Saiu resultado do Caso Isabella Nardoni – Pai Confessa. Video.

Mensagem maliciosa se aproveita do Caso Isabella Nardoni para espalhar malwares em computadores de curiosos

Essa mensagem é muito mais um ataque de engenharia social que propriamente um phishing scam. Isso porque ele simula uma situação falsa, mas a imitação do serviço não foi bem feita, sequer se parece com o serviço de envio de vídeos por e-mail do Globo.com. De qualquer forma, ainda se considera um perigo por dois motivos fortes: 1. o Caso Isabella comoveu o país por se tratar de assassinato infantil; 2. o brasileiro é muito curioso e adora acompanhar casos como esse.

O fato é que se trata de uma mentira e o e-mail é utilizado para instalar software malicioso no computador do usuário (sabe aquela história de que a curiosidade matou o gato? Se aplica bem aqui). Dicas de como identificar essas pragas?

  1. Quem te enviou tal vídeo? Não há identificação alguma de ter sido um amigo ou você mesmo ter solicitado (se fosse, lembraria, não é?).
  2. O “jeitão” do e-mail também denuncia. Olha a redação: “pai e madrasta são suspeitos. E confirmam ter …“. Ah, para, ô! Se confirmam, não são mais suspeitos, são réus confessos! E ainda “e” é termo de ligação nessa frase, não cabe um “.” antes dele (fora outros erros).
  3. O remetente do e-mail, dá um saque: GLOBO NOTICIAS <friends@care.ringo.com>. Preciso dizer mais alguma coisa sobre?
  4. Por fim, o link aponta para um arquivo executável (GloboNoticiasIsabella.exe) hospedado em um servidor gratuito (boxstr.com) sem relação alguma com a Globo. Ah! Esqueci de frisar bem que arquivo executável é roubada! Cilada!

Mensagem original (screenshot)

Flickr : Balela do Caso Isabella Nardoni

Mensagem original (texto)

Assunto: Saiu resultado do Caso Isabella Nardoni – Pai Confessa. Video.
Data: Sat, 19 Apr 2008 15:33:35 -0700
De: GLOBO NOTICIAS <friends@care.ringo.com>
Ultima hora: 19/04/2008 18:45Caso Isabella Nardoni:

Menina caiu do sexto andar de prédio em São Paulo; pai e madrasta são suspeitos.
E confirmam ter jogado a criança veja o vídeo com o depoimento da confissão.

Clique aqui para assistir:

Download: 12s 128kbps

Mensagem recebida por e-mail em 19/04/2008

Manoel Netto disse:

Caros leitores,

Os comentários para esse texto foram desabilitados devido ao grande número de pessoas falando, conjecturando, citando hipóteses e por vezes acusando pessoas, sobre o Caso Isabella.

Esse texto não possui nenhuma intenção de comentar sobre o caso em si, apenas cita uma mensagem falsa e que distribui software malicioso para computadores de usuários.

Tomem cuidado, prestem atenção no que leem na Internet e principalmente onde clicam.

Obrigado

Almir Lage disse:

Não cliquem nos links sobre “confissão”, está confirmado que se tratam de virus.