LG Renoir, um celular de luxo

Estou testando o aparelho que me foi presenteado pela LG, o KC910q, também conhecido como LG Renoir, há uns 20 dias e acredito já possuir dados o suficiente para dizer minhas impressões do gadget – que já adianto, me impressionou bastante. Para começar, é bom dizer de cara que o Renoir não é e não […]

Estou testando o aparelho que me foi presenteado pela LG, o KC910q, também conhecido como LG Renoir, há uns 20 dias e acredito já possuir dados o suficiente para dizer minhas impressões do gadget – que já adianto, me impressionou bastante.

Para começar, é bom dizer de cara que o Renoir não é e não nasceu pra ser um smartphone. Embora algumas funções sejam próximas de um, a intenção da LG não foi lançar um semi-PDA, mas um celular de luxo com funções multimí­dia mais power.

Comparando o LG Renoir com outros gadgets - iPod Touch e BlackBerry 8300
Comparando o LG Renoir com outros gadgets – iPod Touch e BlackBerry 8300

Aspecto fí­sico do aparelho

Comparando o LG Renoir com outros gadgets - iPod Touch e BlackBerry 8300
Comparando o LG Renoir com outros gadgets – iPod Touch e BlackBerry 8300

Não chega a ser um tijolo, mas não é nenhuma miniatura (Foto: iPod Touch í  esquerda e Blackberry 8300 í  direita). Eu diria que o tamanho é aceitável para as funções que oferece, principalmente por conta da câmera. Se ele fosse um pouco mais fino, seria complicado fotografar com ele, já que o celular se comporta como uma câmera de bolso, exigindo o posicionamento horizontal.

É leve o bastante para carregá-lo no bolso da camisa sem incômodos, e pequeno o suficiente para levá-lo no bolso da frente da calça, sem causar nenhum constrangimento com o volume ou machucar ao sentar. Também é anatomicamente confortável tanto para navegar quanto para tirar fotos ou falar (sim, ele também faz e recebe ligações 😉 ). Da mesma forma que o iPhone, o teclado touch não me agrada, mas saiu-se bem nos testes de digitação, comportando-se í s vezes melhor que o próprio aparelho da Apple.

A câmera de 8 megapixels

Impossí­vel e injusto compará-lo com uma câmera semi-profissional, óbvio, mas ao bater com algumas compactas, o Renoir sai ganhando. E olha que é um celular! A câmera do bichinho é muito boa, principalmente em ambiente claros e mais ainda ao ar livre.

Foto tirada com o Renoir de dentro do bondinho do Pão de Açucar
Foto tirada com o Renoir de dentro do bondinho do Pão de Açúcar

Durante esse tempo, tirei diversas fotos em várias situações de luz e movimento, além de configurações diversas. A câmera possui, além dos modos automáticos, alterações manuais de flash, brilho, balanço de branco e iso. Mais ainda, possui detector de piscada, de sorriso, estabilização de imagem e fotos panorâmicas, entre outras surpresas. Essa última me impressionou muito, depois dos diversos testes que fiz tentando enlouquecer o software que junta as imagens ;-). Mais um recurso interessante é o foco na tela. Você pode tocar no objeto que deseja focalizar e ao retirar o dedo a câmera captura a imagem, evitando tremedeiras.

Castelo de areia, praia de Copacabana, Rio de Janeiro, de noite com o Renoir
Castelo de areia, praia de Copacabana, Rio de Janeiro, de noite com o Renoir

Ao contrário da maioria dos celulares, a lente da câmera pode ser fechada para evitar sujeira e o aparelho dispõe de uma segunda câmera, frontal, que pode ser usada tanto para fazer auto-fotos, quanto para video-chamadas (que não pude testar por conta do firmware capado da Claro, que veio no aparelho). A qualidade da foto com a câmera interna é muito inferior, só pra saber.

