Mercado Livre com defeito @baleiou

Há cerca de 3 dias, o site do Mercado Livre vem enfrentando problemas graves. Maior site de leilões do Brasil (quiçá da América Latina), o ML recebe muitos milhares de acessos diariamente, além de possuir uma imensa massa de afiliados, que ganham dinheiro divulgando os produtos em seus sites e blogs em troca de comissão […]

Há cerca de 3 dias, o site do Mercado Livre vem enfrentando problemas graves. Maior site de leilões do Brasil (quiçá da América Latina), o ML recebe muitos milhares de acessos diariamente, além de possuir uma imensa massa de afiliados, que ganham dinheiro divulgando os produtos em seus sites e blogs em troca de comissão na venda e no cadastro de novos usuários.

Com os problemas, vendedores, compradores e afiliados entraram em parafuso. Já existem comunidades no Orkut sobre o assunto, posts em blogs, gozações em sites concorrentes e não demora nada para existirem reclamações no Procon e outros órgãos competentes. Crise? Problemas técnicos? @baleiou?

Segundo informação do Mercado Livre

Não dá pra saber exatamente, pois clicando nesse botão do aviso acima, fui redirecionado para o aviso que aparece em todas as páginas relevantes para um site de leilões: produtos, categorias, login, cadastro, etc. Apenas algumas páginas estáticas e inúteis continuam funcionando. O aviso abaixo.

* O negócio tá tão detonado que nem os acentos estão funcionando

Tudo está quebrado, até mesmo os SmartAds, utilizados por afiliados para exibir publicidade automática dentro de seus sites. Acessei o Baixaki, que é afiliado do ML e vi no lugar da propaganda um logotipo do ML somente, sem nenhuma explicação. Aparece assim em todos os afiliados:

Há suspeitas de fraude, falência e todo o tipo de especulação possí­vel

Veja nesse tópico de uma comunidade do Orkut que trata do assunto, o quão confusas são as informações conseguidas por um jornalista através de uma “fonte” não citada:

Entenda o que esta acontecendo com o Mercado Livre

Já está publicado em várias colunas sobre economia e todo dia sai mais um alerta. Entre as empresas, com ações na NASDAQ, umas das mais afetadas foi o “MELI” (sigla do Mercado libre na Bolsa NASDAQ). Para que se tenha uma idéia do problema que os usuários com dinheiro retido no “chamado” Mercado Pago, eles estão com sérios problemas de liquidez, ou seja, falta de dinheiro “cash” para honrar compromissos já assumidos antes da crise (com de outras plataformas, encargos, folha de pessoal e causas judiciais perdidas transitadas e julgadas, além de acordos judiciais trabalhistas). Você duvida? Então acesse o site do TRT paulista (http://www.trt02.gov.br) e digite um dos processos: 02041200704502005 (os dados são de domí­nio público, portanto não há dolo). São mais de 20 processos trabalhistas e mais de 1.300 processos cí­veis (é só procurar). Eu que não sou “expert”, entro nos TJ dos estados e, até agora, não houve um só em que ao digitar a palavra “MERCADO LIVRE” como RECLAMADA ou PARTE não apareça pelo menos um processo.

A situação está tão feia que não se sabe ao certo se o ML vai mesmo voltar. Problemas de segurança já foram relatados, quando usuários conseguiam acesso aos dados de outros vendedores. Agora diz-se que o ML fez uma mega manutenção de servidores e acabou “perdendo” 2 dias de transações por conta de um backup corrompido. Compras, vendas, dinheiro de gente do Mercado Pago, perdidos entre os banco de dados detonados. Será que é verdade? O pior é que não há uma declaração oficial pública sobre o ocorrido e as especulações correm soltas.

Uma chance para os concorrentes

Como vemos no gráfico abaixo, o tráfego do ML está caindo, embora ainda seja enorme (o que me leva a desacreditar na veracidade do Alexa novamente, afinal não tá funcionando nada, como pode ter tanto PageView ainda?), isso dá chance para outros sites de leilão se destacarem, se souberem aproveitar a deixa.

O concorrente mais óbvio que se beneficia com o pau no ML é o TodaOferta, do UOL, que vem correndo por fora tentando conseguir seu lugar nesse mercado de leilões. Já no Orkut começam a aparecer manifestações de usuários sobre a migração de seus produtos para este site e ontem foi publicado no blog do TodaOferta, uma avaliação oficial de um sistema de publicação em massa feito pela própria comunidade de usuários e rendeu até uma citação na Info.

