Eventos,  Internet

Maçãs verdes fritas

Maçãs verdes e brancasHoje aconteceu em São Paulo o Simpósio Executivo RMA – Comunicação e Visibilidade. Um evento voltado basicamente aos clientes da empresa, prospectos e alguns jornalistas e blogueiros foram convidados.

Foi bacana acompanhar um pessoal que cresceu na chamada mí­dia tradicional falar de comunicação em tempos de web 2.0, social media, consumer generated content, etc. Mas ainda falta muita estrada – compreensí­vel – para que essa transição se dê de forma natural e espontânea. Existem ví­cios da “Era 1.0” correndo no sangue. Ví­cios que encontramos na maioria dos clientes.

Logo no iní­cio da apresentação deu para perceber em que seria pautada. De acordo com a definição do pessoal, a diferença da comunicação praticada nas últimas décadas era:

  • Anos 80: Eu comunico
  • Anos 90: Eu informo
  • Anos 2000: Trocamos informações que nos interessam

O erro está na terceira sentença. O mercado ainda não está preparado para o “nós compartilhamos”? Não é uma moeda de troca, nós damos informações, damos a nossa opinião, cedemos o direito de uso, espalhamos, divulgamos … repito: COMPARTILHAMOS. Não existe isso de troca. Não há “rate” como nos sistemas de FTP dos anos 90, onde você só poderia baixar arquivos se, obrigatoriamente, também disponibilizasse arquivos para a comunidade. Esse “compartilhamento compulsório” já não faz o nosso estilo.

Muito se falou sobre ambiente colaborativos internos, como wikis e blogs em intranets. Não desfazendo da iniciativa em começar a experimentar novos canais de comunicação e com a licença de meus leitores, quero esclarecer: isso não é social media. Um ambiente fechado é uma intranet, uma wiki fechada é um sistema de knowledge management – coisa que existe há anos, um blog interno e cheio de “controle” – palavra usada pelos palestrantes – não funciona.

Um blog ou wiki é tão somente uma ferramenta, como um serrote ou um martelo. Empunhar um pincel não fez de ninguém pintor. Usar um blog ou wiki não faz uma empresa sair da “Era 1.0” para a “Era 2.0” – para usar, mais uma vez, termos da palestra. De que adianta um blog fechado onde os funcionários são “controlados” e não podem discordar do que for postado? E um wiki, que os verbetes não podem citar fatos ou problemas da empresa/produto? Se é pra ser social, coloca a cara no mundo, chama os clientes para opinarem, coloquem os produtos para avaliação. Interaja, ou morra tentando.

Enquanto as empresas continuam temendo os blogs e redes sociais, enquanto existirem jornalistas com medo de perder espaço no mercado de trabalho para blogueiros – uma das perguntas levantadas durante o evento por um jornalista – as pessoas vão aprendendo a se expressar, formando comunidades, criando blogs, transformando-os em um negócio (ou não), aparecendo na mí­dia e sentindo um pouco a experiência “do outro lado” e cada vez mais sabendo que esse poder está crescendo e não é reversí­vel. Adaptem-se, evoluam ou morram no próximo asteróide.

[tags]Comunicação, Evento, RMA, Internet, Web 2.0[/tags]

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments