Evite problemas na Black Friday

Confira as dicas de como se prevenir e evitar cair em golpes durante a Black Friday

Black Friday Brasil

A Black Friday, data tradicional e consagrada no comércio estadunidense, já acontece no Brasil há 3 anos, mas ainda está longe – bem longe – do que ocorre nos EUA. Por lá, como forma de fechar o ano e até agradecer as conquistas (o Black Friday é sempre realizado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças), os comerciantes praticam descontos bem generosos e sem muita discriminação de produtos. Já no Brasil…

O evento por aqui já foi alvo de piadas, processos, penalizações do PROCON e muita, mas muita propaganda negativa em tudo que é mídia. Como participei da organização em 2012, pude acompanhar a enxurrada de denúncias e jargões como “Black Fraude” e “tudo pela metade do dobro”. E o pior: não poder fazer muita coisa, pois os lojistas fizeram e fazem até hoje a velha jogada de aumentar o preço dias antes do evento para aplicar um desconto falsamente generoso, quando na verdade é bem pequeno ou NENHUM em algumas vezes.

Como evitar cair em golpes na Black Friday

Desde golpes de marketing até golpistas de verdade que aproveitam o dia para montar lojas falsas, o consumidor está exposto a todo tipo de ilusão na Internet, mas ainda mais durante a Black Friday. Felizmente, a cada ano, as ferramentas para proteção do comprador se ampliam e melhoram. Veja abaixo algumas das opções que estão disponíveis para te ajudar a não ter problemas e denunciar os espertinhos.

Sites não recomendados pelo PROCON de São Paulo

O PROCON/SP mantém uma listagem de sites não recomendados, baseado no número de reclamações dos consumidores a respeito de compras não entregues e problemas de pagamento (golpe, né? vamos ser claros). Ontem eles anunciaram uma atualização especial para a Black Friday. São sites em que você tem MUITA chance de ser enganado e perder o seu dinheiro, caso não acate a recomendação do PROCON. Acesse e guarde, porque o Black Friday passa, mas a recomendação permanece.

Lista atualizada de sites não recomendados (PDF)

Confira se o preço baixou de verdade

O site Baixou é um webapp bem interessante. Ele guarda registros de produtos e seus preços em diversas lojas da Internet, monta gráficos e oferece alertas para que o comprador consiga aproveitar bons descontos e promoções (de verdade). O Baixou lançou recentemente o BaixouAgora, uma extensão para o navegador Chrome, que facilita muito as compras de última hora, como a Black Friday. Ao acessar a página de um produto que esteja registrado pelo Baixou, uma barra de informações é exibida direto no site, possibilitando a comparação do preço na linha do tempo, para você acompanhar se houve maquiagem de preços ou se o produto está mesmo em promoção.

BaixouAgora, extensão para o Google Chrome para acompanhar preços

ReclameAqui no Black Friday

Encontrou esperteza durante a Black Friday? O site ReclameAqui, uma referência nacional de reclamações de consumidores de produtos e serviços na Internet, fechou uma parceria com os criadores do Black Friday Brasil, facilitando as denúncias e providências contra sites que estejam participando do evento e não estejam respeitando você, comprador. Preços maquiados, problemas no site, anúncios errados, qualquer tipo de problema relacionado aos produtos anunciados pode ser relatado através do hotsite específico do RA.

Hotsite do ReclameAqui para denúncias da Black Friday Brasil

Denúncias direto ao PROCON

Nem todas as lojas engajadas no evento estão participando do site oficial, portanto, você não está restrito a reclamar apenas das participantes. Se não dá pra reclamar no hotsite do ReclameAqui, vá direto ao ponto e registre sua reclamação no PROCON. O órgão está fazendo plantão na data e atenderá aos consumidores que relatarem as infrações via Twitter (use a hashtag #DeOlhoNaBlackFriday), Facebook ou no site oficial do PROCON/SP. Não dê mole, reclame mesmo, denuncie mesmo.

Com todas essas informações, não tem como você perder dinheiro na Black Friday, hein? Então, se prepare e…

Boas Compras 🙂

Comentários sobre "Evite problemas na Black Friday"