Eventos que rolaram nos últimos meses

Sei que estou em débito com o blog faz tempo e fico tranquilo com o fato de vocês saberem que quanto menos escrevo aqui, mais coisas eu posso fazer pela blogosfera, desde que assumi o BlogBlogs. Mas não posso e nem quero simplesmente abandonar esse espaço, que além de ser o principal motivo do meu […]

Sei que estou em débito com o blog faz tempo e fico tranquilo com o fato de vocês saberem que quanto menos escrevo aqui, mais coisas eu posso fazer pela blogosfera, desde que assumi o BlogBlogs. Mas não posso e nem quero simplesmente abandonar esse espaço, que além de ser o principal motivo do meu trabalho, é algo que eu gosto de fazer – e me angustia í s vezes por faltar-me tempo.

Como nas últimas semanas aconteceram alguns eventos interessantes, alguns dos quais eu participei, e também por estarem para ocorrer mais alguns, resolvi fazer um post-resumo para vocês acompanharem. Alguns deles ainda rendem posts futuros, assim que eu conseguir terminar.

SMX Expo – Agosto

O tal Search Marketing Expo que rolou no iní­cio de agosto deixou muito a desejar. Desde a organização do evento, bastante confusa, com falhas de horários e infra, até o formato que inviabilizava um bom conteúdo. Foram vários painéis com diversos painelistas cada, fazendo com que cada um tivesse apenas 10 a 15 minutos para expor seu conteúdo sobre o tema.

Alguns dos nomes presentes vieram de muito longe e tinham muita coisa para falar… shame. Foram cortados no meio ou tiveram que literalmente correr com suas apresentações para dar tempo de terminar. Os outros, que sabiam do formato provavelmente, nada mais fizeram que jabá. O ambiente, dividido em duas salas – corporate e advanced – nada tinha de novo a acrescentar e frustrou a platéia, que pagou caro e foi mal servida. Shame.

O mais interessante foi justamente o último painel, composto por usuários de Internet, teoricamente o público alvo da maioria dos profissionais presentes. Digo teoricamente porque as atitudes e respostas dos usuários foram contra a maior parte do que foi dito durante todo o SMX e uma conclusão do que muitos de nós já sabemos: usuário médio tem cegueira para anúncios. Numa busca orgânica feita por vários dos presentes, observamos com interesse NENHUM deles clicar num link patrocinado dos resultados de busca. 🙂

Seminário INFO Redes Sociais – Agosto

Sem muitas novidades para quem vive de Midia Social, o Seminário INFO se mostrou um evento médio em conteúdo, mas mesmo assim relevante. Com uma organização muití­ssimo bem feita (aprendam, SMX), participantes de diversas áreas e bons palestrantes, valeu a pena a presença não só pelo networking.

Infelizmente, como todo evento desse tipo, muito jabá e um ou outro equí­voco não passou despercebido. Mas pisada na boal mesmo foi justamente o painel que envolvia blogueiros. Com o tema nada batido “Blogs Corporativos”, deixaram de convidar pessoas que poderiam ter muito o que falar sobre o assunto com propriedade e acabaram misturando, desde a pergunta inicial do moderador sobre as “geladeirinhas da i9” (qual a relação da campanha com o tema?) í  participação do blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, que foi armado de más intenções e sua vasta experiência sobre o tema (?!?!?) para “causar” (e causou, pegando os outros blogueiros direitinho). Sobrou espetada pra todo lado e o tema do painel… bem, qual era o tema mesmo?

BlogCamp SP 2008 – Agosto

O grande encontro que realizamos eu, a Lúcia Freitas e o Tonobohn no ano passado, repetiu-se esse ano. A idéia era fazer algo para um público entre 300 e 500 pessoas, mas não conseguimos espaço para tanta gente. Acabou sendo realizado no Gafanhoto por obra e graça da 100% Lu Freitas com a fiel e importantí­ssima ajuda do nosso amigo Ricardo Cobra. Esse ano, nem participar direito eu consegui, infelizmente.

Mais apertado que ano passado, as vagas não deram pra quem quis, mas o calor humano foi beneficiado com isso ;-). Encontrar amigos, bater papo sobre alguns temas, apresentar projetos pessoais, abrir a discussão sobre assuntos em comum, tudo com democracia, todo mundo pode falar. Esse ano ainda tivemos uma experiência com oficinas, que foi bem recebida pela comunidade e está incluí­da no calendário para os próximos eventos.

Mais relatos na Lúcia, Cobra, Lu Monte, .faso, Yassuda, outros blogs e fotos do Flickr

Digital Age 2.0 2008 – Outubro

Até o momento, o evento mais interessante de 2008 foi, sem dúvida, o Digital Age. Não sei se pelo fato de estar presente na maioria dos eventos de tecnologia e Internet, ou quem sabe porque os palestrantes são quase sempre os mesmos e os assuntos giram em torno da mesma temática (ou quem sabe tudo isso junto), há sempre a sensação de “mais do mesmo” e ficamos felizes pelo networking, encontrar os amigos, etc. Mas quem paga caro para ir a um evento desses, quer mais do que pode ser oferecido em um #NerdsOnBeer, certo?

O Digital Age é um evento voltado a negócios digitais. Na platéia há muitos conhecidos, no palco, alguns, mas em sua maioria, pessoas que não esbarramos diariamente, potenciais clientes, parceiros, concorrentes, etc. Gente de diversos skills e os mais variados ní­veis de conhecimento em tecnologia e Internet. O grande barato é poder discutir mais que “mais do mesmo” e observar o feedback das pessoas, sob sua perspectiva. Diversidade.

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de outubro, no WTC / SP, e trouxe pessoas inteligentes e interessantes, dentro e fora do palco. Realizado pelo pessoal do IDG Now!, levou esse ano 20 blogueiros como imprensa (ano passado convidaram 8 e foram 2: eu e o Fugita), palestrantes internacionais e nacionais, e teve um dos LiveStreams mais participativo de todos. Quase 1.500 interações em 2 dias de evento, tempo médio de permanência de 50 minutos. Um recorde!

Outros virão

Como o texto acabou levando mais tempo do que eu imaginava, deixo a parte dos eventos que ainda não aconteceram para um próximo post. Espero que possa escrevê-lo enquanto eles ainda sejam “próximos eventos” e não mais um resumo do que passou. 😉

It’s a great post. Thanks and continue sharing.

I like Your Article about Eventos que rolaram nos 탺ltimos meses í‚» Tecnocracia Perfect just what I was looking for! .

Abdelmalek disse:

It\\s actually a great and helpful piece of information. I am glad that you shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

Allegro.pl disse:

This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn\\t know who to ask. Glimpse here, and you\\ll definitely discover it.

Dovie Galo disse:

Great written content and great layout. Your blog site deserves all of the positive feedback it’s been getting.

Cobra disse:

Valeu Netto…só corrige o link para o homem na cozinha, pois o com.br é de um pilantra que só quer vender o domí­nio.

Lucia Freitas disse:

Hey Ho! Pelo menos saiu algo, não seu Netto? OXI. Saudades dos teus textos, homem. Escreve mais, vai?
bj queridão