Já para os programas afiliados, quem usa boo-box pode trocar de loja mais ou menos rápido, já quem usa os XML do MercadoLivre direto ou as lojas do Jobson, vai precisar de um bom trabalho para substituir. Eu que já estava avaliando ir para o ML em substituição ao Submarino, desisti. Vou continuar por enquanto e pesquisar mais opções.

E você, teve algum problema sério por conta desse defeito do ML? Tem sugestões de bons programas de afiliados (jabá liberado, afinal, eu to pedindo indicações)? Envie aqui nos comentários.

Aline disse:

Acabo de cair num golpe de um vendedor do ML, o mesmo anuncia o Nokia5800 por R$ 500,00. Mas no contato por e-mail ele diz que se fizer o deposito até tal hora ele faz por R$450,00. Fiz o Deposito numa sexta feira, o vendedor me mandou um codigo de rastreamento do correio (que é falso) e nao responde mais os meus email, além eh claro de fornacer varias contas de pessoa fisica pra deposito. O e-mail do bandido é: n.jacomel@hotmail.com

Roberto disse:

Gosto muito do ML retorne o mais rápido possivel..além de ser uma ótima opção para compras é o melhor passatempo para quando não temos nada a fazer!!um abraço a todos os responsáveis!!

Paulo Cesar disse:

Espero q todos estes problemas sejam passageiros,pq o ML faz muita falta,ainda q existam muitos usuários “picaretas ” e mal intencionados.Ainda assim o ML é show,pois tem excelentes ofertas e pode-se,com certeza fazer ótimos negócios,ao contrário desse tal TODAOFERTA citado acima,cujos produtos anunciados tem custo acima das lojas.

O ML( mercado livre) tem mais é que ferrar. Se vc compra e não honra com o compromisso, tem o cadastro cancelado. E quando vc compra e não recebe… a quem recorrer. Alguem sabe me infromar como se entra em contato com a administração do ML para fazer reclamação? Toda regra tem sua exeção( nem sei como se escreve) mas o ML está cheio de LADRí•ES e a administração nem se dá conta, até porque aqui nada é de graça.Tem mais, o meu e-mail é mfb_neto@yahoo.com.br pois não tenho mede de fdp nenhum

Pois eu estive na besteira de colocar links das Americanas.com no meu site (fiz isso perto de uma semana atrás) e, além de ser bastante complicado o processo porque, uma vez aprovados no programa, apenas conseguimos os links após uma pesquisa sobre cada produto ou loja que queremos incluir, ainda me deparei já algumas vezes com aquela página de pesquisas da Telefônica (aquela mesma que aparece quando digitamos um endereço errado a partir de uma conexão ADSL Do Speedy) dentro do Iframe das lojas Americanas.com. Até estava contente com aqueles anúncios animados que vinham nos Iframes, mas não resisti a esse insulto e retirei os ditos da minha página, porque se já abominava essa pitada não desejada da Telefônica em minhas digitações errônias, pior ainda em concordar na propagação disso dentro do meu próprio site.

Carla Amorim disse:

Gosto bstante do programa de afiliados da Americanas.com. Estou muito satisfeita e as peças são atualizadas mais rápidas

phramxiskho disse:

já estava meio afastado do ML mesmo, por causa de muitos picaretas. pra quem entender o ingles, o http://www.ebay.com tem me trazido lucros e economia. não deixem de visitar o http://www.1saleaday.com. tbm tem ótimas ofertas

Thiago disse:

Cara…

Mercado Livre é da eBay. No way this gonna happen.
Não tem como ele falir… Pode até estar com problemas financeiros e etc mas as outras partes do grupo segura até que a crise passa.

E hoje, Dia 3, já tá tudo funcionando pelo visto.

Isaias Malta disse:

Eu já estava acompanhando há dias a bufunfa pelo bloglista, as reclamações dos blogs afiliados que não estavam mais recebendo pagamentos. Parece que a coisa é grave.

Messias Anjos disse:

Vamos ver ate quando esta situacao irá permanecer, estamos todos prejudicados

Acredito que o Mercado Livre perderá grande “mercado”; mas vai superar isso!

celsojunior disse:

Teoria da conspiração. Também estava certo de migrar para o ML e deixar o Submarino a ver navios, mas depois de toda esta confusão, prefiro não comentar.

Abraço, meu querido! =D