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Blogs encontram o Yahoo! Brasil

A convite do Manoel Fernandes, publisher da Revista Bites, sete blogueiros se encontraram nessa terça-feira com a diretoria do Yahoo! Brasil, em São Paulo. Manoel Netto do Tecnocracia, Lúcia Freitas do LadyBugBrazil, Gabriel Tonobohn do OitoPassos, Edney Souza do InterNey, Marcelus Pereira do MeioBit, Rene Fraga e Samantha Azevedo do GoogleDiscovery e Tiago Mobilon do TecnoBlog estiveram presentes.

Esse encontro, que seguiu quase um modelo de desconferência pois não havia pauta definida, foi muito mais um bate-papo informal e descontraí­do que uma reunião. O que foi bom, por sinal. Tivemos a liberdade de dar sugestões, levantar possibilidades, falar sobre nossas impressões nos blogs e como o Yahoo se relaciona conosco e fazer perguntas í  vontade. Tanto que o Edney acabou pegando o pessoal no contrapé por não saberem responder o que era o Slurp (marca de sorvete? nome de cachorro? não, é o nome do spider de buscas do Yahoo 😉 ).

Mas o encontro foi sério, pessoal, pera lá. A parte do lanche, brindes e piadas foi só pra manter o clima amistoso. Falamos muito de assuntos relevantes tanto para o Yahoo quanto para a blogosfera brasileira (embora tenhamos feito questão de falar que não éramos nem de longe os representantes dos blogs, até porque acreditamos que esse “grupo” se existisse seria pelo menos 20 vezes maior).

Como o papo foi muito mais questionador que conclusivo – mais uma semelhança com o modelo de desconferência – não vou escrever sobre tudo o que falamos, até porque vocês não iam ter paciência de ler tanto texto, mas posso citar algumas coisas que considero importantes e que vale a pena ser debatido.

O Yahoo! quer se aproximar dos blogs

Isso fico claro desde o convite para a conversa, mas o pessoal fez questão de reiterar. A divisão brasileira se sente muito afastada do “acontecimento” blogs e está pensando internamente em várias possibilidades de reverter esse quadro. Falaram sobre possibilidades conjecturadas como uma área no portal que serviria como um “agregador” de artigos de blogs (editados ou não), uma ferramenta de ranking de artigos como o Digg, personalização de APIs, melhorias na busca, etc.

Das elocubrações, o mais interessante talvez tenha sido o agregador de artigos. Uma área contendo referências da blogosfera, selecionadas por um editor e disponibilizadas com o link para o blog. Além de uma puta ajuda com audiência, ainda melhoraria a indexação.

O Panamá vai ser liberado

Assim nos garantiu Guilherme Ribenboim, diretor geral do Yahoo! Brasil. Após ter sofrido uma verdadeira cirurgia para reformulação do seu código, tecnologia, algoritmos, etc., o Panamá será liberado para que nós blogueiros possamos utilizar em nossos projetos. Isso é ótimo, pois teremos finalmente uma opção ao AdSense í  sua altura e não ficaremos tão dependentes do Google. Ainda sem data para isso acontecer.

Pensamento top-down

Em vários momentos da conversa o pessoal tocou num ponto-chave, que revela em parte o interesse ao convidar-nos ao QG: dá para identificar na blogosfera os “neck-tail” – corruptela derivada do long-tail que, no entendimento deles, referenciaria os blogs que geram 80% do tráfego ou possuem maior influência. Claro que isso – em meu entendimento – não existe e talvez não venha a existir mesmo.

Quando se fala em audiência e influência em blogs, liga-se imediatamente a credibilidade. E para se obter esse ingrediente tem que ralar muito, mas ainda assim, pertencer ao grupo que possui credibilidade não é garantia imediata de influência, muito menos de audiência. Perceba, um blog pode ser uma sumidade em determinado assunto, mas o tema não ser popular ou mesmo interessante o suficiente para que influencie pessoas ou mesmo gerar tráfego que o destaque dos outros. Por outro lado um blog pode possuir 20 mil acessos diários e um tempo médio de permanência de 20 segundos – que tipo de influência um blog como esse pode exercer em seus visitantes?

O que pode começar a ocorrer que pode ser considerado um hí­brido do modelo tradicional com o blog é justamente o que está acontecendo desde o BlogCamp. Começam a pipocar redes de blogs, sites coletivos, associações, idéias colaborativas, etc. Um blog sozinho pode não conseguir se destacar na Internet, mas unindo forças com blogs afins é capaz de surgir um novo conceito que será muito bem aproveitado pelas empresas e terá leitores de fora do cí­rculo blogosférico.

Conclusões

Foi uma sondagem. Ponto. Mas isso não tira de forma alguma o mérito deles em promoverem esse encontro, em estarem abertos para ouvir as nossas sugestões e reclamações. Nos disponibilizaram seus e-mails pessoais para esse fim. Obviamente é uma empresa e como tal visa o lucro. Cabe a cada um de nós, não só os presentes, estarmos abertos para também participar de alguma forma nisso tudo.

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