Economize banda hospedando imagens fora do blog

Com a banalização dos valores de armazenamento, hospedagem ficou muito barato e oferecem vários gigabytes de armazenamento. Com todo esse espaço, os blogs se empolgam no upload para o servidor de suas imagens dos artigos. O problema é a banda contratada, que somando o tamanho do site, o número de visitações e ainda a ação […]

do not hotlinkCom a banalização dos valores de armazenamento, hospedagem ficou muito barato e oferecem vários gigabytes de armazenamento. Com todo esse espaço, os blogs se empolgam no upload para o servidor de suas imagens dos artigos. O problema é a banda contratada, que somando o tamanho do site, o número de visitações e ainda a ação dos bots e spiders, vai por água abaixo e pode acabar antes do mês.

Muitos serviços estão sendo utilizados por blogs que possuem hospedagem própria, que antes eram utilizados apenas por quem não tinha muito espaço ou hospedava no blogger (que não lida muito bem com publicação de imagens). São as hospedagens de imagens gratuitas.

Já utilizo no Balela.INFO o Flickr para armazenar e compartilhar os screenshots das balelas que recebo por e-mail e hoje, durante a maratona, optei por utilizar o ImageShack para testá-lo e quem sabe adotá-lo por aqui.

ImageShackTive ótimas impressões do serviço. Simples e prático, o Imageshack facilita muito a disponibilização de imagens em seu blog, site ou e-mail, usando para isso apenas um formulário disponí­vel no site ou uma barra de ferramentas que instalei no FireFox muito rapidamente.

Flickr logoO Flickr também não fica atrás, com opções muito mais voltadas a criação de comunidades em torno do compartilhamento e também oferecendo ferramentas para upload de fotos tanto no site como fora dele. A grande vantagem do Flickr é a possibilidade de enviar múltiplos arquivos simultaneamente. A do ImageShack é a ausência de limite diário de envio de fotos, por outro lado não existem ferramentas de gerenciamento dessas imagens ou compartilhamento com os amigos, etc.

Em resumo, ambos os sites são bons ao que se propõem, cabendo apenas uma escolha para o fim da imagem. Se precisa apenas de um link externo para inserir em seu artigo, meu voto vai para o ImageShack. E o seu?


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!

Inagaki disse:

Flickr é a melhor opção, mas também costumo usar bastante o Photobucket. Como outros comentaristas já observaram, o Imageshack deixa a desejar.

Eu fiz um post há algum tempo falando sobre os problemas de hospedar suas imagens em um servidor externo: http://www.snascimento.com/blog/blogs/2007/02/26/hospedando-imagens-em-um-provedor-externo-e-uma-boa-opcao/

As questões que relaciono no post, vivencio diariamente, pois estou atrás de um firewall. Este é controlado pelo websense e todos estes provedores já foram catalogados. Sei que muitas empresas o utilizam como referência, sendo assim é bom verificar a importância da imagem no seu post. Além disso, você fica dependendo da hospedagem servir a imagem para que o post fique completo, isto pode aumentar o tempo para carregar sua página.

Seria interessante os bloggers postarem se já lidaram com este problema.

SShaDD disse:

Imageshack eh fria
Em pouco tempo as imagens do site começam a desaparecer pelo uso excessivo de banda.
Prefiro o velho Photobucket mesmo

Eu aconselharia uma olhadinha no Box.Net…. ele para o quesito FOTOS não sei se consegue competir com esses 2 (que são exclusivos para isso)… mas em termos de compartilhamento de arquivos e disco virtual, o box.net é simplesmente SHOW DE BOLA!

Thássius disse:

Photobucket permite criar galerias e envio de vários arquivos de uma só vez.

Matt disse:

Experimenta o http://www.photobucket.com/

Antes eu só usava o imageshack, mas com o Photobucket eu tenho muito mais opções.

😉

Andre Santos disse:

Eu sempre uso o http://www.putimg.net para hospedar minhas imagens. Sou meio suspeito para falar, pois o site é meu. Não tem área para usuários cadastrados ainda, mas é facil e hospedar suas imagens lá.

Lu disse:

Já usei o imageshack, mas semana passada tirei a última imagem (que eu me lembre) que tinha por lá. Ele tem o mau hábito de sumir com elas de vez em quando. Atualmente, uso só o Flickr, mas tenho ouvido falar bem do photobucket.

Ainda bem que não entrei na maratona – o Virtua caiu e só voltou agora. Nem pude acompanhar os posts… 🙁

Fico com o flickr.
Hoje também tive que apelar para o imageshack, mas a maioria das fotos foram postadas usando o flickr. Uma coisa que gosto no flickr é a opção de se poder selecionar os tamanhos, uso bastante o tamanho pequeno, pois acho que nesse tamanho ainda da para entender a imagem

Abraços