Além de fazer fotos, o Renoir também filma, em 4 tamanhos diferentes, incluindo 2 em widescreen. A câmera de ví­deo faz filmes em slow motion e fast motion, dá zoom (digital) enquanto filma e tem ajustes avançados de imagem. Claro que não é nenhuma mini-DV, mas quebra o galho muito bem.

O som estéreo com mobile surround

Não sei exatamente a diferença do tal mobile surround no som do aparelho, mas que a qualidade de audio é extremamente boa, ah isso é. Tanto no auto-falante quanto nos fones de ouvido estéreo, o som é matador. A falha aqui está no conector proprietário para o fone, dificultando o uso em conjunto com outros equipamentos como amplificadores e aparelhos de carro.

A navegação na Internet sem fio

O Renoir navega em 3G e pode se conectar em redes Wi-Fi ou equipamentos Bluetooth. Nos testes que fiz, a navegação 3G foi suave e sem engasgos, assim como a via Wi-Fi. O alcance é muito bom e permite registrar diferentes redes para conexão automática quando disponí­veis. Infelizmente não consegui conectar com o MacBook para transferência de dados, mas foi tranquilo com outro Renoir e com o Blackberry. Nesse último fiz até a transferência de todo a agenda de uma vez. Mão na roda.

O navegador embutido é muito bom, possui até abas, mas caso você prefira pode instalar o Opera Mini, embora a versão Java com o Renoir tenha a tela reduzida por conta de uns botões que tocam parte da tela. A instalação de outros programas Java também é muito fácil e há algumas aplicações decentes já compatí­veis. Das que eu fiz o teste, apenas o Nimbuzz não rolou e o Google Maps não conseguiu identificar o GPS (embora nesse caso pode ter sido por conta do firmware, segundo o pessoal que estava conosco).

Conexões, cartões e bateria

O Renoir veio com um cartão microSD de 2 GB (não sei se é padrão ou apenas para a ação que participei), que é grande o suficiente para guardar muitas fotos e ví­deos. A bateria também não decepciona. Utilizando wi-fi, 3G, falando, enviando SMS e utilizando exaustivamente a câmera, ela aguentou mais de 10 horas tranquila e calma.

Infelizmente, como citei acima, a interface de conexão do aparelho é única e proprietária. Ele vem com um cabo USB, um carregador e fones de ouvido stereo, mas todos utilizam a mesma conexão como ponte. Ouvir MP3 ou atender uma ligação usando o fone hands free enquanto carrega o aparelho, nem pensar. Da mesma forma, vai ter que rolar um adaptador se quiser colocar suas músicas numa caixa de som ou no aparelho do carro.

Interface touch screen e acelerômetro

Assemelha-se ao iPhone a forma de interagir com o aparelho, embora bem menos sensí­vel e precisa, além de parecer um pouco frágil, pois a tela é flexí­vel ao toque, quase como um LCD. Não é multi-toque também, mas funciona. E bem. O teclado pode ser usado, na maioria das vezes, tanto na vertical quanto na horizontal (em qwerty) e em algumas vezes pode ser usado a escrita manual com a canetinha que o acompanha – bem útil para quem tem dedos grossos, mas um apêndice desnecessário para a maioria dos usuários (eu já disse que o celular é ideal para mulheres?).

Assim como o iPhone, o Renoir possui um acelerômetro interno, que o permite identificar mudanças de posição do aparelho, movimentos bruscos e até mesmo a direção. Alterar a interface das fotos, exibir teclado qwerty completo ou rolar os dados de um game, são algumas das aplicações para a feature.

Softwares e sincronismo

O sistema operacional do Renoir é quase o mesmo do Viewty, com poucas modificações por conta da câmera basicamente. No big deal, mas funciona. Por não ter intenção de ser smarphone, aceita-se a não-intuitividade da interface, a escassez de softwares e os poucos recursos além dos multimí­dia. Existe um esquema de widgets, que você usa para adicionar funcionalidades í  sua “homepage” por assim dizer, que é até interessante, mas pouco útil. Não sei se dá pra adicionar novos widgets, baixando da Internet. Isso seria uma boa.

