Internet,  Negócios

Mercado Livre com defeito @baleiou

Há cerca de 3 dias, o site do Mercado Livre vem enfrentando problemas graves. Maior site de leilões do Brasil (quiçá da América Latina), o ML recebe muitos milhares de acessos diariamente, além de possuir uma imensa massa de afiliados, que ganham dinheiro divulgando os produtos em seus sites e blogs em troca de comissão na venda e no cadastro de novos usuários.

Com os problemas, vendedores, compradores e afiliados entraram em parafuso. Já existem comunidades no Orkut sobre o assunto, posts em blogs, gozações em sites concorrentes e não demora nada para existirem reclamações no Procon e outros órgãos competentes. Crise? Problemas técnicos? @baleiou?

Segundo informação do Mercado Livre

Não dá pra saber exatamente, pois clicando nesse botão do aviso acima, fui redirecionado para o aviso que aparece em todas as páginas relevantes para um site de leilões: produtos, categorias, login, cadastro, etc. Apenas algumas páginas estáticas e inúteis continuam funcionando. O aviso abaixo.

* O negócio tá tão detonado que nem os acentos estão funcionando

Tudo está quebrado, até mesmo os SmartAds, utilizados por afiliados para exibir publicidade automática dentro de seus sites. Acessei o Baixaki, que é afiliado do ML e vi no lugar da propaganda um logotipo do ML somente, sem nenhuma explicação. Aparece assim em todos os afiliados:

Há suspeitas de fraude, falência e todo o tipo de especulação possí­vel

Veja nesse tópico de uma comunidade do Orkut que trata do assunto, o quão confusas são as informações conseguidas por um jornalista através de uma “fonte” não citada:

Entenda o que esta acontecendo com o Mercado Livre

Já está publicado em várias colunas sobre economia e todo dia sai mais um alerta. Entre as empresas, com ações na NASDAQ, umas das mais afetadas foi o “MELI” (sigla do Mercado libre na Bolsa NASDAQ). Para que se tenha uma idéia do problema que os usuários com dinheiro retido no “chamado” Mercado Pago, eles estão com sérios problemas de liquidez, ou seja, falta de dinheiro “cash” para honrar compromissos já assumidos antes da crise (com de outras plataformas, encargos, folha de pessoal e causas judiciais perdidas transitadas e julgadas, além de acordos judiciais trabalhistas). Você duvida? Então acesse o site do TRT paulista (http://www.trt02.gov.br) e digite um dos processos: 02041200704502005 (os dados são de domí­nio público, portanto não há dolo). São mais de 20 processos trabalhistas e mais de 1.300 processos cí­veis (é só procurar). Eu que não sou “expert”, entro nos TJ dos estados e, até agora, não houve um só em que ao digitar a palavra “MERCADO LIVRE” como RECLAMADA ou PARTE não apareça pelo menos um processo.

A situação está tão feia que não se sabe ao certo se o ML vai mesmo voltar. Problemas de segurança já foram relatados, quando usuários conseguiam acesso aos dados de outros vendedores. Agora diz-se que o ML fez uma mega manutenção de servidores e acabou “perdendo” 2 dias de transações por conta de um backup corrompido. Compras, vendas, dinheiro de gente do Mercado Pago, perdidos entre os banco de dados detonados. Será que é verdade? O pior é que não há uma declaração oficial pública sobre o ocorrido e as especulações correm soltas.

Uma chance para os concorrentes

Como vemos no gráfico abaixo, o tráfego do ML está caindo, embora ainda seja enorme (o que me leva a desacreditar na veracidade do Alexa novamente, afinal não tá funcionando nada, como pode ter tanto PageView ainda?), isso dá chance para outros sites de leilão se destacarem, se souberem aproveitar a deixa.

O concorrente mais óbvio que se beneficia com o pau no ML é o TodaOferta, do UOL, que vem correndo por fora tentando conseguir seu lugar nesse mercado de leilões. Já no Orkut começam a aparecer manifestações de usuários sobre a migração de seus produtos para este site e ontem foi publicado no blog do TodaOferta, uma avaliação oficial de um sistema de publicação em massa feito pela própria comunidade de usuários e rendeu até uma citação na Info.

Já para os programas afiliados, quem usa boo-box pode trocar de loja mais ou menos rápido, já quem usa os XML do MercadoLivre direto ou as lojas do Jobson, vai precisar de um bom trabalho para substituir. Eu que já estava avaliando ir para o ML em substituição ao Submarino, desisti. Vou continuar por enquanto e pesquisar mais opções.

E você, teve algum problema sério por conta desse defeito do ML? Tem sugestões de bons programas de afiliados (jabá liberado, afinal, eu to pedindo indicações)? Envie aqui nos comentários.

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments