Banco do Brasil transforma Internet Banking em Orkut

O Banco do Brasil resolveu refazer o layout do seu Internet Banking, no entanto, o resultado lamentável foi uma cópia bizarra do Orkut.

Sou cliente do Banco do Brasil desde 1997, mais ou menos. Foi a minha primeira conta corrente, aberta e gerenciada por mim. Desde então já fui cliente Bradesco, Bamerindus, Itaú, Unibanco, Santander e nenhum deles conseguiu ser tão claro em seus Internet Bankings, quanto o BB tinha sido até hoje.

Já fazem uns dias que não acesso o BB, mas hoje precisei e fui surpreendido com um aviso de que o acesso iria mudar. Normal, bancos que se prezam fazem upgrades e nós sempre esperamos que seja para melhor, certo? Como todo curioso e early adopter eu cliquei para usar a nova interface. Ora, vai mudar de qualquer forma, então, quero usar antes pra me acostumar.

O que meus olhos viram na sequência, minha mente custou uns bons segundos de paralisia para acreditar.

O Internet Banking do Banco do Brasil virou um Orkut!

É isso, meus queridos. Algum desregulado deu ideias e outro maluco apoiou e algum outro ainda mais desajuizado assinou e autorizou essa insanidade. Olhem a tela abaixo e na sequência meus comentários.

Novo BB : Home

A dashboard do novo Internet Banking do BB. Clique para ampliar.

Layout horroroso

Completamente quadrado, cheio de caixinhas, doendo o olho de tanto azul e amarelo explodindo na tela. Não fosse suficiente, cada item tem um ícone infantil para representá-lo. BB, por favor, não precisa usar as cores da sua marca em completamente tudo o que fazem. É extremamente difícil combinar de alguma forma essas duas cores, elas gritam na cara da gente, incomodam.

Tipão rede social

Onde estão minhas coisas? Onde está o menu super prático no topo com abas por categoria de operação? Sumiu meu resumo de transações logo na home, tudo virou Casa da Barbie, cheio de bonequinhos e bloquinhos. E aquela mega caixa de busca no topo? Eu não estou no Google, não quero buscar nada. Dentro do meu Internet Banking, quero encontrar as informações na tela, de forma fácil e organizada.

Perfil e Amigos?

Agora vocês foram longe. Como é que é? Criar perfil com minha foto e convidar as pessoas com quem eu mais transaciono? Do tipo “fica à vontade, a conta é sua, tira um extrato”? Minhas transações vão ser compartilhadas com meus amigos? Meus buddies vão saber quem são meus outros buddies também? Vai rolar troca de mensagem? “Oi fulano, não me pagou ainda porque? Acabei de ver que você recebeu a transferência do João.”

Segurança abalada

Quem mais viu a tela e gritou mentalmente “OLHA O PHISHING“? Isso vai ser uma porta de entrada absurda para novos golpes. Tem até CAPTCHA nas transações, além da senha (e só). O que vai ter de gente sendo enganada, achando que está num lugar estando em outro, não está no gibi. Péssima escolha, péssima decisão.

Não sei se esse post muda alguma coisa, mas eu precisava desabafar e ao mesmo tempo alertá-los. A gente nem sempre presta atenção no que está fazendo e pode dar um escorregão por aí.

Se puderem divulgar isso aos seus amigos, por favor, façam. E se alguém do Banco do Brasil quiser entrar em contato e bater um papo, fique a vontade. Quem sabe não desistem disso?

<piadinha infame final>Esse então é o Orkut Ouro?</piadinha infame final>

Ricardo disse:

Consertando erros da intervenção anterior:

Site de banco é para operações bancárias; se eu quisesse funcionalidades de uma rede social, aderiria a alguma. Enquanto eu puder acessar o IB do BB na versão antiga, o farei, ela é bem acessível, austera e prática nas (muitas) opções de serviços que este banco oferece.

