.

O desktop do Dext é composto por “decks” como no iPhone, assim é possí­vel adicionar diversos widgets e atalhos, separando-os nos 5 decks disponí­veis. Por padrão, o MotoBlur vem com Mensagens, Twitter, Atualizações dos amigos, Previsão do tempo, um player e uma caixa de busca da Yahoo!??! (o Android é da Google), mas você pode adicionar facilmente outros, bastando segurar o toque na tela de um deck.

Para instalar novos aplicativos do Android, basta acessar o Android Market, no menu de aplicativos. Ainda estou brincando com eles, mas em breve terei reviews de aplicativos no App Review.

A vantagem do Android é que, como o sistema é aberto, você pode criar seus próprios aplicativos ou instalar de terceiros, sem a necessidade da aprovação do fabricante, como é o caso do iPhone e suas rí­gidas regras de aplicações.

Review com mais detalhes em breve.

Confira as fotos do unboxing completo no Flickr.

* Agradecimento especial ao Vinicius da Frog, pelo convite. Abraço.

fly disse:

Pense muito bem antes de compra um motorola dext ou outro motoblur pois certos bugs jamais seram corrigidos como e O caso da bateria o gps q. Em alguns modelos nao conseguer localizar sua posicao atual mesmo no google maps. Se compra um android da claro ….apos debloqueio ele nao consiguira estabelece conexao de dados /apenas com A. Operadora de origem………..cinseramente estou decepicionado com A motorola o android e bem interressante porem tem variaaaaaaaaaaaaaas falhas no software.

Raí­ disse:

Meu motoblur nao consegue se conectar ao wi-fi, sempre da erro na hora de obter o endereço de ip.

Paula disse:

Oi o meu caso é o mesmo do Jose Henrique , não consigo receber nem madar algo no bluetooth.
O notebook nao reconhece o celular e ninguem consegue me ”achar” atravez do bluetooth do celular.
Se puder ajudar , agradeço. 🙂

Jose Henrique disse:

Olá amigo…
Estou tendo problemas para conectar o Dext via bluetooth…ele pede “object push profile bluetooth” e nao sei oq fazer. Ja instalei no celular mas ele nao reconhece o notebook e o notebook nao reconhece o celular.
Preciso de ajuda…

Desde já obrigado.

Henrique

Juliano Marcelino disse:

Olá a todoas, gostaria de saber como faço para intalar o Media Link e como posso usa-lo.
Att.
Juliano Marcelino

Madruga disse:

Entao mais eu so meio leigo no assunto queria sabe c tipo
com eli conectado 24 horas nas redes sociais gasta creédio ou alguma koiza assim para eli estar conectado ?

Fabio Franco disse:

Não tive boa impressão até agora, pois algumas aplicações deixam muito a desejar. No caso do GPS, mesmo com o software Ndrive você perde o sinal toda a hora e não consegue se localizar. No caso do Google Maps você se localiza mas se tentar usar no carro ele apaga devido a proteção de tela. Porém, o que mais me deixou chateado foi a bateria, que mesmo desligando tudo, não dura nada. Você carrega a noite toda e no fim do dia já era. E nem adianta tentar carregar com o cabo USB na entrada USB do computador/notebook que não carrega desligado, somente ligado. Assim não carrega nunca. Tem de desligar e carregar. Bom para quem gosta de ficar ligado em Orkut, Facebook, Twitter, não usa e-mail para trabalhar, nem GPS para se localizar. E claro, anda com uma tomada junto, pois sem isto se você usar os serviços de sincronização ativa fica sem bateria rapidinho. Ficou a impressão que a Motorola quis imitar o Iphone e não levou em consideração certos aspectos do projeto como bateria e consumo. Tenho um E71 da Nokia e mesmo usando o GPS, bluetooth ligado direto e push e-mail a cada 15 minutos não tinha os problemas de bateria que este celular tem. Pense bem antes de gastar com este produto. O meu vai para assistência técnica

Rafael Mota disse:

Fabio,

Vamos a suas reclamações pois foram as mesmas que tive com um cliente. Tem como fazer a bateria durar mais sim, porem tem que atualizar a versão do android para 1.5 a versão que vem com a Claro como bateria mesmo, pois está desatualizada. Problemas de atualizar a versão o português vai para vinagre. Quando se atualiza a versão ele carrega desligado também.

O problema todo se resume a configuração brasileira que foi feita, se vc implanta algo de fora os problemas praticamente se resolvem ou melhoram.

Larisse disse:

@Rafael Mota,

gostaria que vc me passasse como utilizar o Motoblur como 3G. Tenho um Quench e gostaria de usá-lo. Vc mencinou de baixar a versão 1.5 do Android…poderia me dizer mais sobre isto tbm? Aguardo contato e desde ja agradeço
Larisse Gonzaga

Andre disse:

Pessoal

O DEXT nao funciona como modem 3G, informaçãopassada pela Motorola.Ate agora nao consegui trazer os contatos do PC para o telefone, pois o Motoblur da erro. Estou baixando o Media link, mas pelo que entendi eh so para entretenimento, pois tb nao sincroniza tarefas, contatos e agenda.

Alguem sabe de algo que faca isto?

Rafael Mota disse:

Tem como usar como modem 3g sim porem tem que atualizar o android.

Rafael de Souza Mota disse:

Agora fica uma dúvida o motoblur é legal pois sincroniza tudo na conta on-line, mas e se eu quiser fazer essa sincronia no computador como fazer ?

Realmente a motorola acertou em chei..

A android market sim está acessí­vel para o brasil mas nao podemos fazer compras na versão 1.5 do Android então resta esperar.

Tbm fiz uma review do aparelho se quiserem ver :

http://www.zoomdigital.org/2009/12/review-conheca-o-motorola-dext-por-completo/

Será que o Android passa o iPhone OS ?? Acho que sim ainda mais se a google lançar seu proprio celular fí­sico.

Lucho disse:

Bonitão, hein? O aparelho.

De vez em quando a Motorola acerta a mão.

E aqui uma pergunta: A Android Market está acessí­vel para os consumidores brasileiros?

War disse:

Achei esse smartphone muito bonito e gostei dos detalhes que você deu sobre o funcionamento, dá para fazer um bom comparativo na hora de escolher para comprar.

Manoel Netto disse:

Alexandre,
Obrigado pelo comentário. Ainda vai sair um segundo texto, com um review mais completo do aparelho e do sistema Android, tá? Aguarde.
Abraço