Facebook publicou seu preço de adesão. Facebook ouro?

Mensagem falsa sobre cobrança de adesão ao Facebook pede aos usuários que reproduzam um texto informando da cobrança, mas é apenas boato

Voltou a circular no Facebook o boato de que ele será cobrado. Já rolou no Orkut, no Instagram, no WhatsApp e até no Hotmail. A mensagem não é nada criativa e incentiva as pessoas a copiarem uma mensagem qualquer em suas timelines, para “evitar” a cobrança.

Vamos por partes, porque essa chega a ser bem engraçada.

  • “Agora é oficial. Saiu na midia.” Em que midia? Onde estão os links para provar o que a mensagem diz? Você assistiu em algum telejornal ou, sei lá, viu em algum site? E se é “oficial”, não deveria estar no próprio Facebook, através de suas notificações?
  • A próxima frase diz que o Facebook “acaba de publicar” seu “preço de adesão”. Por adesão, subentende-se cadastro, certo? Bom, você já “aderiu” ao Facebook, portanto, não deveria precisar pagar. E se o FB publicou, onde foi? E por que o valor está em EURO, já que a empresa é norte-americana?
  • Aí vem a parte engraçada: se você colar no mural, está livre da cobrança. Ora, que empresa decidiria cobrar por seus serviços e simplesmente isentaria quem divulgasse a cobrança?
  • E fica pior: seus dados se tornarão públicos, mesmo os que você excluiu. Isso “amanhã”. Aham! E essa mensagem está rolando há dias. Aham! E você acreditou!
  • O apelo para divulgar a mentira se baseia no “não custa nada”. Bom, não custa nada também PENSAR um pouco.

O Facebook é grátis e sempre será

Facebook é gratuito para sempre

O Facebook não cobra nenhum tipo de taxa para sua adesão. E promete, direto na primeira página de cadastro, nunca fazer esse tipo de cobrança. A empresa ganha dinheiro com anúncios, e muito. Eles sabem que se cobrarem o acesso à ferramenta, as pessoas migram para outro site e pronto.

Não acredite nessas bobagens e não repasse. Indique essa página aqui para seus amigos que estão colando essa mensagem em suas timelines.

Mensagem original “Facebook será cobrado. Facebook ouro”

Facebook Ouro

Mensagem texto “Facebook será cobrado. Facebook ouro”

Agora é oficial. Saiu na midia. FaceBook acaba de publicar o seu preço da adesão, taxa de €5,99; para tornar membro ouro e manter a sua privacidade como está.
Se você colar isto no seu mural estará livre dessa cobrança.
Caso contrário, amanhã suas publicações podem tornar-se públicas Mesmo aquelas mensagens que você excluiu ou fotos quem não autorizou.
Afinal não custa nada copiar e colar.

Mensagem recebida via Facebook em 26/05/2013

Comentários sobre "Facebook publicou seu preço de adesão. Facebook ouro?"