BBB8, Bloglog, layout novo. Será que a Globo entendeu a Web 2.0?

Nos últimos dias temos acompanhado alguns lançamentos da Rede Globo “inspiradas” no que convencionamos chamar de Web 2.0. Primeiro foi uma mudança radical em seu layout da home, simplificando (até demais) tudo, tornando extremamente leve, usando DIVs ao invés de tabelas (o que não significa exatamente seguir os padrões web), usando tags e outros elementos […]

Globo BBB8Nos últimos dias temos acompanhado alguns lançamentos da Rede Globo “inspiradas” no que convencionamos chamar de Web 2.0. Primeiro foi uma mudança radical em seu layout da home, simplificando (até demais) tudo, tornando extremamente leve, usando DIVs ao invés de tabelas (o que não significa exatamente seguir os padrões web), usando tags e outros elementos vistos em blogs e serviços dessa geração. Simplificou demais, acabou ficando pobre, sem graça.

Na sequência, foi lançado o Bloglog (Que poderia se chamar Globolog ou Glob, hã?) – um serviço que agrega blogs de globais e outros famosos, que em sua grande maioria nunca tinha visto um blog na vida. Dá pra ver por exemplo, o blog da Fani do BBB, da Ana Maria Braga e da Angélica. A iniciativa é até bacana, quem sabe isso seja um caminho para a popularização dos blogs. Hummm não, acho que não. Quem vai ler blog de artista, a não ser os adolescentes?

Por último (quer dizer, até agora) e não menos gerador de buzz, o BBB8Big Brother Brasil 8 – está fazendo sua seleção em parceria com o site de relacionamentos 8P (meio que um Orkut brasileiro mais bonitinho). Os participantes criam o seu perfil, adicionam fotos, ví­deos, criam comunidades, adicionam amigos, etc e são votados e rotulados pelos visitantes (“Delí­cia“, “Pra Casar“, “Bizarro“, etc). O detalhe é que no rodapé tem uma mensagenzinha bem direta: os votos agregados pelos perfis não implicam na seleção do candidato. Ora, isso é óbvio! Ou alguém achou que a Globo iria organizar um projeto realmente colaborativo e deixar que as pessoas escolhessem seus candidatos, independente das questões cosméticas, sociais, psicológicas (ou psicopáticas) que a Globo pondera em cada candidato a 1 milhão de reais?

Não. A Globo não entendeu a “segunda onda“, a Web 2.0, o colaborativismo. Da mesma forma que alguns sites de notí­cia também não entenderam – embora alguns achem uma maravilha terem adicionado comentários (moderados) e tags. Grande coisa! O que essas empresas estão fazendo é adequar o seu formato para algo que seja mais parecido com o que é consumido hoje na Internet. Só isso. Estratégia mercadológica.

Isso é ruim? Não! Sempre haverá espaço para grandes e pequenos produtores de conteúdo, sempre haverá espaço para produção colaborativa e sempre haverá público para todos os tipos. O importante é saber identificar quando algo ou alguém quer te enganar, fazendo-se passar pelo que não é, oferecendo um produto que não está entregando, em troca da sua atenção. Usuário não é trouxa.

Compare preços de: CDs do Big Brother, Trilha Sonora, Carro BBB, Mini-system

rosy disse:

eu sou rosy e eu queria sabe os novos participates bbb 8

Rodrigo disse:

Manoel Netto, né?
Concordo que os blogs estão se movimentanto mas a globo com certeza vai dar um empurrão nesse movimento ou você acha que ela não vai fazer barulho pra divulgação desse novo projeto?

Eu não disse que a globo será responsável pelo salto, eu disse que os blogs ganharam uma popularidade e credibilidade gigante? ou você discorda?

Esse projeto vai trazer usuários novos ao mundo dos blogs vai, ajudar, concretizar a importância dos blogs na internet.

E sobre suas opiniões sobre o layout, você como um incentivador da web 2.0 deveria apoiar, mesmo com erros, pela iniciativa da adaptação de um portal tão importante como a globo.com, você já viu a UOL ou o Terra fazendo um “incentivo” ou tentativa de adaptação da web 2.0?

1º que os blogs nesses portais são apenas mais um serviço, a globo com o bloglog está mostrando que os blogs são mais que um serviço pra “encher linguiça” no portal ou você acha que com o apoio de personalidades e especialistas, vocês blogueiros desconhecidos, não iram ganhar uma importância maior?

Os blogs estão começando a deixar de ser apenas um hobbie e a globo com certeza vai ajudar MUITO.

