[bb.com.br] – DDA – Pessoa Juridica Banco do Brasil

Mensagem falsa simulando o Banco do Brasil, instala trojan dizendo ser módulo do DDA para pessoas jurídicas

Após as tentativas de golpe usando o nome do Bradesco, os pilantras digitais se aproveitam do lançamento do DDA (Débito Direto Autorizado) do Banco do Brasil. Apesar de ser um banco com maior abrangência, talvez esse não leve muita vantagem pelo simples fato de estar limitado às contas de empresas (pessoas jurídicas).

Apesar da diferença, o fato de oferecerem algo “simples e fácil”, bastando “instalar um módulo” e afinal de contas estar mais bem feito – graficamente falando – que o do Bradesco, merece menção e cuidados, pois incautos podem ser ludibriados por essa nova “vantagem” do Banco do Brasil e não prestar atenção nos seguintes pontos que denunciam a fraude:

  • O mais óbvio e principal item a ser observado é o próprio envio do e-mail. Os bancos não enviam e-mails oferecendo softwares para download, processos de recadastramento ou coisas sensíveis como essa. Esses procedimentos são feitos diretamente em suas agências ou em caixas eletrônicos, mediante apresentação de cartão, identificação, senha, etc.
  • Muita gente pode se tocar tarde demais que seu modelo de conta é pessoa física e não jurídica.
  • A informação de que o DDA é obrigatório é falsa. Uma simples consulta no Google com a pergunta “O DDA é obrigatório?” retorna diversos sites, alguns mais confiáveis que outros, com a resposta negativa. Qualquer dúvida pode ser sanada em sua agência bancária.
  • Os links apresentados direcionam para um domínio no exterior: aapj.bb.com.br.whyza.net/aapj/com/BB/sissBB/index.php?DDA.exe_Install. Note que o domínio presente no link é whysa.net, sem nenhuma relação com o BB. Ao clicar o site tenta baixar um arquivo chamado DDA.exe (arquivo executável para quem usa Windows), sem qualquer identificação do correntista.
  • O arquivo baixado foi identificado como um TROJAN pelo site VirusTotal, por 32% das ferramentas de identificação utilizadas. Provavelmente um trojan banker, do tipo que se instala em seu computador para roubar senhas de banco.

Mensagem original “DDA – Pessoa Juridica Banco do Brasil”

DDA Banco do Brasil BALELA

Mensagem texto “DDA – Pessoa Juridica Banco do Brasil”

De: [bb.com.br] <apoiocliente@bb.com.br>
Assunto: [bb.com.br] – DDA – Pessoa Juridica Banco do Brasil.
Data: 14 de novembro de 2009 18:35:47 BRST

Comunicado Pessoa Jurídica,

O Débito Direto Autorizado é um sistema que permite o recebimento em meio eletrônico de boletos de cobrança, atualmente emitidos em papel. A FEBRABAN  lançou essa sistemática no mercado e que passou a ser obrigatória.

Visando contribuir para que seus clientes se preparem para essa nova realidade, o Banco do Brasil lançou a apresentação eletrônica de seus boletos de cobrança registrada pessoa jurídica, que poderão ser visualizados nos canais de autoatendimento.

faça sua adesão ao DDA agora mesmo é simples é fácil é direto DDA Banco do Brasil.

Clique aqui e instale o módulo DDA Banco do Brasil.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Apoio ao Cliente BB pelo email: apoioaocliente@bb.com.br

De segunda a sexta-feira das 7h00 às 20h00.

Copyright © 2009 Banco do Brasil S/A. Todos os direitos reservados.

Mensagem recebida por e-mail em 14/11/2009

 

Comentários sobre "[bb.com.br] – DDA – Pessoa Juridica Banco do Brasil"