LittleBits. O novo Lego?

O projeto littleBits, é uma espécie de Lego eletrônico, fácil de montar e usar, que ensina a compreender a influência da eletricidade nos componentes, e de nossa interação. Uma maneira bastante divertida de aprender e criar em cima. O littleBits não é algo pronto para ser consumido, é um universo de possibilidades que se abre para mentes criativas executarem seus próprios projetos, sejam ou não lúdicos.

littleBits

Há alguns (muitos) anos, uma jovem mãe estranhava a casa silenciosa e saiu em busca de seu primogênito. Ao entrar na cozinha, viu o pequeno de aproximadamente 2 anos sentado no chão, derramando uma lata inteira de óleo de soja dentro de uma lata de leite em pó, ao mesmo tempo que misturava a experiência. Ao indagá-lo, contendo o riso e a raiva ao mesmo tempo, não sabia se pela bagunça causada ou pela camisa branca do pai que simulava o avental, a resposta foi um sorriso largo e a frase: “Olha mãe, eu sou um cientista!”.

Essa foi minha mãe.

Crianças são, por natureza, curiosas e não possuem medo de experimentar. Aliado a criatividade, o não reconhecimento do erro como algo negativo e, claro, a traquinagem pura e simples, são exemplos de grandes cientistas que poderíamos nos tornar, caso mantivéssemos nosso lado criança mais ativo.

Hoje, ao visitar o blog de um conhecido de longa data, o Juliano Spyer, me deparei com esse vídeo reproduzido abaixo e não pude deixar de lembrar desse lado infantil criativo. Lego foi uma boa referência, por tudo que representa nesse contexto, mas eu me lembrei bastante foi dos kits de ciência, com microscópio e asas de mosca, dos kits de química com os seus “alaranjados de metila” (lembrou?) e das revistas de eletrônica com kits para montagem de circuitos elétricos. Que nostalgia.

O projeto littleBits, é uma mistura disso tudo. Uma espécie de Lego eletrônico, fácil de montar e usar, que ensina a compreender a influência da eletricidade nos componentes, e de nossa interação. Uma maneira bastante divertida de aprender e criar em cima. O littleBits não é algo pronto para ser consumido, é um universo de possibilidades que se abre para mentes criativas executarem seus próprios projetos, sejam ou não lúdicos.

O conceito é bastante simples. São pequenos blocos de circuitos eletrônicos prontos, que se encaixam uns aos outros através de suas extremidades magnéticas (quem conhece o MacBook, vai se lembrar do MagSafe na hora). Cada bloco possui uma cor determinada por sua função: Azul = power, Rosa = input, Verde = output, Laranja = fio (conector). Um bloco de input pode ser um botão, um sensor de luz, por exemplo. Já um output pode ser uma luz, um som, motor, etc. Conceito simples e utilização igualmente simples.

Apresentação do LittleBits no TED

O vídeo não é só interessante e gostoso de assistir e conhecer o projeto. É inspirador! Dá vontade de sair comprando todos os kits disponíveis no site para experimentar. Vontade de contruir meus próprios Bits – e é possíve, já que o projeto é OpenSource e livre. A ideia principal é fazer com que isso cresça, apareça em escolas, estimulem os pais a entrarem na brincadeira, junto com os educadores. Não é simplesmente um brinquedo.

Que ideias você construiria, usando littleBits? 😉

Comentários sobre "LittleBits. O novo Lego?"