Blogs brasileiros e concorrência

Fui convidado pela Nospheratt para participar de um TAG (uma espécie de MEME com convite) iniciado pelo Carlos Carvalho. Ele quer provar com sua iniciativa que os blogs brasileiros não se consideram concorrentes e que (nós, blogueiros) somos unidos. Em parte eu concordo com o Carlos, estando mais de acordo com a opinião na Nospheratt. […]

mcDonaldsFui convidado pela Nospheratt para participar de um TAG (uma espécie de MEME com convite) iniciado pelo Carlos Carvalho. Ele quer provar com sua iniciativa que os blogs brasileiros não se consideram concorrentes e que (nós, blogueiros) somos unidos.

Em parte eu concordo com o Carlos, estando mais de acordo com a opinião na Nospheratt. Os bloggers – ou blogueiros – brasileiros estão mais para unidos que para concorrentes, mas não deixa de acontecer o segundo caso. Não que as pessoas tomem atitudes para prejudicar o colega ou roubar assinantes e leitores. Mas blogueiros colegas geralmente trocam informações sobre rendimentos e crescimento dos seus blogs, no intuito claro de competição. Parece-se muito com a época em que comparávamos nossas notas da escola para ver quem se dava melhor nas provas. Competição saudável.

Como a TAG pede, indico abaixo outros blogs com assuntos relacionados aos que trato por aqui, que (se quiserem) deverão dar continuidade ao processo.

BR-Linux.org – Como o próprio nome já diz, trata-se de um blog sobre o sistema operacional opensource e free GNU Linux. Além de notí­cias do mundo livre, o site possui artigos de opinião e até vagas de emprego. Vale conferir.

fechaTag – Blog do meu amigo Élcio Ferreira, um dos donos da Visie, figura presente na Internet brasileira e profissional muito competente. Confira o artigo sobre Google e massa crí­tica.

Revolução Etc – Quando comecei a ter vontade de criar meu blog, um dos caras que me inspiraram foi o Henrique. Outra figura muito competente e uma referência em web standards, usabilidade, arquitetura da informação e “etc”.

TechBits – o Alexandre Fugita faz um ótimo trabalho em seu blog com notí­cias, artigos de opinião e novidades do mundo da tecnologia. Dê uma olhada no mistério dos DVDs do Vista.

Dudu Tomaselli – Essa figura mantém um blog bacana que fala de tecnologia de uma forma descontraí­da. com humor e opinião. Dá umas dicas interessantes, como essa lista de blogs que ensinam a ganhar dinheiro com blogs.

E você? Tem um blog parecido com o meu? Quer dar andamento a esse papo? Esteja í  vontade e comente por aqui.

Jonny disse:

URRU!!!

Será que algum dia incomodarei o Tecnocracia?? rs rs rs

Abraços!

Concordo plenamente com esta posição… Creio que não seja só no Brasil não… Na blogsfera em geral, quem tem esse pensamento extremista de “concorrentes”, corre sério risco de se dar mal. Quando se trata de blog, se trata também de google (de onde vem nossos visitantes mais rentáveis), e a troca de links é fundamental para manter o pagerank forte… Além disso, tendo respeito com seus “colegas blogueiros”, respeito terás de seus colegas e leitores, e isto ajuda muito a promover o nome de seu blog…

Quando criei o Antenando, deparei-me com outros blogs, que teoricamente seriam “concorrentes”, como o Digital Drops, e o Tech Blog (hoje TNow)… Confesso que exitei um pouco para conhecer os devidos administradores… Mas hoje, sou amigo do Nick Ellis (do Digital Drops), que é um cara super bacana e desejo tudo de bom para o blog dele… pois esse é um cara que merece sucesso devido a tamanha dedicação… idem para o pessoal da TNow. O que eu faço é sempre postar matérias diferentes das postadas principalmente nestes 2 blogs, além dos outros parceiros de meu site.

Vira e mexe surgem novos blogs de tecnologia, e creio que em nada afete diretamente ou em grandes proporções nas visitações e assinantes do meu blog… Sendo assim, por que encará-los como concorrentes e não como colegas?

Troca de experiência é válido para tudo!

É mesmo, nem notei que era o Ronald!

gabrielgalvao disse:

A foto do Ronald no Burger King tá muito boa !!!

dudu disse:

Concorrente é concorrente!
Vou colocar nofollow em todos os links pro Tecnocracia.

Valeu mesmo pela indicação. Um pequeno no meio dos grandões.

Hum… agora tenho um concorrente declarado. Guerra!!!

Brincadeiras í  parte, valeu por me indicar. Ainda mais ao lado de grandes nomes da blogosfera brasileira!

Abraços!

Obrigado pelo convite! Achei o tema pouco adequado í  pauta usual do BR-Linux, por isso preferi tratar do assunto em um post no Efetividade.net. Já está no ar por lá! []s