InterCon 2007 - A (des)construção de um modelo
Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007 - 1:38
Durante os dias 26 e 27 de outubro em São Paulo, eu vi e participei de uma revolução comportamental e organizacional maravilhosa. Tudo o que não se esperava em um simpósio de tecnologia aconteceu, e ao contrário do que você está pensando agora, foi muito bom.
O InterCon 2007, evento organizado pela equipe do iMasters, já começou com coisas interessantes e diferentes de outros eventos que seguem a mesma linha. Havia cobertura feita por blogueiros em tempo real direto do palco, compromisso ecológico desde o material utilizado, camiseta do evento criada de forma colaborativa, uma desconferência paralela que atraiu mais gente que a palestra “oficial”, enfim, um conjunto de coisas que já ocorreram em outros eventos, menos tradicionais e formais que o InterCon.
Mas nenhuma das revoluções programadas pode ser comparada ao que houve nos dias do evento, de forma espontânea, natural. O que eu vi foi uma verdadeira expressão reflexo do comportamento blogueiro, uma rede social real, online e offline.
O Twitter foi a vedete
Quando surgiu lá nos EUA, o serviço surgiu como proposta de microblogging com a singela pergunta: o que você está fazendo? As pessoas que o acompanhariam, ficariam sabendo em tempo real de suas atividades. A preocupação inicial foi, obviamente, se esse tipo de conteúdo era relevante ao ponto de se criar uma ferramenta desse porte. Os brasileiros, como sempre, desvirtuaram a proposta do Twitter. E dessa vez foi muito positivo isso ter acontecido.
Ao invés de “o que você está fazendo”, nós brasileiros inserimos textos sobre o que estamos pensando, lendo, ouvindo e principalmente nos comunicamos com nossa rede, respondendo, perguntando, indicando referências, citando, conversando. O Twitter deixou de ser uma ferramenta de conteúdo para se tornar uma ferramenta de interação.
Durante o evento foi, inegavelmente, o serviço mais utilizado pelos presentes - palestrantes, convidados e inscritos. Da plataforma fizemos cobertura online das palestras, apresentamos nossas visões sobre o que estava rolando, pegamos no pé dos palestrantes quando não concordávamos com algo - e em algumas vezes essas perguntas e citações foram parar no palco para o palestrante responder - , entre nós, trocávamos mensagens.
Foi pelo Twitter que o Luli ficou sabendo que estávamos muitos no lounge do Camiseteria, sentados nos puffs e no chão, ao invés de acompanharmos uma palestra que parecia chatíssima, em que os palestrantes estavam com braços cruzados e cara de sono. As imagens chegaram no lounge, mas não o som. Sem problemas, fizemos dublagem simultânea - e foi muito engraçada. Foi pelo Twitter que nós marcamos os almoços e os chopps de final de evento. Foi pelo Twitter que pessoas acompanharam o que estava acontecendo em São Paulo, do Rio, de Salvador, Curitiba, EUA. Foi no Twitter que as pessoas perguntaram o que o Carbono 14 tinha a ver com ecologia…
Desobediência civil pacífica ou ação de guerrilha?
Na palestra sonolenta, estávamos muitos no lounge do Camiseteria, sentados em puffs e no chão, conversando, acessando o Twitter, vendo fotos (já que não dava para inserir fotos, pois a banda estava limitada para upload) no Flickr, socializando. Optamos por isso. E ficamos onde bem entendemos. O stand do Camiseteria certamente foi o mais visitado, o que mais chamou atenção das pessoas que passavam e se perguntavam o que estava havendo ali. De forma espontânea e completamente natural, estávamos ali, fazendo uma bela ação de emboscada para o Fabão.
Inter-ações
O InterCon foi quase um grande blog. Pudemos interagir entre nós, com os organizadores, palestrantes, promotores, etc. E as interações não cessaram no evento, pois após o mesmo, fomos para bares, continuar interagindo. Durante os almoços, continuávamos interagindo. De nossas casas, pelo Twitter, continuávamos as interações. Com comentários em Flickr e blogs, as interações continuam e continuarão.
Uma das palestras programadas era a gravação de um BrainCast ao vivo, com o Merigo, Fábio Seixas, Cris Dias e Mauro Amaral. Desde a abertura da palestra - eles vieram ao palco saindo da platéia, conversando conosco, fazendo humor com o Tropa de Elite - soubemos que não seria chato. Foi melhor, pois além de não ser chato, foi totalmente colaborativa, com perguntas via Internet, interrupções da “platéia” e do showman Luli. Sem dúvida alguma, a melhor palestra (se é que podemos chamar dessa forma) do evento.