Infelizmente, como a grande maioria dos aparelhos disponí­veis no mercado, o Renoir não possui software de sincronismo com o Mac (ou se possui, não achei). A única forma de acessá-lo é pelo cartão SD, como um pendrive. Ao conectar o dispositivo na porta USB, o aparelho pergunta o modo de conexão. O único aceito pelo Mac é “Dispositivo de armazenamento de massa”. Os modos “sincronismo” e “transferência de música” só são interpretados pelo Windows.

Conclusões

Meu perfil de usuário exige um celular mais para smartphone que outros tipos, portanto, esse não seria um celular próprio para mim. No entanto, ele é perfeito para quem gosta de novas tecnologias, usa o celular como MP3 player (está aqui um ótimo MP3 player) e precisa de uma boa câmera sempre í  mão, para fotos rápidas e casuais – ou mesmo fotos importantes e não tão rápidas. Eu vou ficar com ele como segundo celular, principalmente pela ótima câmera.

Mais sobre o Renoir na Internet

Observação: Este post não foi solicitado ou orientado pela LG, mas é importante deixar claro que o celular me foi presenteado durante a ação Clube Renoir, realizada pela Sync, agência digital da LG.

Gustavo Paiva disse:

Comprei este celular, porém, o you tube não pega, eu até consigo acessar o site do you tube, mas o ví­deo não toca, aliás, nenhum ví­deo da internet toca, tanto no WI-FI como no 3G.

Ele também não vem com messenger, e até agora, não encontrei nenhum aplicativo do yahoo ou msn que rode nessa potranca.

O touch-screen dele é horroroso, infelizmente não percebi isso na hora em que eu comprei

Alguém pode me ajudar com estes problemas, principalmente o aplicativo messenger.
ABÇS

Fernanda disse:

Acho o celular LG Renior muito bom, tenho um e até agora não tenho do que reclamar.

joice disse:

eu acabei de comprar o renoir achei ele incrivel e até agora foi melhor celular q caiu nas minha mãoes sem duvidas… eu tinha o viewty e nem chega aos pés do renoir^^ vale a pena!!!

Archiles Cerqueira disse:

Bem aos que só sabem reclamar, primeiro aprendam a manusiar o aparelho, aí­ sim depois façam suas criticas… Comprei um, e até agora não vi melhor!!!!! Nenhum celular é 100% todos tem algo do que não gostamos, mais esse é 95% peca apenas na saí­da de audio, mas de resto é todo bom…

Rogerio Ramos disse:

Vei ,apareceu um Renoir zero lacrado por R$ 690.00,sera q compro? acho q vou,fiquei na duvidda por causa dos coments,mas é a vida neh!

Rogerio Ramos disse:

Respondendo minha pergunta. =D Comprei o LG Renoir e é o melho cel q caiu na minha mao ate hoje,comparando com o Iphone agora,pra mim a única coisa q o iphone tem q é melhor é o Toch Screen( tem toque duplo e é mais rapido um pouco)mais o Renoir tem uma maravilhosa camera de 8mp com flash e filma em camera lenta,normal e rapida,fora os fones de ouvido exelentes e som DOLBY,o meu ja tem 2 filmes em DiviX,e ficou exelente a imagem e som!—————- Coisas que o iPhone nao tem nem no sonho! xD Vale a pena!

Claudio Junior disse:

Tenho um LG Renoir há 1 ano. É simplesmente fantástico. Uso como câmera, mp3 player, acesso a wi-fi. Nunca tive problema algum. Aliás, todos quando vêem meu celular, ficam babando!!!!

de disse:

olha pessoal p quem nao conseguiu baixar as fotos depois de muito esforço consegui lá vai primeiro nao queira quebrar o pc nem o cel zueira vamos lá primeiro vá em configurações depois conectividade depois modo de conexão ubs ai coloca em amazenamento pronto depois instale o progama do cd mas na hora que colocar o cabo acesse no meu computador mais facil pq se colocar na opção que sera aberta pode dar zica depois disso escolha a opção no pc disco removivel ou qualquer outra que aparecer ai depois vai em pictures é isso p mim funcionou se deu certo parabens vc conseguiu se naum deu desculpa aii falow!!!

