BlogCamp 2007. Vamos organizar?

Com a crescente visibilidade que os blogs têm atingido – embora ainda não sejam merecidamente reconhecidos como geradores de conteúdo e fonte de informação, acredito fortemente que alguns assuntos merecem ser discutidos, conversados, elocubrados, expostos. E já que inventaram um tal “Dia do Blog” (BlogDay) e o mesmo é 31 de agosto – pela semelhança […]

Com a crescente visibilidade que os blogs têm atingido – embora ainda não sejam merecidamente reconhecidos como geradores de conteúdo e fonte de informação, acredito fortemente que alguns assuntos merecem ser discutidos, conversados, elocubrados, expostos. E já que inventaram um tal “Dia do Blog” (BlogDay) e o mesmo é 31 de agosto – pela semelhança que 3108 tem com a palavra Blog – poderí­amos aproveitar e montar um BarCamp sobre Blogs. Que tal?

Centenas de assuntos podem ser discutidos nessa desconferência, embora alguns sejam reconhecidamente necessários e podem ajudar tanto os blogs a começarem ou continuarem a gerar bons conteúdos e se profissionalizarem, como mostrar os blogs a quem não os conhece, tentando minimizar a associação com diários virtuais (somente). Sugestões:

  • Blogs são diários virtuais?
  • Rentabilização em blogs
  • Posicionamento dos blogs em relação í  midia tradicional
  • Furos de notí­cias por blogs
  • Blogs como ferramentas de acesso ao público
  • Promoções e Concursos em Blogs
  • Como anda a conversação nos blogs brasileiros
  • Blogs como negócio. O quanto você investe no seu?
  • Blogs coletivos. Isso funciona?
  • Quando deixa de ser blog e vira site?
  • Probloggers vs Funbloggers
  • Programas afiliados. Você é fiel?
  • Memes, Tags e Buzz
  • Artigos patrocinados. Deixar claro?
  • Blogs como ferramentas de socialização.
  • Feeds. Você usa/incentiva?
  • Desmistificando os Trackbacks e pingabacks

Conclamo-os, blogueiros, ex-blogueiros e futuros blogueiros, sejam probloggers, funbloggers ou qualquer outra denominação, a fazer acontecer esse evento. Vamos discutí­-lo no grupo criado para isso, dar sugestões, mobilizarmo-nos e criar esse que, se conseguirmos fazer bem, pode se tornar anual e referência no tema. Quem topa?

[tags]BlogCamp2007, Blogs, Blogosfera, Internet[/tags]

Raquel Elena disse:

Gostei da idéia e obrigada por divuldar a data do Dia do Blog. Devo postar alguma a respeito!
Abraços

cardoso disse:

Primeiro, obrigado pelo Convite, Manoel.

Quanto ao Blogcamp, a idéia me parece ser bem interessante, só acha a data muito próxima, para fechar um projeto e correr atrás de patrocí­nio. De qualquer forma, ao site do barcamp…

Felipe Rocha disse:

Ótima iniciativa e estou nessa, mas o problema maior mesmo é a definição do local!

Diego Xavier disse:

Muito bom, eu topo, o único problema é o local.

Tonobohn disse:

Manoel,

É melhor fazer um update no post explicando melhor o que é o modelo do BarCamp. Pelo que vi muitas pessoas ainda não sabem o que é e como funciona.

Eu acho uma excelente idéia.
Acho que vale sempre a pena montar bons eventos, com conteúdo e focados em um assunto que esteja sempre crescendo como é o Assunto dos Blogs e das infinitas possibilidades de futuro que temos!

Acredito que podemos pedir alguma ajuda aos organizadores do BarCamp ou outras empresas que organizam feiras e eventos. Eu tenho contato com algumas se acharem necessário.

Também acredito que em SP seja melhor, pois toda a estrutura que a cidade oferece, além da centralização de um maior número de Blogueiros ajuda muito. Além da maior facilidade de se conseguir apoio de mí­dia espontâneas em SP, tendo a maior parte dos grandes veí­culos de cominicação sua sede ou filial em SP.

Seria muito importante conseguirmos apoio também de alguém que seja muito bom em assessoria de imprensa pois facilitaria o contato e divulgação da mí­dia sobre o evento.

Acredito que esta é uma excente oportunidade da comunidade de Blogueiros Brasileiros se levantar e mostrar a cara. Acredito que com a devida organização, o evento pode até contar com apoio do Google ou Yahoo e outros Grandes canais.

Abraços
Rodrigo Schmidt
Estou a disposição para ajudar no que for possí­vel:
sucesso@emporiodosucesso.com.br

Lu disse:

Adorei a idéia e, se conseguir um dia na senz-, digo, no trabalho, comparecerei ao evento. Só não me aventuro a falar (nada para ensinar, só para aprender), nem a organizar (total inexperiência). Mas seria ótimo conhecer o povo com quem converso quase todo dia via email, hehehe.

Opa! Eu topo. Posso falar sobre analí­stica (análises + estatí­sticas).

Tonobohn disse:

Manoel,

Não acha bom entrarmos na lista do BarCamp para discutir isso? Lá já tem bastante gente inscrita e esperando novos eventos. Inclusive o André que pode ajudar bastante.

http://groups.google.com/group/barcampsp

Ostrock disse:

Falta achar só mais um, pq pra londrina eu vou fácil…

hahaha

vamos realizar isso mesmo.

Manoel Netto disse:

Eu adoraria se fosse em Londrina, mas seria uma utopia achar que tem mais que 5 blogueiros daqui e mais que 2 que viriam pra cá ;-).

Meu voto é SP por conta da centralização mesmo. Tem mais blogs por lá, é mais fácil pegar uma promoção de passagens pra lá, tem sempre um conhecido disposto a ceder um sofá pra quem chega e umas pousadas baratinhas. Além de ser relativamente mais fácil encontrar ajuda para organizar o babado.

Inscrevam-se no site do BarCamp e vamos discutir as melhores estratégias.

j. noronha disse:

Ótima idéia, melhor ainda se for em Porto Alegre 🙂 .

Tonobohn disse:

O único problema que vejo é onde realizar o BlogCamp. A maioria dos blogueiros fica em São Paulo, mas muitos estão “espalhados” pelo Brasil, inclusive você.

Mas ok, vamos discutir isso por lá.

Elza disse:

í²tima idéia!!
Se houver um espaço para blogs como o meu, quero participar sim, acho muito importante estar dentro destas manifestações!
=]

Leo Baiano disse:

Levanta uma mão só ou as duas?

Na dúvida:

0/

/

Estou dentro!

ótima idéia, me inclua nessa =)