Faltou foco
Alguns temas foram explorados talvez com o conteúdo certo, mas de maneira errada. Faltou, em alguns momentos importantes, foco dos palestrantes na audiência, no seu público-alvo. Não dá para apresentar 10 mil slides com texto para uma platéia formada essencialmente por profissionais web. Não dá, definitivamente, para apresentar um texto-piada-spam num slide sendo o texto altamente rodado na Internet (com textos como “você aperta 0 em casa para falar ao telefone”). E por favor, apresentação de portfolio bancário numa palestra sobre os impactos da Internet no mercado tradicional, não dá. Pior ainda é afirmar que cartão de crédito é ferramenta de inclusão digital e social. Putz! Serasa e SPC mudaram de nome?
Duas palestras, apesar de terem sido ÓTIMAS, deixaram muito a desejar, pois apresentaram apenas cases de publicidade e guerrilha. Faltou conteúdo explicativo, educacional, evangelizador. Gente, a platéia é seu público. E esse público já é gerador desse conteúdo, já foi ou será muito em breve. Sessão YouTube é coisa para rolar no Gafanhoto, com entrada e cerveja gratuitas. O <jabá mode on> deveria ser aplicado no telão na maior parte do tempo.
Considerações
O InterCon foi, de longe, um dos mais interessantes eventos que já participei. Isso não quer dizer que tenha sido perfeito, óbvio. Várias idéias certamente surgiram no evento desse ano e é bastante provável que a maioria delas será implementada no próximo. Para ajudar, aqui vão minhas sugestões:
- Foco na audiência. Não convidem pessoas para palestras-jabá-versão-1.0. Desfigurem o modelo, apostem na diversidade.
- Promovam a interação desde o início. Um telão onde os twitter fossem levados automaticamente é uma idéia bárbara. Os participantes podem fazer perguntas diretas via Twitter.
- Criem mais desconferências, estimulem os palestrantes a abrirem mais as discussões.
- Não limitem a banda de upload do wi-fi. Um bom blogueiro também tira fotos e faz videos e quer compartilhar isso o mais rápido. Uma água na mesa dos blogueiros também seria uma boa, e prova de atenção.
Parabéns ao pessoal do iMasters e que venha o próximo, melhor, maior e mais interativo.
Mais sobre o InterCon 2007
Compare preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.
Comentar
Feeds
TrackBack






Tonobohn
29 de Outubro de 2007 - 7:57
Droga. Perdi a dublagem simultânea!
Sergio Clemente
29 de Outubro de 2007 - 10:39
Belezinha Manoel ?
Realmente deve ter sido muito bom o Intercon.
Eu não consigo ver utilidade no Twitter, não gosto mesmo e ponto.
Mas oque vocês fizeram com ele no Intercon foi supimpa
Mas poxa, falta de foco nas palestras é o pior erro que se pode cometer hein….
FALOW !
Twitter, ferramenta de flashmob - Techbits
29 de Outubro de 2007 - 11:44
[...] esteve no InterCon, ou mesmo que não esteve, mas acompanhou via Twitter, percebeu o poder da ferramenta. Aparentemente aquela pergunta “O que você está fazendo?” não faz sentido algum. Mas [...]
Eric Nascimento
29 de Outubro de 2007 - 14:12
Com certeza o Intercon foi um dos melhores eventos desse ano!
Eu cheguei a dar a idéia de colocar a tela do twitter em um dos telões..mas infelizmente não conseguiram viabilizar a tempo.
Mas a idéia é muito boa!
Eu acompanhei a dublagem de frente do stand do camiseteria…foi simplismente ilário! ahahhaha..
tinha que ter filmado isso..
enfim..
[]´s
Eric
Cristian Trentin
29 de Outubro de 2007 - 14:28
A dublagem foi show de bola..rsrs
mahrcinha
30 de Outubro de 2007 - 10:53
Excelente post sobre o InterCon!
bjo!
Rafael Damasceno
30 de Outubro de 2007 - 13:04
Bem, acompanhei o evento fora do mundinho alternativo de blogueiros. E deste ponto também foi um evento excepcional. Muitas reflexões interessantes sobre o mercado atual e futuro. Deu pra trazer bastante coisa interessante para a agência onde trabalho em BH.