Sou funcionário do BB e posso dizer: os funcionários ODIARAM isto… Mas como você citou, “Algum desregulado deu ideias e outro maluco apoiou e algum outro ainda mais desajuizado assinou e autorizou essa insanidade.”
Então, a minha sugestão (e a de outros colegas que me trouxeram até esta página) para todos vocês que odiaram isto também, é: acessem os canais de atendimento do banco e façam os “cabeças de planilha” entenderem que não dá para ficar fazendo “palhaçada” com assunto tão sério.

Rauol disse:

Achei horrivel tambem, mandaram muito mal =/

Thomas disse:

sabia que esse design ia dar polêmica, a primeira coisa que fiz depois da infelicidade de ceder a tentação do “Testar nova interface” foi clicar no botão “Versão antiga” e ir direto ao google procurar por “nova versão internet banking bb” e filtrar com resultados de blogs.

Eu sou mais um que achei a mudança horrível. Parece que foi feito pelo “sobrinho webdesigner”..

O ideal era ir melhorando e aperfeiçoando o layout antigo, que estava bom mas dava pra melhorar muito mais.

Cara, quanto ao layout, cores e ícones, não vi o mesmo problema que você não. Achei a distribuição de cores até ponderada e agradável. Agora com certeza a usabilidade caiu bastante. Tiraram um menu útil, rápido e prático pra colocar coisas inúteis e ridículas, como essa idéia absurada da rede social…
Agora, vale a pena destacar as melhorias no aplicativo pra Android que ficou excelente e muito prático, e para as melhorias na usabilidade do home banking no que diz respeito a utilizar o histórico de transações pra fazer sugestões. Isso foi uma excelente tacada.

DK disse:

A todos que ficam dizendo “clica no Usar versão atual e não reclama”: em que mundo vocês vivem? Vocês tem noção de que esse botão não vai ficar ali para sempre, certo? E que essa versão tenebrosa de IB em pouco tempo vai ser obrigatória?

Ricardo disse:

É isto.

Fico torcendo pra ficar a versão antiga o máximo de tempo possível. Meu “relacionamento ” (detesto esta expressão para a situação banco-cliente, como se estivera a lidar com um ser humano) com o BB é 99% via internet e 1% caixa eletrônico; mal conheço minha agência de “relacionamento”. Acho-o um banco extremamente funcional e confiável, e agora eles me vêm com essa…

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI disse:

Deixa relatar mais um fato que ocorreu na AGÊNCIA 3551-3 Banco do Brasil localizado no Shopping Unimart Campinas-SP. Em 20/08/2012 por volta de 10:00hs da manhã foi efetuado um saque no caixa eletrônico, só que o dinheiro não saiu da máquina. Foi registrado o saque, mas o dinheiro não veio. Imediatamente foi solicitado providências, e a atendente disse que o valor seria restituido no dia seguinte na conta. Só que até agora 21/08/2012 às 8:47hs ainda não apareceu essa restituição. Agora a pergunta que fica é a seguinte: pelo fato do erro ser da máquina, e não do correntista isso não era para ser resolvido de imediato??!!! Quer dizer que se o correntista não possui outros recursos em conta ele é obrigado a pagar juros e multa de contas que vencerão naquele dia??!! E isso por erro da máquina??!!! E quanto a restituição, quando virá??!!!! Ou vão enrolar mais um pouco para o banco ficar com o dinheiro??!!! Isso não é ROUBO???!!! Ou inventaram outro nome para isso???!!! Que fique registrado o ABUSO e a falta de RESPEITO.

Rodrigo disse:

O conceito de rede social para a conta corrente faz muito sentido. Mas provavelmente entregaram uma boa ideia em mãos erradas e aí os caras fizeram um monte de penduricalhos que não agregam absolutamente nada, pelo contrário só irritam quem quer apenas fazer transações bancárias o mais rápido possível.

Acho que é excelente não precisar mais lembrar o número da conta do meu pai toda vez que tenho que transferir algo para ele (ponto positivo para isso). Já usar a minha foto, só teria alguma validade se toda vez que alguém fosse fazer uma transferência para mim pudesse confirmar o destino da transação olhando a minha foto.

