Como pagar boleto vencido pela Internet?

Com o reBoleto você acessa numa só página os links oficiais para gerar segunda via de boleto vencido via Internet. Atualize boleto no site oficial

Planilha recálculo de boleto

UPDATE 2013 ******

O reBoleto está de volta :) Viva o reBoleto \o/

UPDATE 2012 ******

o serviço de geração de nova linha digitável para boletos vencidos teve que ser retirado do ar, por exigência da Associação Brasileira de Bancos, ABBC.

Recebi uma notificação extrajudicial pedindo a retirada do site, sob a alegação de estar facilitando a fraude em títulos, a confusão de não identificação de pagamentos por parte dos credores e incentivando processos de clientes contra empresas e bancos. Apesar de discordar das alegações e mesmo tendo argumentado em reunião convocada por mim na ABBC que o reBoleto é tão somente uma ferramenta utilizada para o cálculo, com o mesmo poder que uma calculadora ou papel e caneta, e não ter surtido efeito algum, decidi não entrar em nenhuma briga judicial e estou acatando a notificação.

Agradeço a todo o apoio que tenho recebido, elogios e até ofertas de escritórios de advocacia para defender o reBoleto. Muito obrigado mesmo. A decisão está tomada.

Para todos vocês que me conhecem e ao meu trabalho, em breve terei novidades sobre esse site. A funcionalidade de regerar boletos já era, mas o reBoleto está longe de estar morto ;-).

VIVA O REBOLETO!

———————————

POST ORIGINAL ABAIXO

Há algum tempo, em meados do ano passado mais precisamente, descobri em uns fóruns na rede qual a técnica utilizada para “revalidar” um boleto vencido e, dessa forma, evitar enormes filas de bancos só para calcular multa e juros. Matemática básica eu sei fazer tranquilamente em casa, por que diabos deveria enfrentar filas? Foi quando criei uma versão pessoal, em JavaScript e feita de qualquer jeito, de uma futura webapp – que por falta de tempo só foi sair agora.

reBoleto : Pague boletos vencidos pela Internet

O reBoleto é uma mini-webapp que foi feita em umas horinhas de folga para não deixar o cérebro viciado. Programar estimula os neurônios, fica a dica. A ideia e a execução são super simples. O usuário que perdeu o prazo de pagamento de um boleto e não tem tempo ou paciência (ou ambos) para pegar filas intermináveis somente para calcular multa e juros por conta de 2 diazinhos de atraso, não precisa mais ranger os dentes. Baste acessar a página do reBoleto e preencher os dados para calcular automaticamente o valor que você deve pagar a mais. E não é só “ilson”, o reBoleto também vai exibir a linha digitável com o novo valor e a data de vencimento atualizada, permitindo a você pagar sua dí­vida sem enfrentar filas. Não é lindo?

Como utilizar o reBoleto

Ao acessar a página do webapp, você vai encontrar alguns poucos campos a serem preenchidos, tudo muito fácil e auto-explicativo.

1. Na primeira parte, você deve digitar o número do seu boleto, a parte numérica chamada “linha digitável”, formada por 8 sequências separadas por espaços ou pontos.

NOTA: os boletos de serviços como luz, água, telefone, não se encaixam nessa categoria, pois são modelos de convênio e podem ser pagos mesmo após o vencimento.

2. No campo “novo vencimento”, você deve preencher a data em que irá pagar o boleto, expressa em dia / mês / ano. Por padrão, essa data vem preenchida com o dia de hoje (hora do servidor, então pode haver diferença dependendo do horário).

3. Os campos seguintes são relativos í s taxas pagas pelo atraso no pagamento. Normalmente, no documento existe a discriminação de um valor para a multa, que é fixo e um valor de juros, expresso em valor diário ou mensal. Para o reBoleto eu adotei o cálculo por dia, então, se o valor no seu boleto vier expresso por mês, divida-o por 30 e preenche o campo.

NOTA: para facilitar o cálculo, eu coloquei tanto o valor multa quanto juros em Reais (R$), então, se o seu boleto contiver valores expressos em percentagem, você deve fazer o cálculo antes de preencher os campos. Qualquer calculadora de 1 real ou a do seu sistema operacional (Windows, Linux, MacOS) possui cálculo de percentagem, então, fica muito fácil.

Após preencher os campos, basta clicar em “recalcular boleto” para saber o valor a ser pago e a linha digitável válida.

Observações importantes

1. Boletos de convênios não precisam utilizar esse mecanismo, eles normalmente podem ser pagos após a data de vencimento, e os valores devidos por atraso são adicionados na próxima fatura. É o caso das empresas de energia elétrica, telefonia, tv a cabo, água e gás.

2. Boletos de cartão de crédito também entram no quesito acima, embora o formato seja o mesmo do que abordamos no reBoleto. Por se tratar de fatura de crédito, as taxas por atraso são acrescentadas na fatura seguinte, junto com as taxas de crédito rotativo (fuja disso).

