Como usar um HD com NTFS em um MacOS

Eu tenho um HD IDE de 200 GB encostado desde que me livrei de meu último computador desktop. Era um PC rodando bem um Windows XP. Por falta de tempo, preguiça, vergonha na cara e (o principal motivo) nunca ter precisado de nenhum arquivo que estava no backup, não havia ainda comprado um case externo […]

Eu tenho um HD IDE de 200 GB encostado desde que me livrei de meu último computador desktop. Era um PC rodando bem um Windows XP. Por falta de tempo, preguiça, vergonha na cara e (o principal motivo) nunca ter precisado de nenhum arquivo que estava no backup, não havia ainda comprado um case externo para ligar o HD no notebook.

Como ganhei um do Komel (valeu, Mafa!), resolvi ligar e testar se ele ainda estava funcionando, depois de tanto tempo guardado (muito bem guardado, com plástico bolha e tudo). Meu primeiro teste foi ligá-lo no MacBook, pois o único cabo disponí­vel era Firewire e os PCs aqui de casa não possuem essa interface. Liguei, funcionou, belezinha! It’s alive! :)

A primeira coisa que tentei fazer foi renomear o HD, opção que não estava disponí­vel. Imagem abaixo do Disk Utility.

Ao investigar, descobri que o danado estava em modo read-only e comecei a minha caça no Google pelo problema encontrado (query: mac os firewire ntfs read-only). Os primeiros resultados, sites de suporte ao Mac e etc, davam conta de que o Mac não conseguia escrever no NTFS (sistema nativo do XP, além do NT) e que a única maneira seria simplesmente plugar num Windows, fazer um backup, formatar o HD como FAT32 (eca) e daí­ o equipamento estava pronto para ser lido tanto em um Mac quanto em um PC.

Ah tá, eu não aceito as primeiras sugestões que me dão, portanto, mudei minha query de busca para a solução que eu queria (query: mac os ntfs read-write). BINGO!

Como usar um HD NTFS tanto no Windows quanto no MAC OS

1. Baixe e instale o MacFUSE

2. Baixe e instale o módulo NTFS do MacFUSE

3. Reinicie o Mac (queria usar uma solução Windows sem reiniciar?)

4. Plugue e use o seu HD NTFS normalmente

Qual a lição aprendida, turma?

Ao fazer uma busca, nunca foque no problema, mas na solução!

DISCLAIMER: use a solução acima por sua conta e risco. Comigo funcionou, mas não quer dizer que vá funcionar com você necessariamente. It’s up to you, guy!

Thanks to Leon Ho’s how-to @ LifeHack

Comentários sobre "Como usar um HD com NTFS em um MacOS"

3 comentários arquivados em “Como usar um HD com NTFS em um MacOS

  1. Tiago Bugarin -

    Eu tava online. Se tivesse perguntado eu tinha dito. Não, deve ter tuitado :P (tem algum software para twitter que use uma tuita como í­cone?)

    Pra quem não sabe e tem preguiça de procurar saber o MacFuse é baseado no FUSE (File-system in USEr space) do “mundinho” Linux.

    E só pra deixar sabendo (porque eu sou chato :P ) não é obrigatório. É possí­vel simplesmente fechar a janela do instalador quando ele lhe propõe reiniciar a máquina. Como o OS X consegue carregar dinâmicamente os kext (extensões de kernel. não sabe o que é kernel, tá de mais, vai pesquisar!)

    Uso o MacFuse a muito tempo e sempre sigo uma rotina de instalação/atualização que nunca me dá problemas.
    1. desconectar qualquer dispositivo externo que use o MacFuse. (não tenho nenhum disco NTFS sempre plugado mas rotina serve pra isso, pra não esquecer!)
    2. atualizar
    3. reconectar eventuais discos desplugados
    4. profit

  2. Tiago Bugarin -

    OT – A propósito, tem algum script aqui nessa página que faz com que o Safari 4 beta no meu iMac G4 velho de guerra fique se arrastando até que exibe uma tela que permite parar de executar javascripts nessa aba.
    Só pra saber, uso Gmail e Google Reader e vários outros sites carregados de javascript diariamente e só aqui tenho tido problemas.

  3. Manoel outra boa opção é usar o NTFS for Mac (http://www.paragon-software.com/home/ntfs-mac/), que eu uso perfeitamente pois ainda tenho um note rodando Windows, a cada versão nova ele fica melhor, problema sanado e sem maiores transtornos.

    Abs