Deny disse:

Valeu pela ajuda, agora consegui passar as musicas e fotos.
Obrigada!

izabel disse:

o lg renoir pode ser usado como web can

Thiago Silva Florio disse:

Não consigo baixar fotos no meu celular LG Renoir, laguém pode me ajudar?
Agradeço Antecipadamente.
Obrigado

amanda disse:

estou com o mesmo problema, não consigo baixar fotos no pc.

Me ajudem!

estou desesperada…rsrs

Claudio Junior disse:

Eu não tenho problemas para descarregar fotos. Tenho um Renoir. Caso ainda esteja com problema, me escreva que tentarei te ajudar. Abraços
Meu e-mail é: junioruniara@yahoo.com.br

Gustavo Paiva disse:

@Claudio Junior,
Comprei este celular, porém, o you tube não pega, eu até consigo acessar o site do you tube, mas o ví­deo não toca, aliás, nenhum ví­deo da internet toca, tanto no WI-FI como no 3G.

Ele também não vem com messenger, e até agora, não encontrei nenhum aplicativo do yahoo ou msn que rode nessa potranca.

O touch-screen dele é horroroso, infelizmente não percebi isso na hora em que eu comprei

Alguém pode me ajudar com estes problemas, principalmente o aplicativo messenger.
ABÇS

Eduardo disse:

Como faço p baixar as fotos, estou tendo dificuldades, pois quando conecto ao PC ele não responde, apenas informa que o software é desconhecido,..

João Afonso disse:

Prezado Amigo,
parabens pela materia!
Procuro um celular com estas caracteristicas e principalmente com esta câmera 8 mp.
Mas preciso também e não menos importante que este celular possa utilizar 2 chips simultaneos.
Pode informar se o Renoir tem esta função de 2 chips, atualmente uso dois aparelhos de operadoras diferentes.
Muito Obrigado!

Atenciosamente,

JOão fonso…

Falk disse:

Como faço funcionar youtube renoir?

fabio disse:

tenho um lg renoir e não tenho nenhum problema com ele, mesmo porque eu não comprei ele pelo som (mp3), ele é um cameraphone com excelente desempenho, mais com o valor que gastei nele poderia quase comprar uma máquina slr profissional,..não espere que um celular seja melhor que um micro system potente no som ou que uma maquina digital que a lente é bem maior e só tem a função de fotografar ou filmar rs…
quem reclama das fotos dele é porque não sabe como as tirar, imagine com uma máquina profissional, como iam se bater…
estou muito satisfeito,… só troco ele pelo sony ericsson satio 12 mega pixel, que ainda não lançou, é vai custar uns 2.000 e mesmo com a qualidade do modelo vai ter neguinho leigo reclamando…

Danilo Luan disse:

haushuash ainda acho ques as lentes CARL ZEIS – VARIO TESSAR são muito melhores, o auto focus do renoir é muito lento, oque eu gostei nele foi a possibilidade de colocar filmes no formato avi, fasso isso quando estou indo para aula hhaushaushuas

Ana disse:

Estava pensando em comprar um LG Rennoir, mas depois desses comentários desisto. Acho que vou jogar dinheiro fora

Lauro disse:

Danilo Luan, tenho um N95, as fotos do LG Renoir é extremamente superior

Danilo Luan disse:

tenta dar zoom no renoir, o auto focus tambem é muito lento huausahsa, use tambem o modo macro …

Lauro disse:

Marcos Ruiz, gostaria de saber se o volume do seu LG Renoir ficou bom nas chamdas?

Lauro disse:

Eu comprei o celular, e to gostando, mas o som é realmente baixa nas chamadas. Sera q isso é um problema mesmo?

Aline disse:

Gente! também comprei o Renoir, porém não consigo baixar as fotos!… alguém pode me ajudar?