Algumas perguntas que não calam: PQ SUMIRAM/DIFICULTARAM O ACESSO AO MENU DE TRANSAÇÕES? E essas caixinhas que você pode arrastar pra lá e pra cá, para quê? Qual a utilidade disso??????

Se redimir e desfazer o que ficou uma porcaria não faz mal, pelo contrário refaz uma boa imagem, viu BB??

Gustavo disse:

Nem falo nada da versão nova do interface…
Mas, em relação à antiga, quem está falando mal, vai usar o Internet Banking da Caixa pra ver o que é bom pra tosse!

uahhuahuahuua concordo em genero numero e grau!

Gabriela disse:

Mudei de volta para o antigo porque não encontrei o gerenciador de finanças no layout novo. Como assim, além de virar uma rede social, agora não posso mais classificar minhas finanças???? 😛

Douglas disse:

Vi um monte de gente falar uma porrada de coisas sem noção. Ta certo que a página ficou diferente, mas quem não quiser clica no bendito botão VERSÃO ANTIGA e pronto! Não tá satisfeito volta…agora ficar criticando sem acrescentar nada de interessante é o que não dá…eu acho muito bom ter ‘burocracia’ em relação ao que diz respeito ao MEU DINHEIRO. Quem não tá satisfeito que leve a conta e o monte de baboseira dita para outro lugar…

Letícia Sechini disse:

Concordo com o que outra pessoa falou ali em cima, também tenho conta no BB por mera obrigação. Nunca consegui me acertar com nenhum serviço do banco, com o internet banking então nem se fala. É muita “coisinha”. O BB tem o único serviço de internet que oferece pouco ou quase nada de praticidade. A parte da personalização até é divertida, mas não é inteligente. A mim pareceu que foi feito por um adolescente preguiçoso. Ainda bem que existe a opção de ficar no layout antigo.

PS. excelente texto.

Matheus disse:

Já vinha pensando em abandonar o BB pelo excesso de burocracia no uso do internet banking. Qualquer transação diferente que você vá realizar pela primeira vez, precisa ir pedir liberação na agência.
Formatou o PC? Precisa ir na agência recadastrar o PC.
Está viajando, não levou notebook, e quer consultar sua conta usando o PC da casa de um parente? Não pode porque “este computador não está cadastrado”. É muita burocracia, além de que o site já era bem fraquinho perto de outros, como o do Bradesco que é muito mais simples e funcional.

Vinicius disse:

Sou um feliz ex-cliente do banco do brasil e quando vejo coisas assim só dou risada.

Um banco com péssimos serviços, gente despreparada e agora um internet banking que era um lixo e agora parece que foi pro buraco de vez.

Bruno disse:

Sinceramente, “o webmaster” desse site um zeh ruela! Para começar eu fiquei já fudido quando você vai fazer um doc e eles classificaram a ordem pelo NÚMERO DO BANCO, pra você encontrar é um parto! Com certeza esse doente mental não usa o site deles.

O segundo tiro no saco foi esse belo captcha na página de senha, o que pelo amor de deus não faz sentido alguém e pra capar os ovos de vez o cara ainda põe o captcha como campo de senha (???!?!?!?!?!?!?) WTF!!!!! Realmente isso é um proteção do CARALHO!

Esse novo layout bicho, puta merda… olhe, jogaram merda no ventilador. Puta que pariu meu amigo, se merda não tinha cheiro, foi esse site quem botou.

Equipe de desenvolvedores do caralho, que lastima!

Espero que o BB tenha um pouco de noção e conserte essa ridicularidade!

DK disse:

O designer devia ser demitido por justa causa. Esse layout parece que foi feito por alguém que aprendeu a usar tables semana passada e achou um site de ícones gratuítos. Escolha de cores? O que é isso? Vamos usar as cores do logotipo e que se dane o aspecto visual.
Quanto a quem aprovou, por favor, não sei em que mundo vivem, mas definitivamente não entendem nada dos padrões atuais (e pelo jeito nem dos últimos 10 anos).

