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O Google sabe quem é você. Tinha alguma dúvida?

Você faz buscas no Google, clica em resultados, visita sites que possuem AdSense, utiliza o Gmail, tem conta no Orkut e dentro dele frequenta comunidades, assiste ví­deos no YouTube … ufa! Em todos esses lugares, o Google pode rastreá-lo. Ele sabe por onde você passeia na Internet, sabe o que você anda lendo, comprando, pesquisando, comentando. Você tinha alguma dúvida de que estava sendo vigiado?

Quando o AdSense começou a oferecer anúncios dentro do GMail, muita gente ficou desconfiada de que o Google lia nossas mensagens para exibir a propaganda contextual. Responderam dizendo que é um processo automatizado e ninguém tem acesso a isso (acredita?). Agora a reclamação é sobre o novo sistema de anúncios baseados em interesse, anunciado nessa quarta-feira e divulgado hoje via e-mail aos afiliados.

O sistema funciona de forma simples: ao acessar qualquer site que contenha um anúncio do Google, você ganha um cookie em seu navegador que o identifica de forma única na base de dados da empresa. Esse cookie é utilizado para gravar todos os seus acessos e traçar um perfil de interesses. Por exemplo: se você acessa frequentemente locais que falam de carros, o sistema identifica que você tem interesse pelo tema e passa a lhe oferecer anúncios relacionados, não somente ao contexto do que você está lendo no momento, mas também aos assuntos de seu interesse.

Fantástico, não? Eu (e muitos de vocês) já sabia que o Google nos rastreava. Agora ele está usando os dados para algo útil: nos oferecer publicidade que pode ser de nosso interesse. Obviamente as chances de clicarmos é maior (ganha o afiliado), a chance de conversão é maior (ganha o anunciante) e aumenta o volume de anúncios pós-crise (ganha o Google). Mas e o usuário? Como fica a questão da privacidade?

  • Primeiro: privacidade na Internet é algo que NON ECZISTE. Por mais que você ache que é moleza se “esconder”, ficar “anônimo” e ainda assim utilizar a Internet … sinto dizer, Alice, o mundo real não é tão fácil assim.
  • Segundo: usuário médio tá cagando pra esse tipo de coisa. As pessoas digitam sua senha de redes sociais em sites terceiros!! Você acha que elas ligam pra isso?
  • Terceiro: HELLO! Isso poderia ser feito sem anúncio, aliás, já pode simplesmente estar sendo feito há alguns anos, sem que você tenha sequer notado. Agora com um anúncio, provavelmente para atrair mais anunciantes (é, existe uma crise mundial, manja?), o mundo vai cair e a Internet não será mais a mesma? Get real!

Segundo o blog Google Discovery, o Google informou que não guardará dados com conteúdos “polí­ticos, religiosos, financeiros ou pornográficos“, mas obviamente isso é apenas uma afirmação, que poder ser somente para acalmar os ânimos dos mais preocupados. O que os interessa mesmo são os conteúdos potencialmente comerciais, isso é mais que coerente, é óbvio.

Mas não ligue ainda! Se você não quer fazer parte da mala-direta do Google no novo sistema de anúncios, você pode simplesmente configurar isso no próprio Google. Lembre de fazer o procedimento logado, não logado e em todos os navegadores de todos os computadores que utiliza. Neura mode on, senão não fununcia! 🙂

E se você, afiliado do AdSense, não concorda com o novo sistema, não existe opção (pelo menos ainda) de desabilitar o formato em seu site o Google disponibilizou uma forma de desabilitar a exibição de anúncios de interesse, mas vale apenas para categorias. Se quiser que nenhum meio seja utilizado de interação, a única forma é deixar de utilizar o AdSense (AdSenseCí­dio?) ou colocar avisos piscantes e pulantes na tela, pedindo que seus visitantes façam a configuração citada acima.

* Foto: Flynnwynn no Flickr em CC

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