Diário geek
30 de Outubro de 2007 - 19:57
[...] quem perdeu, pra mim a que foi a melhor narrativa do InterCon 2007 foi a do Manoel Netto [A (des)contrução de um modelo], no seu Tecnocracia. Mas impagável mesmo é a sua narrativa da viagem de retorno de SP a Londrina. [...]
fechaTag » Intercon 2007: Twitter - XML, XHTML, CSS, Tableless, Desenvolvimento Web, Python, Linux
1 de Novembro de 2007 - 9:45
[...] Claro, esse é o uso que eu estou fazendo do Twitter, não quer dizer que é o único ou "o jeito certo". Mas, a julgar pela quantidade de gente que estava usando assim no Intercon, deve ser um dos melhores usos. Os resultados? Confira o que o Manoel Netto escreveu sobre o assunto. [...]
Retrospectiva Intercon 2007 » Blog Bruno Dulcetti - web standards, css, xhtml e tecnologia em geral.
6 de Novembro de 2007 - 0:24
[...] InterCon 2007 - A (des)construção de um modelo » Tecnocracia : Estado Tecnológico [...]
Cleber Villa
6 de Novembro de 2007 - 11:51
Estive presente no evento, e posso dizer que foi bacana mesmo.
ABS.
sergio f lima
9 de Novembro de 2007 - 23:12
Eu não consegui perceber o que de extraordinário o twitter faz que um mensageiro instantaneo e o blogue já não fazem?
Talvez a superdosagem de idéias sem o filtro da reflexão!
Sim, idéias são como vinhos precisam decantar um pouco… Apesar de todo o incenso jogado, continuo achando o twitter um hype irrelevante *pra mim*
fechaTag » Lasagna, o mini-framework - XML, XHTML, CSS, Tableless, Desenvolvimento Web, Python, Linux
21 de Dezembro de 2007 - 10:36
[...] Claro, esse é o uso que eu estou fazendo do Twitter, não quer dizer que é o único ou "o jeito certo". Mas, a julgar pela quantidade de gente que estava usando assim no Intercon, deve ser um dos melhores usos. Os resultados? Confira o que o Manoel Netto escreveu sobre o assunto. [...]
Luli e o SegWay de 100 reais » Tecnocracia : Estado Tecnológico
15 de Fevereiro de 2008 - 20:20
[...] quem não se lembra, as pessoas aqui ainda comentam da performance dele no InterCon com suas trocas de camisetas - incluindo uma com equalizador de leds. [...]
Flash Mod « ▬ Fabiano Oliveira ® ▬
9 de Maio de 2008 - 13:22
[...] esteve no InterCon, ou mesmo que não esteve, mas acompanhou via Twitter, percebeu o poder da ferramenta. Aparentemente aquela pergunta “O que você está fazendo?” não faz sentido algum. Mas quando [...]
Meu Google Reader - 17/10 - 30/10 | 30 & Alguns
17 de Junho de 2008 - 13:14
[...] intercon2007 :: - Intercon 2007. Rápido comentário até o programa ir ao ar (Contém Conteúdo) - InterCon 2007 - A (des)construção de um modelo (T3CNOCRACIA); InterCon 2007 (Fábio Seixas, versão [...]
Blogueiro cobrindo eventos |
14 de Setembro de 2008 - 12:20
[...] videos em algum mecanismo ou hospedeiro, que rapidamente sua rede de amigos (seguidores, no caso do twitter) terá acesso ao contéudo. A primeira coisa a fazer é saber em quais redes sociais você está [...]
Blogueiro cobrindo eventos Copiar e Colar
20 de Outubro de 2008 - 10:04
[...] videos em algum mecanismo ou hospedeiro, que rapidamente sua rede de amigos (seguidores, no caso do twitter) terá acesso ao contéudo. A primeira coisa a fazer é saber em quais redes sociais você está [...]
InterCon 2008 : Errando e aprendendo » Tecnocracia : Estado Tecnológico
26 de Outubro de 2008 - 18:10
[...] startups, inovação, marketing, técnicas, etc. Ponto de encontro certo para profissionais de web, ano passado foi plataforma de promoção do Twitter, utilizado principalmente como uma camada de conversação paralela às palestras, que rolaram por [...]