Sou cliente do BB há muitos anos e utilizo o Home Banking desde a sua implantação. Assim como de outros bancos. Na minha opinião, o BB e Itaú sempre foram disparados os melhores e não existia nem comparação com outros bancos, como por exemplo a Caixa e o antigo do Bradesco. Mas temo dizer que na atual circunstância até o home banking da Caixa está mais agradável de utilizar.

Como alguns disseram, gastei um tempo também tentando me adaptar a idéia deles, mas não foi possível. Depois de pouco mais de 10 minutos, o botão “Utilizar versão atual” me pareceu a melhor alternativa.

Ao pessoal do projeto, meus pêsames. Mas se fosse vocês, voltava para a fase de escopo e wireframes novamente. Dúvido muito que se aproveite algo, em termos de interface, do que foi feito para essa versão.

Emmanuel disse:

Muito bom o seu POST Manoel. Realmente este novo Internet Banking está lastimável. O pior de tudo que achei é que todas as páginas esse novo “topinho” aparece. Fica um bloco enorme com coisas que para mim é totalmente desnecessário. Se houvesse ao menos um botão “reduzir topo” que faria dele algo mais simples…

Simplesmente jogaram todas as teorias e boas práticas de interface que vemos hoje em dia para o lixo.

Thatiana disse:

Sou cliente do Banco do Brasil a muito tempo também, e adorei a ideia por tentar trazer o layout que é visualizado por todos hoje em dia, o de uma rede social, à realidade bancária, mostrando ousadia do banco mais velho do Brasil. As cores poderiam ter sido melhores pensadas. A ideia da rede de contatos é muito boa para realizar transações de forma rápida.
Só não consigo entender porque tantas críticas não construtivas, pois a versão antiga continua disponível para uso, para aqueles que são resistentes à mudanças e adoram viver com o pé no passado…

Manoel Netto disse:

Não consigo conceber a pessoa ler no meu texto que sou early adopter e continuar pensando que minha opinião é resistência a mudança ou pé no passado. Sério, Thatiana?

Faz seguinte, dá uma passeada nos meus links e me conhece um pouquinho 😉

Thatiana disse:

Faz o seguinte Manoel Netto, mostre que é early adopter indicando em seu artigo que a versão antiga continua disponível aos que são resistentes à mudanças e adoram viver com o pé no passado, não que esta pessoa seja necessariamente você…

Wallace disse:

Sério, Tathiana?

Sério que isso tem alguma coisa a ver com ser Early Adopter?

Página de banco virar Rede Social porque é o que “todo mundo tá acostumado a ver” é o fim da picada.

Sou completamente a favor de mudanças. Não porcarias mal pensadas, com diversos critérios de design sendo estuprados e os de usabilidade sendo esquecidos.

Complicado demais se ignorar os diversos defeitos técnicos dessa página em prol da “ousadia em inovar”

Thatiana disse:

Wallace,

Não gostou, é simples, usa a versão anterior… tão simples quanto comer gelatina… não precisamos complicar as coisas…

Fausto Hagen disse:

Manoel, sinceramente, também não gostei do novo IB do BB, mas ou tu acordou muito mau humorado hoje, ou tu é um dos caras mais arrogantes que já vi. Respeite mais os usuários que visitam teu site.

Acontece que tu como “early adopter” (que convenhamos é um termo e não um título de nobreza) deveria reconhecer que a interface de diversos dispositivos, sites, etc, vem sendo influenciado pela estética das redes sociais, afinal as redes sociais tem sido os sites de maior tempo de permanência nos últimos tempos.

Como early adopter deve se adaptar a novos sistemas e desmembrar todas suas funcionalidades em questão de minutos. Pois é. E os milhões de brasileiros que estão na fase de “inclusão digital”? Responda-me.

