iPhone 4G : piada, rumor ou protótipo perdido?

O mais novo bafafá envolvendo a Apple e seus rumores, que surgiu nesse fim de semana e hoje está bombando nas Interwebs, é a provável nova versão do iPhone, também conhecida como iPhone 4G ou iPhone HD. O blog Engadget postou algumas fotos anteontem, alegadamente enviadas por um leitor, e que supostamente trata-se do novo […]

O mais novo bafafá envolvendo a Apple e seus rumores, que surgiu nesse fim de semana e hoje está bombando nas Interwebs, é a provável nova versão do iPhone, também conhecida como iPhone 4G ou iPhone HD. O blog Engadget postou algumas fotos anteontem, alegadamente enviadas por um leitor, e que supostamente trata-se do novo celular da maçã. Hoje foi a vez do Gizmodo postar fotos e ví­deos com o celular em mãos e arriscando confirmar se tratar mesmo do novo iPhone 4G.

A história por trás do post é um pouco confusa. Os blogs alegam que o aparelho foi encontrado no chão de um bar nos Estados Unidos, perdido e disfarçado com um case da versão 3G do iPhone. Ao encontrar o aparelho, a pessoa teria notado que não se tratava de nenhuma versão conhecida e também a utilização da versão 4 do iPhone OS. Sistema esse que deixou de funcionar, depois de uma formatação remota.

Assim como o John Gruber, (UPDATE: Gruber, que é bem conectado com a Apple, entende que a maçã considera o celular como roubado, não perdido) após ler um pouco sobre os rumores e algumas prováveis comprovações, eu acredito que esse seja realmente o iPhone 4G, porém, não em sua versão final (pelo menos no que diz respeito ao layout). Apesar de ser bastante provável a utilização do vidro em ambos os lados (frente e verso do aparelho) e a lateral “achatada” ser uma tendência atual nos produtos da Apple (dê uma olhada no iPad, mais recente lançamento), ela – a lateral – não me parece “bem resolvida”.

Deixando de lado a legitimidade do produto em si, a grande pergunta a ser feita é: teria sido mesmo um vacilo de algum funcionário da Apple ao perder um equipamento que ainda nem foi lançado? Ou existem muito mais coisas por debaixo desses rumores que nós nem sonhamos (ou apenas conspiramos)?

Eu, sinceramente, acredito que o produto é real. Ponto. Mas definitivamente não engulo essa ideia do grande achado. Isso a meu ver tem cara de “seeding”, “viralzinho”, ou qualquer outro nome que queiram dar para uma aparição proposital com o intuito de gerar buzz. Ou então algum funcionário fdp vendeu o aparelho ou as imagens por muita grana. Em qualquer um dos casos, a Apple só se beneficiou do “vazamento”. Se houvesse no site hoje, uma pré-venda do iPhone 4G, sem nenhuma imagem do aparelho final, certamente esgotariam as vendas. Primeiro por ser Apple, segundo porque a turma adora uma novidade, terceiro porque se o aparelho for esse mesmo, com uma ou outra melhoria no layout, EU QUERO! :)

O que há de novo no iPhone 4G

  • Câmera frontal (ví­deo chamada 3G finalmente?)
  • Melhor câmera e com flash
  • Mudança de SIM card para Micro-SIM (igual ao iPad)
  • Melhoria na tela, apesar de um pouco menor. Aparentemente, 960×640 pixels de resolução
  • Botões metálicos, acompanhando a borda de alumí­nio
  • Corpo flat, tanto a frente quanto o verso do aparelho. Supostamente, a versão final do equipamento terá o fundo também de vidro
  • A bateria é 16% maior, isso nos dá a entender que poderá ter mais capacidade também

Fiquem com as fotos do iPhone 4G que o Gizmodo fez

Mais fotos no post original, em inglês.

Comentários sobre "iPhone 4G : piada, rumor ou protótipo perdido?"