Finda a manhã do primeiro dia do Digital Age 2.0, um histórico de 3 palestras em inglês – uma delas por vídeo-conferência – e encontros muito bacanas, dentro e fora da blogosfera.
A primeira palestra – Contextual Branding, por Martin Lindstrom – abordou o aspecto do papel do consumidor / usuário na construção da marca, na venda, na publicidade. O MSP (Me Selling Publicy) indica que o consumidor hoje gera o seu próprio conteúdo, agrega valor a produtos de empresas, indica, apóia, suporta e difunde. A atuação do consumidor como gerador de conteúdo não é novidade para vocês, leitores do Tecnocracia, mas pode ser para muitos dos presentes na palestra, empresários, executivos, profissionais de marketing, etc.
A segunda – John Batelle, um dos criadores da Wired, via video-conferência (direto de uma ilha, nas férias) – falou bastante sobre buscas, contextualização, user generated content e outras coisas bacanas. Apesar de ser por video, a interação foi possível com a platéia (através de palmas) e a conversa rolou.
Na terceira palestra, também em inglês (e minha cabeça já dando nó) – do Josh Bernoff, do Forest Research, a sensação foi de “já vi isso antes”. Muito semelhante í primeira, vimos um pouco do lado da empresa com relação ao retorno do investimento em publicidade, comparando situações offline e online.
Após as palestras, vou tentar escrever um texto um pouco mais detalhado sobre os assuntos, que estão sendo muito interessantes. Para minha surpresa e alegria, fala-se MUITO em blogs. Estamos no caminho certo.