Falso anúncio da NASA engana muita gente

Falso anúncio da NASA, engana muita gente e captura e-mails dos mais empolgados e crédulos

Remember 13th November

Vi pela primeira vez isso ontem, circulando pelo Facebook (claro), e hoje resolvi entrar pra ver do que se tratava. Um hotsite muito bonito e atraente, com a marca da NASA, dizia que no dia 13 de novembro haveria um anúncio bombástico, algo que abalaria as estruturas da Terra e nossa história nunca mais seria a mesma. Com vários botões de compartilhamento, o site pedia que você divulgasse e, claro, para receber em primeira mão, você poderia cadastrar o seu e-mail.

É uma óbvia balela. Todo mundo que se inscreveu até agora certamente será bombardeado de SPAM após alguns dias ou semanas, ou mesmo receber um e-mail explicando que tudo se tratava de algum marketing viral. O certo é: É MENTIRA!

Porque o anúncio da NASA é FALSO

Existem vários motivos para concluir que se trata de algum viral ou scam mesmo, para capturar e-mails. Vamos aos fatos, para que você também tenha certeza e não coloque lá seu endereço eletrônico e não mais divulgue esse embuste:

Anúncio no site da NASA

1. A NASA está com atividades paralisadas desde o início da semana, por conta dos problemas com o Orçamento do Governo Americano. Por isso, apenas alguns funcionários e serviços indispensáveis à sobrevivência dos astronautas que estão em missão fora da Terra ainda estão ativos. Todo o resto foi desativado temporariamente, incluindo (pasmem!) O SITE. TODO o site da NASA está fora do ar, com uma mensagem explicando o motivo (grana). Assim sendo, a NASA não deixaria um único hotsite disponível, fora dos seus servidores, sem que isso fosse absolutamente necessário (já que o site principal está fora).

2. O tal site não foi desenvolvido pela NASA. Um WordPress qualquer, usando um tema do Theme Forest, foi instalado num hosting de dedicados (Dacentec) e o domínio foi registrado no NameCheap. Não, por mais que a NASA esteja sem grana, eles não registrariam algo no NameCheap.

Registro do dominio3. O site é assinado como “Bilderbergs; FEMA; NASA”. Procure por “Bilderbergs” no Google. Coisas como Iluminatti, pessoas que governam o mundo, baboseiras de maçonaria, irão surgir. Tire suas próprias conclusões se a NASA assinaria algo assim. Ah, e FEMA é a Agência que regula emergências no âmbito federal, nos EUA.

PS: Há relatos na Internet de que no código havia nomes de “Bynens & Brian Mcallister” como desenvolvedores, mas eu não encontrei isso nem no cache do Google.

4. Esse é subjetivo, mas você se lembra da NASA ter feito algo parecido desde que você se conhece por gente? Exato, eles não fazem “teaser” de descobertas, simplesmente anunciam elas. Sem estardalhaço, sem palhaçada. Muitas vezes, coisas muito legais e importantes passam desapercebidas, sem anúncios, e só quem se interessa pelo tema fica sabendo pelo site.

O próprio formato do site, mais o fato de o site oficial estar desativado e não poder negar rapidamente, os criadores usarem a curiosidade como forma de atração e divulgação do site (viraliza rápido), já mostra que a intenção é a coleta dos e-mails, talvez difusão de algum malware, talvez apenas promover alguma marca depois. Quem sabe? O importante é que é mentira, não espalhe, não se cadastre, e para todo mundo que compartilhar isso, mostre esse texto aqui.

PS: A verdade está lá fora 😉

Comentários sobre "Falso anúncio da NASA engana muita gente"