Outra coisa, mesmo usuários mais antigos, já digitalizados, não utilizam o internet banking de seus bancos, se não me engano é mais de 30%. Os bancos devem estar buscando novas soluções pra que os brasileiros passem a utilizar mais seus sites. Provavelmente veremos um movimento nesse setor, acredito que não será somente o BB que fará mudanças drásticas de seus internet bankings.

Falando em mudança drástica, quem sabe tu não pega essa onda e da uma repaginada no layout desse site. Se chamares o designer do BB não deve ficar pior do que já esta isso aqui.

Manoel Netto disse:

Fausto,

Engraçados seus comentários, pois, quem deu algum título além do significado real (early adopter = aquele que geralmente usa as coisas antes das outras pessoas). As motivações de quem faz isso são diversas, as minhas são exatamente poder testar as coisas, dar meus próprios pitacos, publicar por aqui as coisas legais e as escolhas ruins. Não me acho melhor ou pior por isso, mas a Constituição me garante o direito de dizer o que eu penso (assim como você tem o seu).

Não ofendi ninguém aqui, pelo contrário, fui ofendido. Me defendi quando achei pertinente, caguei quando achei que devia (note, se eu estou te respondendo, estou dando a minha atenção a você, o que é mais que dei pra quem eu não respondi).

Existe uma razão para usuários mais leigos não utilizarem o Internet Banking (qualquer um deles). É a mesma razão para a maioria dos brasileiros preferirem comprar online com boleto: segurança. O Brasil tem um dos piores índices de fraudes eletrônicas e as pessoas tem medo de usar (com toda razão).

Se ao invés de transformar o IB num Orkut, o Banco do Brasil tornasse mais seguro e de uso fácil, o dinheiro seria melhor investido. Não é apenas uma questão de layout e modelo, é usabilidade e segurança.

Outro comentário engraçado foi sobre o layout do Tecnocracia. Ele realmente está datado e felizmente eu já fiz outro. Só não tive ainda tempo para implementá-lo, porque eu passo mais de 12 horas do meu dia trabalhando. Em coisas que, ao contrário do blog, me remuneram. Eu escrevo aqui por prazer, e vou continuar fazendo isso, a despeito de comentários ofensivos de quem sequer me conhece pessoalmente, quanto mais intimamente.

De qualquer forma, se a demora na mudança está te incomodando muito, ficarei feliz em devolver a mensalidade que você paga para acessar o blog. Me manda o número de sua conta e tudo certo 😉

Obrigado por sua mensagem e até mais.

Pedro disse:

O Site do BB é a antítese do que um online banking deve ser.
Não tenho reclamações a respeito do atendimento em agência porém TODO O ATIVO DIGITAL da marca (aplicativo de iphone, ipad, site, e agora isso) é de fato um lixo. Era um peido quente que agora virou uma desinteria! que medonho! dá vergonha de ser cliente.

Se o casamento de forma e função é a receita do bom design, o BB acaba de inaugurar um novo tipo de fusão: a do horror com a inutilidade.

Pessoas precisam ser demitidas urgentemente e não apenas o designer!

Emilio Mansur disse:

Canto superior direito: Versão anterior. Obrigado por existir 🙂

Acredito que quanto mais clicarem nesta opção, mais fácil repensarem a mudança.

Fica a dica.

Manoel Netto disse:

A dica é boa e eu já havia feito isso tão logo fiz os screenshots 😉

Espero que muita gente faça, pra ver se eles realmente não mudam.

Antonio Edson (Ganzza) disse:

A única coisa de que discordo é que o modelo anterior era bom. Não era, não. Nunca foi prático, nem eficiente. Mas não me surpreende nem um pouco a maneira pouco inteligente com que eles implantaram essa mudança. O BB nunca deu a mínima pros seus clientes, mesmo. Tenho conta por obrigação.