3. Alguns boletos onde há a instrução de que só podem ser pagos em agências bancárias, não funcionarão com esse sistema. O reBoleto gera a nova linha digitável, mas você não conseguirá pagá-lo via Internet. Isso é uma restrição do emissor do boleto e do banco, portanto, não há o que fazer. A sugestão é ir até um caixa eletrônico e pagar por lá, para evitar as filas das agências.

4. Ainda existem contratos de boletos pré-impressos aos montes. Nesses modelos, geralmente o emissor preenche valor e data de vencimento manualmente ou em máquinas de escrever. Não aconselho a utilização do reBoleto com esses documentos, pois geralmente a empresa emissora controla o pagamento pelo valor (usam geralmente os centavos do pagamento para identificar o cliente), ao invés do “nosso número”, utilizado na maioria das vezes.

Acesse, teste e deixe suas impressões aqui

Gostaria muito de saber das opiniões de vocês sobre o reBoleto. Tem alguma dica? Dúvida, talvez? Uma ideia de implementação? Vou adorar ouvir vocês e saber dos seus testes. Se puderem divulgar, também agradeço de monte.

reBoleto : Pague boletos vencidos pela Internet :)

NOTA (última, prometo): Não, o nome do app não tem nenhuma relação com uma certa dancinha que explodiu no carnaval da Bahia esse ano. Eu pensei nesse nome desde que fiz a primeira versão, antes de ouvir falar em “rebolation” ;-).

Planilha recálculo de boleto

Daniela disse:

Caraaaaaaaaa facilitou demais minha vida….
tinha esquecido de pagar um boleto da empresa….e isso me ajudou mtoooo
valewww!! sempre vou usar qdo precisar
Obrigada

Wellyngton disse:

Agradeço esta contribuição, realmente ajuda a economizar o nosso maior recurso, o tempo. É realmente aquilo que se convencionou chamar gentileza urbana, parabens e obrigado.

Paulo Cesar Bezerra disse:

Olá, qual o passo í  passo de ter vários boletos e sempre pagá-los pela minha conta bancária Itaú (ou pagseguro)? Preciso para minha empresa, pegar boletos dos clientes diariamente e pagar com minha conta bancária. Grato pela força.

Fabio disse:

Esse site é ótimo para pagarmos parcelas de financiamento de veí­culos porque as financeiras, depois do atraso, raramente emitem um boleto atualizado pra gente… elas preferem nos dar um cansaço pra já mandar pro juridico fazer a apreensão. Aí­ o que era uma dí­vida de “x” vira uma outra de “3x”, no mí­nimo. Elas sempre falam que precisam estudar nosso caso ou conversar com algum encarregado que NUNCA está ali só pra fazermos contato e passarmos os dados de onde nosso carro fica durante o dia pra já fazer a apreensão mais rapidamente. NíƒO CAIO MAIS NESSA!!

Danilo Buzar disse:

Excelente dica! Há tempos estava procurando por isso…

Manoel, dica sensacional essa pros neuronios, vou lembrar dessa qdo for gente grande :D
Boa idéia de aplicativo tb.. delicious!!

Marcelo de Godoy Bueno disse:

Parabéns pelo seu programa.
Ele funciona perfeitamente, graças ao seu auxí­lio não preciso mais ir ao banco ou entrar em contato com as empresas para emissão de novos boletos.
Obrigado.

Osmar disse:

E não corre o risco de o valor pago ir para uma conta errada?

Manoel Netto disse:

Osmar, no caso do reBoleto, quem garante sou eu ;-)

Dá uma lida no FAQ, tem uma explicação sobre isso.

Djacir José de Melo disse:

Parabéns, fantástico a ideia e o aplicativo, algumas coisas simples demoram ser divulgadas e ou disponibilzadas, fico com a impressão que não interessa para os bancos.
Uma dúvida grande, porque um banco não recebe tí­tulo vencido de outro banco? é alguma normatização do BACEN, ou acordo entre-bancos? ou?????

Lauro Faria disse:

No meu tempo era norma da Camara de Compensação do Banco do Brasil, responsável pela compensação manual dos papeis. Os bancos ainda não estão online entre si, então não tem como garantir que um pagador mal intencionado de aplicar algum tipo de golpe e depois tentar culpar o banco. Até o vencimento todos podem receber os tí­tulos pois estão garantidos, mas após o vencimento cada tí­tulo cumpre uma espécie de contrato, cada cliente pode cobrar um juro diferente, pode estabelecer uma instrução diferente e somente o banco emissor tem conhecimento dessas condições.

Em certos casos, usar essa dica pode significar uma quebra de contrato. Com consequências.

