E os scammers brasileiros descobrem o Twitter

Mensagens diretas via Twitter, enganam o seguidor para clicar em links maléficos, muitas vezes comprimidos, que são trojans disfarçados.

O Twitter há muito já não é mais aquele local reservado onde os übbernerds se encontravam e trocavam figurinhas. Depois de sair em tudo quanto é tipo de mídia, até mesmo na TV, e ter adeptos descoladex, celebridades e afins, o Twitter agora é alvo dos golpistas – “agora” que digo, é no Brasil, porque lá fora isso já estava rolando.

A mensagem é enviada via “direct“, uma forma de trocar mensagens apenas entre as pessoas que se seguem (a forma de adicionar “amigos” no Twitter) e que faz a mesma ter alguma certificação de veracidade. Acontece que a mensagem é maléfica e quem cai na roubada, automaticamente a reenvia para seus contatos, da mesma forma. Engenharia social muito bem feita.

Alguns links chegam comprimidos, o que dificulta a detecção imediata da bandidagem, mas ainda assim, vale a desconfiança antes do clique e as dicas de não baixar nada que você não saiba o que seja e muito menos executar o arquivo baixado. Os 4 “se”, são:

  1. Se houver link, não clique;
  2. Se clicar, não baixe;
  3. Se baixar, não execute;
  4. Se executar, não diga que eu não avisei.

Alguns exemplos de SCAM via Twitter

scam via twitter 1

“olha oq fiz com suas fotos!!!! hahahha” – vai acreditar?

scam via twitter 2

“Olha o twitter desse cara vc vai bolar de rir com isso!!!!” – aqui o link denuncia.

bruninho disse:

A mesma bandidagem do orkut!!!

Será que tem que ser meio tongo (=eu) pra cair nessa!!!!!

A melhor dica foi a 4!!!!!!

Abraços!!