Lembrando ODEIO a globo, mas tenho que admitir eles vão ajudar os blogs.

Abs…

Manoel Netto disse:

Walmar,

As ferramentas Globolog e 8P já existiam, só estão sendo revitalizadas pela Globo em seus produtos. Isso não é ruim, como eu disse, existe público, principalmente em se tratando de Rede Globo. O artigo é apenas um lembrete para que ninguém pense que a Globo está adotando uma postura dita “web 2.0”, colaborativa e tal. A presença de elementos pode induzir a má intepretação. Agora, pessoalmente, achei meio “má-fé” fazer as pessoas pensarem que os participantes serão escolhidos no 8P pelos próprios Internautas. Queria saber quantas pessoas leram o rodapé que diz o contrário.

Rodrigo,

Eu diria que FELIZMENTE qualquer pessoa pode ter um blog e escrever o que bem entender. Quando foi que o cidadão comum teve esse poder de expressar suas opiniões dessa forma?

Sobre os blogs “ruins” serem beneficiados do salto que os blogs darão, eu discordo. A própria comunidade é o filtro. A propósito, você acha que a Globo será responsável por esse “salto”? Está muito enganado, meu caro. Os blogs estão se movimentando MUITO para que isso ocorra, a Globo está apenas fazendo o que uma grande empresa de comunicação faria: adaptando-se ao mercado.

A respeito de minhas opiniões sobre o layout, elas são minhas, tanto como usuário de Internet (pergunte a outros usuários) como profissional de Internet. Achei pobre sim, feinha e sem graça. Não são teorias, são opiniões, coisa que você vai achar MUITO aqui no meu blog.

Rodrigo disse:

Desculpa,

Mas esses suas teorias são ridiculas…
Você acha que a home da globo.com ficou mas pobre? pelo amor de deus você reparou bem a última versão da home??deu um salto gigante.

Em relação ao que você falou sobre bloglog “em sua grande maioria nunca tinham visto um blog na vida” eles são artistas, celebridades e não uns idiotas que nunca conectaram a internet. Ou você acha que por serem famosos não tem internet em casa? e pra tudo sempre tem a primeira vez e um blog basta saber escrever.

E não é só adolescente que lê blogs de artistas. mesmo por que não tem só artistas, acho que vc deveria navegar no site antes de falar, tem alguns médicos, atletas, jornalistas…

Não estou defendendo a globo, mesmo por que eu odeio a globo e alguns atores roberts que tem na casa.

E se a globo divulgar bem como faz com seus produtos os blogueiros deverão agradecer muito a eles por que os blogs vão ganhar uma popularidade e credibilidade gigante.

INFELIZMENTE QUALQUER UM QUE SABE ESCREVER PODE TER UM BLOG E FALAR OS BESTEIRAS QUE QUISER. E ATÉ ESSES PODEM SE BENEFICIAR DESSE SALTO QUE OS BLOGS VíƒO DAR.

Abs.
Rodrigo

Tonobohn disse:

8P? Oito Passos? ãhn? heheh

Dirceu Jr. disse:

Sempre é muito tempo.

Eu não acho que a home tem sido simplificada “demais” e, de qualquer modo, os nossos achismos não têm como ser comparados com as pesquisas que a equipe da Globo.com fez com seus usuários.

Globolog, se não me engano, já é o nome da ferramenta estilo Blogger da Globo.com

Por fim, eu achei a idéia da rede de relacionamentos do BB8 sensacional. Não importa tanto se as pessoas vão chegar ao programa, só dar ao usuário o gostinho de estar, de alguma forma, participando de um dos programas mais vistos do paí­s já é muito interessante. E foi uma maneira inteligente de atrair o pessoal que estava no Orkut, iniciativa bem mais estrategicamente elaborada do que simplesmente criar um UOLkut da vida.

MaxRaven disse:

Gostei da comparação de brincar de casinha heheh.
A propósito, essa proposta de blogs de famosos não é nova, lembro quando comprei um micro por um programa do governo (FHC) que já vinha “de brinde” 3 meses de assinatura do provedor da globo, ele dava acesso a esses blogs, tinha de td um pouco, Sandy e Jr (que eram os garotos propaganda do programa) e alguns outros, mas acho que não pegou até mesmo por culpa do provedor, nos 3 meses do brinde consegui me conectar poucas vezes, serviço extremamente instável, até o IG era melhor que eles.

Edney Souza disse:

O usuário quer mesmo é o tal do ‘power to te people’ e não brincar de casinha 🙂