Bjs

Danilo Luan disse:

Tenho um LG Kc910q e concordo com o que foi descrito acima porém não gostei da camera ela é muito lenta e quando utilizamos o zoom perdemos muito sua resolução, sua lente Schnelder – KREUZNACH é um lixo se comparada com as lentes CARL ZEIS – VARIO TESSAR geralmente encontrada nos aparelhos da Nokia sem contar que o flash não pode ser configurado para ficar ativo em todas as fotos. Outro ponto que deixou a desejar é que ele só dispôe de 2 temas sendo um preto e um branco eles não deixaram nem mesmo a escolha das fontes do aparelho, não entendo como eles podem montar um celular com 8 megas de resolução e qualidade abaixo de um que tem 3,2 megas (nokia N85) o que adianta poder dar até 16 vezes de zoom mas perder em 70 % a qualidade da foto tornando í  uma verdadeira catástrofe, 8 megas de verdadeira incomplacência.

Uma verdadeira decepção, sem contar que sua função macro é ridicula quase não da para notar a diferença, e quando utilizamos o flash as fotos ficam esbranquecidas de acordo com a distancia me da a impressão que nem mesmo isso foi ajustado, seu volume é muito baixo.

Bom que pena que ja comprei !!!
Foi uma verdadeira decepção, a LG esta economizando e colocando um monte de lixo em mercado huashauhsau…………

bruna disse:

Comprei um renoir, tirei varias fotos, mas mesmo tendo istalado o programa para baixar fotos pro computador e usando ocabo usb nao consigo passar as fotos do celular pro computador
como eu faço alguem poderia ajudar?
obrigada

amanda disse:

Oi, estou com o mesmo problema que você. Você conseguiu baixar as fotos no pc? Também instalei o cd e usei o cabo usb.

Gostaria de saber também como passar musicas do pc para o celular.

Obrigada

Amanda

Marcos Ruiz disse:

Comprei um aparelho deste ,Renoir e achei o som /campanhias excessivamentes baixa,solicitei a troca e contatei que era defeito no aparelho. O som melhorou muito,mas está longe do outro aparelho que tenho,Nokia 5310. Se alguém tiver o mesmo problema,vale a pena acionar a garantia pois tenho absoluta certeza que o 1º aparelho que me foi entregue possuia defeito de fabricação nos auto-falante.

juninho disse:

queria saber sobre a funçao GPS q nao achei nele, só achei a funçao para ativa-la, mais o GPS em si nao achei…

Luiz Barros disse:

Olá,
comprei um Renoir, e é exatamente tudo isso que foi citado na reportagem acima.
A qualidade de imagem é impressionante, assim como a interatividade, mas…

Só tem 1 ponto a desejar, assim como todos os outros celulares da LG que conheço, o som.
Mesmo tendo a função Dolby no Renoir, não exixte uma saí­da exclusiva para o som,
ele compartilha a mesma saí­da de alto falante de conversação.
Reduzindo bastante as possibilidades de volume.

Tanto é que estou com ele a duas semanas, e já vou mandar para a assistencia.
Pois acho que o falante já estourou.

Meu antigo celular era um SonyEricsson k850, que hoje acho que é a única empresa que consegue reunir qualidade de imagem e som em um único aparelho.

Marco Gomes disse:

“celular de luxo com funções multimí­dia mais power.” é um LG Viewty reloaded. E o LG Viewty é BEM ruim viu.

Sistema operacional com interface em Flash, devia ser proibido internacionalmente isso, fica lento, pesado, nojento.

O Renoir eu não avaliei ainda, mas o Viewty eu tenho, e é bem ruim.

Manoel Netto disse:

Marco,
Eu fucei no Viewty e concordo, ele é bem ruim, mas o Renoir teve melhoramentos no SO, está mais rápido, principalmente nas funções de câmera. Entre abrir e começar a clicar, é quase tão “pronto” quanto uma câmera de bolso (bem mais rápido que o Blackberry e um Sony Ericson que testei).
Sobre a interface, também não gostei muito, mas achei fácil de usar.