Livre-se daquele anúncio que te persegue

Imagine que aquele vendedor chato, que fica te perguntando o tempo todo se “pode te ajudar”, te perseguisse em todo o shopping, te oferecendo as coisas que você não quer comprar nos momentos mais impróprios?

A história é sempre a mesma: você entra num site qualquer – digamos que seja um site que vende tênis – e olha um produto. Assim, sem pretensão de comprá-lo, você está apenas olhando modelos, ou mesmo verificando preços, comparando. Pronto. É o que basta.

Depois desse momento você será perseguido por esse famigerado tênis. Em todo site que você acessar, até aquele site educativo, que não tem nenhuma relação com o diacho do tênis, você verá anúncios do desinfeliz. Em todos os tamanhos e formatos, alguns até bem coloridos e “animados”. Tênis em tudo que é canto.

Se a gente já detesta aquele vendedor que, mal você entra na loja, já vem perguntando se pode ajudar, sugerindo coisas enquanto você olha outras, imagine que esse vendedor te persiga pelo shopping. Você entra na loja de discos, já vem ele te mostrando o tênis que você olhou por último: “Olha, está na promoção!”. Daí você vai fazer um lanche, ele senta na mesa e mostra de outra cor: “Se você comprar agora, te dou um desconto de 5% na compra por boleto.”.

Tenha santa paciência!

Bloqueie o vendedor chato do Google

Sim, existe uma forma de bloquear que esse tipo de publicidade, a chamada “anúncios de interesse” e isso inclui o  “anúncio stalker” que te persegue na Internet inteira. Claro que o Google não deixa isso explícito por aí, mas se você buscar pelo texto correto, você vai encontrar páginas de ajuda da empresa, ensinando a remover. Vou deixar mais simples aqui.

Primeiro passo, acesse a área de gerenciamento de publicidade em sua conta: http://www.google.com/ads/preferences

Google Ads Settings

Se você já estiver logado em sua conta Google, essa tela será exibida. Caso contrário, a tela de login e depois essa tela. Ela pode estar em português ou outro idioma que você tenha configurado como seu principal.

Do lado esquerdo, você verá uma lista de dados seus (a maioria extraído de seu perfil do Google Plus), replicados à direita. Você pode modificar os dados que tiverem opção de “editar”. Esses dados são utilizados para fazer com que campanhas dos anunciantes sejam direcionadas exatamente àquelas pessoas que poderiam ter interesse. Por isso o nome “anúncios de interesse”. O problema aqui, é que o Google não diferencia o que pode ser de seu interesse e o que pode ser apenas do interesse do “vendedor chato”. E por esse motivo nós bloquearemos tudo.

Role a tela até o final e perceba um pequeno link de texto onde você pode fazer o “optout” (traduzindo, você vai “escolher sair” desse tipo de campanha – que você não escolheu entrar). Você pode sair dessas campanhas apenas nos sites do Google (Gmail, YouTube, etc) ou na rede de anúncios (os sites que exibem anúncios do Google). Eu sugiro que você clique em ambos os optout. Dessa forma, o vendedor chato deixará de te perseguir completamente.

Proteja também os seus usuários

Se você tem um site ou blog, e utiliza o AdSense do Google pra ganhar uma grana, você também pode desabilitar a exibição de anúncios de interesse. Eu posso citar dois bons motivos para que você faça isso:

Primeiro porque é chato pra caramba e o usuário, com o tempo, pode associar essa chatice ao seu site, sem saber que quem faz isso é o Google. Transferência de antipatia;

Segundo porque eu acho muito irracional que um usuário clique num anúncio de tênis, ou de provedor de Internet, enquanto está lendo sobre mamadeiras e fraldas descartáveis. No entanto, se os anúncios de interesse estiverem desabilitados, os anúncios exibidos são contextuais, de acordo com o conteúdo que o usuário está consumindo, aumentando imensamente as chances de haver – wait for it – INTERESSE na publicidade exibida. Então vamos lá:

Como remover anúncios de interesse do Google AdSense

Muito fácil. Acesse sua conta do AdSense e encontre no menu superior a seguinte opção: Permitir e Bloquear Anúncios. Dentro dessa opção, clique em “Veiculação de Anúncios” (a penúltima opção do menu superior).

adsense-optout

Encontre a opção “Anúncios com base em interesses” e clique para desativá-la. Tanto a escolha pessoal acima quanto do site podem levar alguns minutos para funcionar, isso é normal. Mas a partir desse momento, você está livre do vendedor chato.

Espalhe a palavra

Como eu, você também detesta essa opção e acha que os anunciantes estão errando feio nas configurações de remarketing, esse anúncio que te persegue? Então espalhe para todos os seus amigos esse texto, divulgue a forma de remover essa opção das contas Google e atinja esses anunciantes onde lhes dóis mais: no bolso. Se você conhece pessoas que tem site e usam anúncios, divulgue também.

Vamos ver, se as pessoas começarem a desativar em massa os anúncios por interesse, se os anunciantes melhoram seu modo de trabalhar, se o Google melhora seus filtros, se a Internet vira um lugar com menos vendedores chatos e mais vendedores que sabem o momento e a forma de abordar um cliente.

Comentários sobre "Livre-se daquele anúncio que te persegue"