Malefí­cios da tecnologia

No ápice da revolução industrial, o mecanicismo era um grande mal, aliado í s jornadas de trabalho extensas e o trabalho exaustivo e repetitivo do homem-máquina. Isso fez com que surgissem as associações de classe para lutar pelo direito do trabalhador. Mas, veja bem, nessa época ninguém sofria de LER ou stress. Não que esteja defendendo […]

No ápice da revolução industrial, o mecanicismo era um grande mal, aliado í s jornadas de trabalho extensas e o trabalho exaustivo e repetitivo do homem-máquina. Isso fez com que surgissem as associações de classe para lutar pelo direito do trabalhador. Mas, veja bem, nessa época ninguém sofria de LER ou stress. Não que esteja defendendo o modelo anterior, apenas criticando o atual.

Hoje temos máquinas que substituem a maioria do trabalho braçal. O maquinário que temos que lidar não nos exige esforço sobre-humano e nossa jornada está reduzida (teoricamente) a 8 horas diárias. No entanto é cada vez mais comum um afastamento por L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) ou stress. E qual a causa disso?

O mau uso da tecnologia

Nós criamos máquinas que nos fizeram produzir mais em menos tempo. E o que fizemos com o tempo que sobrou? Ora, produzimos mais. Nos esforçamos todos os dias para ganhar tempo e, infelizmente, utilizamos esse tempo para trabalhar ainda mais. Hoje temos diversas doenças ou sí­ndromes que estão diretamente (e equivocadamente) associadas í  tecnologia. Mas é o seu mau uso que acarreta em problemas.

L.E.R – Para quem trabalha com computadores, sua maior incidência é nas mãos, antebraços e ombros. Na grande maioria das vezes é causado por má postura e uso inadequado de móveis, assim como os fatores ergonômicos dos mesmos.

O computador corretamente utilizado, deve estar numa posição tal que o braço do utilizador forme um ângulo de 90 graus com o antebraço ao digitar no teclado. As mãos não devem estar apoiadas na mesa e o ombro deve estar relaxado. Ao elevar o ombro para que as mãos alcancem o teclado, cria-se tensão no trapézio comprimindo um importante nervo que sai do pescoço e percorre o braço, podendo causar inflamação e dor (muita dor).

STRESS – O uso contí­nuo do computador sem pausas para descanso, associado ao ritmo acelerado da prática diária assim como a forma de trabalho “multi-tarefa”, muito comum no meio informático, é uma potencial causa de stress no trabalho. É aconselhável levantar-se periódicamente e esticar o corpo, fazer alguns exercí­cios, distrair-se, beber uma água, ver o sol. Qualquer pretexto para abandonar o computador por 5 minutos é bom o suficiente para ser estimulado. É importante também procurar viver “de bem com a vida”, para evitar a estafa.

VARISES e problemas circulatórios – Muito tempo sentado (ou de pé) faz com que o sangue tenha mais trabalho para percorrer o caminho normal dentro do corpo, além de concentrá-lo nas pernas por muito tempo. Isso pode acarretar desde simples varises ou casos mais graves. O conselho para o stress também vale para esse parágrafo, além de uns exercí­cios no ambiente de trabalho. Ao chegar em casa, é bom passar um tempo literalmente com os pés para cima.

PROBLEMAS DE VISíƒO – Quantas pessoas você conhece que trabalham com computador e não usam óculos? Os monitores CRT são piores que a televisão por dois motivos claros: sua resolução é maior e suas imagens mais estáticas por mais tempo faz com que os olhos percebam mais claramente a taxa de atualização da tela; e além disso estamos muito próximos a ele, ficando mais expostos. Regular o seu monitor para uma frequência acima de 75Hz, equilibrar cor, brilho e contraste para que não seja necessário forçar a vista para ler, dar um descanso periódico são alguns conselhos para manter a saúde visual.

O EREMITA – Não é bem uma doença, mas um mal que atinge principalmente os workaholics e adolescentes. Passar muito tempo com o computador, fazê-lo o centro de sua vida é uma atitude que pode parecer muito prática – quem quer pegar fila para pagar aquela conta? – mas em muitos momentos pode sinalizar uma tendência ao isolamento. O conví­vio social é importante tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Um happy hour com os amigos, um cinema com a namorada (se você ainda tem uma), passear com o cachoro no parque são atitudes saudáveis e que não vão tirá-lo de suas obrigações. Dê um tempo e pare de trabalhar nesses perí­odos, mesmo que esteja chovendo e você esteja sozinho. Uma boa hora para alugar aquele filme de suspense que você queria assistir faz tempo.

O mais importante é manter sempre em mente que o computador é uma ferramenta, pode ser de trabalho ou diversão, mas como toda ferramenta o bom uso é essencial para o bom funcionamento e satisfação dos objetivos do mesmo.