Geórgia Nunes disse:

O antigo era totalmente intuitivo? Eu não consegui encontrar absolutamente nada no outro logo de cara. Sem falar das transações que levavam o usuário a vários passos para só na quarta ou quinta tela informar que “a operação não podia ser realizada”. E do alinhamento que não colocava o banking 100% na tela. Enfim, era uma interface defasada, com milhares de problemas, que só me frustravam. Não vou mentir que só usava porque não tinha outra alternativa.
A interface nova não é 100%, ainda há vários problemas, mas já melhorou bastante.
Não sou parente de quem fez a interface nem de ninguém do BB. Aliás nem sei quem projetou essa bagaça. Mas o fato é que, nós, seres humanos em geral, tendemos a ter atitudes cômodas, a nos acostumar com o que já existe, e de cara rejeitar o novo. Acredito apenas que devemos enxergar o novo com outros olhos, além do olhar do espanto, que nos leva a achar tudo uma porcaria, só porque mexeram no que já estávamos acostumados.
Falando de forma técnica:
*Nesse novo BB vc pode personalizar o seu menu, adicionando ali as suas transações mais utilizadas, ou se preferir, é só clicar em “mais transações” e ver todas;
*Pode adicionar pessoas com as quais faz transações recentes, pra não ter que ficar toda vez pedindo e digitando o número de agência e conta;
*E o melhor: está tudo ali, na cara!

É claro que ainda tem coisas bizarrinhas, como os ícones infantis (o próprio ícone de relacionamento com empresas é igual ao ícone de páginas empresarias do facebook), o botão desnecessário de “x” do lado da busca…entre tantas outras, mas o saldo dessa em comparação com a outra interface é bem positivo.

😀

Manoel Netto disse:

Geórgia,

Há gosto pra tudo, não é? Eu realmente considerei uma piora considerável, nunca uma melhora.

Com relação às suas observações:
* o menu de transações tb podia ser personalizado, bastava usar e ele ia “aprendendo” o que vc mais usava
* cadastro de contas para efetuar transações também já existia
* tudo estava na cara, em menus, com abas e todas as opções disponíveis, sem eu precisar clicar em “ver mais transações” (que abre numa modal horrorosa e com rolagem lateral javascript)

Voltei pra interface antiga e espero, sinceramente, que essa nova não seja obrigatória por MUITO tempo

Aloisio Pires Neto disse:

Eu gostei !!

Feio é criticar a opinião dos outros se achando o dono da razão !

Saiu da mesmice. Foi ousado. Torço para que dê certo!

Manoel Netto disse:

Aloisio, você entendeu que eu falar “há gosto pra tudo” foi uma crítica à opinião alheia?

Você gostou? Legal. Mais uma prova de que há gosto para tudo.

PS: você chegou a ler meu texto e os pontos de argumentação?

Alexandre disse:

Cara, você é muito indiezinho, rebelde.. deixa de ser tão chato e crítico e começa a ver como novos olhos..
Depois que você acostuma vê as facilidade do novo sistema.
😉 quer aparecer demais você.

Manoel Netto disse:

Verdade, Alexandre. Eu devo mesmo querer aparecer demais.

Pena que você quer aparecer de menos, e sequer foi macho o suficiente pra colocar seu e-mail real e receber a resposta. Dessa forma, deixo apenas meu lamento por não poder te responder.

“lol” (seu e-mail serve de assinatura)

Geórgia Nunes disse:

Não é “gosto para tudo” como vc disse, Manoel.
Meus comentários não foram baseados em deduções ou teorizações. Todos eles foram embasados na análise ergonômica sobre a interface do Internet Banking do BB, feita dias atrás numa pesquisa da Especialização em Design Estratégico.
Como eu disse, esse novo layout não é de todo bom, ainda tem muitas falhas a serem corrigidas, mas dos seus argumentos eu realmente não posso dizer que concordo com “a interface antiga tinha mais usabilidade”.
Isso é uma afirmativa de quem realmente não entende nada de usabilidade.

