Há 40 anos nasceu o primeiro vírus de computador

Há 40 anos nasceu Creeper, que viria a ser reconhecido como o primeiro virus de computador do mundo.

Quarenta anos atrás, um programa de computador se alastrou pela Arpanet exibindo a mensagem “I´m the creeper, catch me if you can” (sou o assustador, me pegue se for capaz) – Creeper era um personagem do antigo desenho animado do Scooby Doo. Ele ainda não era chamado de “virus”, mas acabou dando origem ao primeiro antivirus da história, no mesmo ano, o Reaper.

Bons tempos em que os virus de computador eram usados apenas para trollar as pessoas, exibindo mensagens engraçadas ou irritantes bolinhas animadas na tela. Após isso, foram usados para disseminar mensagens de cunho político ou religioso extremista, prejudicar softwares, hardwares e por fim, nos tempos atuais, ganhar dinheiro.

Os malwares de hoje tem intenção financeira. Ou são usados diretamente para roubar os usuários infectados, capturando suas senhas de banco e enviando aos seus criadores, ou escravizando os computadores infectados, que são alugados depois para ataques em massa a redes na Internet. Os grandes produtores de zombie networks faturam alto alugando esse poder de processamento distribuído para pessoas mal intencionadas.

Hoje, até Bob Thomas, criador do Creeper, ficaria assustado.

* Com informações de Engadget

Eloi disse:

Por incrível que pareça, acabei de receber uma mensagem que ganhei sou mais um “FELIZADO” que ganhou uma casa na promoção “Casas de MOTAO” e que é para ligar para 01585 8212-1133 e digitar a senha 49985. Além de não participar de nenhuma promoção, percebam os erros de “portuguêis”. O incrível é que muita gente que não percebe esses “detalhes” e se sentem tentada a responder a mensagem… Se liguem!!! Não vacilem!!! Abraço a todos!