Leituras recomendadas:

maria izabela disse:

Porque vcs fazem toda essa publicidade na internet se estão falando mal dela

dilma disse:

adorei..
me ajudou mt

Ingride disse:

Adorei o texto por que nele mostra todo capacidade de uma tecnologia e suas maldades e como um ser humano aji de frente com uma maquina.
Mostra como um computador não serve só para sites como ORKUT e MSN e etc….
E sim,como uma maquina que pode ensinar muitas crianças trabalhos de escola e outros…
Você que está lendo deve está se perguntando que posto este comentário eu t respondo…
Uma garota de apenas11 anos preste a faze 12 que é capaz de ver nosso mundo mudar e deixar a vida de todo mundo como uma unica certa e sem erros.
Se alguém não gosto do meu comentário Por favor poste um falando se gostou ou não do meu comentário e também

Ingride disse:

Adorei o texto por que alem de ensinar muita coisa nús ajuda a perceber como nós somos de ande de uma tecnologia mostra que um computador não só presta para site como ORKUT e MSN e etc…
E sim,como uma maquina para nús ajudar nús nossos estudo e muito mais…
Deve esta se perguntando quem escreveu este comentario te respondo
Foi apenas uma garota de 11 anos que esta perto de fazer 12 que ver e entende como nosso mundo pode mudar e nada

Laysa Mirella Ferreira Carvalho Barbosa da Silva disse:

A tecnologia é o avanço do pensamento Cientifico e isso quer dizer que o pensamento humano evoluiu,mas será QUE O SER humano é capaz de criar uma maquina mais inteligente do que ele?
Acho que não pois o ser humano é muito inteligente e nada pode substitui-lo,Mas tambem temos que ter cuidado e usar a tecnologia rosoavelmente,pois com o uso em ecesso da tecnologia pode prejudicar a todos e ate a natureza.

taty disse:

♥apesar dos beneficios que a tecnologia nos♥♥♥
♥traz ela tambem nos prejudica poluindo deichando alguns♥♥♥
♥sem emprego e outros trabalhando mas alem disso o ser♥♥♥
♥humano não deicha a tecnologia de lado porque o ser humano é♥♥♥
♥muito complicado.♥♥♥

Joao disse:

nossa muito obrigado, tava fazendo uma reportagem pra escola com esse assunto e cai como uma luva, obrigado e o nome do site vai ta la nos créditos ;D (mto obrigado)
@Dalila = comcordo mas se “tirassem” a tecnologia metade do mundo ia se suicidar pq não vivem sem ela ‘-’ :x

Dalila disse:

Bom? a tecnologia é o maximo;porém sem ela, o mundo seria Muito melhor, nosso tempo seria totalmente dedicado, a familia,amigos,a natureza; é disso que o mundo esta prescisando,dedicação para outros, dedicação para consigo.

Muleca disse:

Caramba , esse texto é muito boom , parabeens . Pequei tudo para o meu trabalho ‘ — > brigada ‘

hehe (: disse:

temos que agir com responsabilidade, afinal nós dominamos a maquina ou a maquina nos domina ,?

larissa disse:

olhaa naum queremos diminuir aa tecnologia mais seim ameniza-la ..pois se olharmos pelo outro lado existe sim um bom centido mais VEI tras maleficios aa saude natureza e etc
aaH eu concordoo

Dayane Silva disse:

O artigo é muito interessante. Fiquei sabendo até coisas q/ até então era desconhecida. Só sinto ter q/ trabalhar muito tempo c/ o mesmo.
É possivel em pouco tempo de trabalho no PC, já ter L.E.R, as vezes sinto muitas dores nos ombros, e braços.

joao disse:

afffffffffffffff…

nao axo nada de maleficios…

brinkadeirinha

A primeira questão: como você está sentado agora digitando? Somado í  necessidade de melhorar esse quadro, some outras doenças como o diabetes. Para retardar em quase 15 anos o aparecimento (segundo pesquisas cientí­ficas)do diabetes, bastam 30 minutos de atividade fí­sica diária. Isso traz benefí­cios também para o problema que temos com o computador. Por causa disso, não basta detectar e falar, é preciso fazer. Caminho de 30 a 40 minutos por dia (duas voltas no Maracanã)o que dá uma sensação de bem-estar muito grande, te ajudando a enfrentar o restante do dia. Outra sugestão é não usar o micro, pelo menos, uma vez por semana. Deixar desligado mesmo. Nossa isso é mais difí­cil (rs)

Pois é… tecnologia trás problemas de saúde… hehehe! Ainda bem que não sofro de nenhum dos problemas citados acima (acho, hehehe!).

Até!