Manoel Netto disse:

Georgia,

A quantidade de pessoas que veio aqui (ou que comentou comigo fora daqui) já me satisfaz com relação ao que eu falei. Usabilidade deveria ser foco no usuário, no uso, e não na teoria (onde é tudo lindo).

Não fiz nenhuma especialização, mestrado ou qualquer outra expressão acadêmica em usabilidade, te falo da minha experiência prática de trabalho com Internet, em backend e frontend, desde 97. Mas não falei no meu texto como profissional de Internet, falei com toda a propriedade de usuário de Internet Banking que tenho direito. Se isso é pouco ou menos que a tal pesquisa de usabilidade, então eu não conheço mesmo nada de usabilidade.

Abraço e obrigado por comentar.

DrikaSanchez disse:

assino embaixo, foi constrangedor e ainda não me conformo.

Fabiana disse:

Pois é, faço coro contigo. Eu ODIEI com todas as forças esse novo layout. Sem contar que deixou de ser totalmente intuitivo como era antes. Se eles queriam melhorar nossa vida, fizeram tudo certo, só que ao contrário.

Sou cliente Bradesco desde minha adolescência. E assim que pude, comecei a utilizar o internet banking. Facilita demais a vida.
De repente abri uma conta no BB pra ver se fazia a migração, principalmente pela facilidade de sacar, já que trabalho nos Correios e com a parceria BB x Correios, ficaria muito mais fácil de eu sacar e mesmo pagar minhas contas no débito, porém vi que pra conseguir acessar o internet banking do Banco do Brasil é extremamente burocrático.
Tem que ir na agência criar senha de oito dígitos. Aí pra fazer transferência é outra burocracia.
Ainda mantenho a conta no BB, mas por causa dessas burocracias tenho minha conta principal no Bradesco.
Ah, quanto a essa questão da orkutização do internet banking do BB, isso já aconteceu com o aplicativo pra Android (que pra usar é mais burocracia). Já o do Bradesco, é muito simples de começar a usar.

Rafael Naver disse:

Quando fiquei sabendo que o site iria sofrer uma alteração ousada, fiquei bem ansioso para utilização e diferentemente das opiniões achei bem interessante.
O Layout foge um pouco dos padrões, mas permite muitos níveis de customização. Eu uso sempre o serviço e depois de algumas customizações, todas as principais tarefas ficam a um clique do acesso.
Após ler as críticas realmente não sei qual o prejuízo pela semelhança as redes sociais.
De qualquer forma, se esquecer de pagar um boleto do banco o gerente pode te dar uma cutucada: rs…

Rosana disse:

Eu também sou correntista do BB e achei que o novo site é medonho!!!!

Pois é meu caro. Mudou e mudou radicalmente para nada.

A praticidade que outrora era tão bem vista e o diferencial do bankline do BB, agora deu lugar a uma dificuldade enorme de encontrar as coisas para realizar transações.

Espero que eles caiam na real e mudem, mas mudem para melhor e mantenham a praticidade de antes.

Gostei do texto.

Compartilhando!

Lucas disse:

Penso da mesma forma, levei o mesmo susto.
Ok, na realidade eu não achava as coisas perfeitas como eram antes, mas eles conseguiram PIORAR!

Não fazem pesquisa de mercado antes de lançar essas porcarias, não?

Eu sou um aficionado por tecnologia. E não estou entendendo bulhufas!
Mas e pessoas como a minha mãe que tem dificuldades de configurar o wifi no iPad? Como diabos ELA vai entender essa salada mista que fizeram no BB?

Resultado?
Ela continua indo, toda vez, ao Banco ¬¬

Tem como ficar mais irritado do que ver a sua própria mãe sendo uma idiota?
Ahhh, e lógico, o estacionamento varia de 15 a 20 reais.

Daniel Badue disse:

Olha meu caro,pesquisas de mercado existem para serem feitas.
O fato de nada ter sido perguntado,mostra uma imensa falta de respeito com os clientes.

E concordo,envolveu a mãe,irrita MESMO