Lauro Faria
http://www.bdibbs.com.br

Lauro Faria disse:

Manoel,

O recálculo da linha digitável do boleto não é tão complicado, o que considero complicado é detectar as exceções de uso desse recurso. Em alguns casos, relativo a alguns tipos de prestações de serviço e contratos, pode haver uma violação de regras e isso pode refletir na comprovação de quitação de uma fatura. De nada vai adiantar apresentar uma fatura paga que pode ser considerada como adulterada.

São casos raros, mas o risco existe.

Lauro Faria
http://www.bdibbs.com.br

Manoel Netto disse:

Lauro,

Você tem razão. Eu adicionei algumas observações lá na página do reBoleto, tipo um FAQ, para elucidar essas exceções. Claro que conto também com o bom senso das pessoas.
No mais, o reBoleto é mais uma prova de conceito. Pra mim, funcionou até agora (já uso o recálculo há um bom tempo, meu timing é péssimo).

Abraço e obrigado pelo comentário.

Lauro Faria disse:

O que mais preocupa é esse “bom senso”, que muitos não tem.

Dei uma lida em seu faq (não havia lido antes) e está bem esclarecedor. A única sugestão é que “force”, de alguma forma, a leitura para evitar problemas.

Em minha opinião, existe um consenso (ou completa ineficiência) entre as empresas que preferem dificultar o recebimento de uma conta vencida. Alguns obrigam o cliente a se deslocar sem necessidade, outros obrigam a procedimentos irreais. Nesse ponto, qualquer ajuda é muito bem vinda.

Com os devidos cuidados… :-)

Lauro Faria
http://www.bdibbs.com.br

Vlamir disse:

Manoel, Show de bola seu sistema cara. Eu só fiquei com uma dúvida: Como faço para descobrir o dí­gito verificador? pois o conceito da data eu descobri, só não descobri a relação com o dí­gito verificador. Se você puder responder eu ficarei muito agradecido.

Abraço

Vlamir

Manoel Netto disse:

Oi Vlamir,

Aqui tem uma boa explicação do cálculo: http://www.guj.com.br/posts/list/24192.java

Abraço

josé carlos batista disse:

Gostaria de receber o boleto com vencimento fevereiro/2010 por meio eletrônico.

Até a presente data não recebi pelos correios e telegrafos.

Respondam-me por favor.

Xexell disse:

Muito legal cara! Idéia excelente, trabalho bem feito.. Mas nos bancos já da pra criar um “reboleto” hehehe.

Manoel Netto disse:

Xexell,
Apenas alguns bancos permitem emitir segunda via de boleto via web (eu sei de dois apenas) e mesmo assim vale apenas para boletos registrados.
Abs

Xexell disse:

Hum.. É verdade, nem todos os bancos estão permitindo. Mas acredito que seja questão de tempo. Geralmente é assim, quando um faz os outros começam a “copiar” a idéia também. E é, apenas para boletos registrados :/ .. Mas eu gostei da aplicação!

Roberto Borges da Silva disse:

Manoel,

Boa noite, dá pra ter esta “poderosa ferramenta” off-line instalada no meu PC, caso eu fique sem Internet, como vou saber o novo código da linha digitável ?

Um abraço,
Betão

Manoel Netto disse:

Betão,

Caso você fique sem Internet, acaba o propósito do sistema, que é pagar os boletos vencidos via Internet ;-).

Quando a Internet voltar, você entra rapidinho no reBoleto e gera, blz?

Abs

Galdir disse:

Excelente!! Salvou um tempo da minha vida agora mesmo pois estava com um boleto vencido na minha mesa! Sensacional!

Thiago Ricotta disse:

Achei super incrivel esse sistema que você fez…
só ficou meio estranho é saber se isso é legal, alterar a data do boleto para pagar atrazado

Manoel Netto disse:

Thiago,
Perfeitamente legal, desde que você pague a multa e juros previstos no boleto, que o sistema te ajuda a calcular.
Abs

Parabéns pela iniciativa, Netto. Acho que os bancos não disponibilizavam este sistema diretamente em seus internet bankings para não dar suporte í  inadimplência, o que é tosco, porque não considera a conveniência para o cliente!

Abraços,

andre disse:

não tenho mas o boleto o que faço

Manoel Netto disse:

André,
O reBoleto só funciona se você tiver a linha digitável original. Como você não tem mais o boleto, vai ter que solicitar uma segunda via ao emissor, que já virá com os valores e data corretas para pagamento.
Abs

Diego Marcell disse:

CARAAAA isso é INCRíVEL. Nunca tinha pensado nisso. Se eu soubesse disso há umas 5 horas atrás eu não tinha perdido 1h de banco hoje.

Próxima fatura que vencer (não querendo que isto aconteça) eu testarei o site.

Parabéns pelo site, essa dica é INCRíVEL !

E vale lembrar que algumas empresas validam o valor pago com base na data de liquidação. Desta forma, se você não informar os juros e as multas conforme previsto no tí­tulo, ele corre o risco de não sofrer baixa.