Uma das coisas mais improváveis de se ver numa sexta-feira í tarde, aconteceu no último dia 19. Alguns blogueiros sentados no chão, sob a marquise do Parque Ibirapuera em São Paulo, fazendo um piquenique. E falando (ou tentando falar) em inglês. Visão estranha, não?
Durante a tarde de sexta, iniciamos, í convite da Thiane da Edelman, um citytour de ônibus por São Paulo, para ao mesmo tempo apresentar a cidade e conversar com o convidado-anfitrião Phil Gomes, VP do me2revolution – um grupo da Edelman estadunidense responsável por estudos, laboratórios e difusão dos conceitos de interação da Internet, social media, Consumer Generated Content, essas coisas. Além de muito agradável, foi uma tarde muito proveitosa. Entre os blogueiros brasileiros, eu, Lúcia Freitas, Alexandre Fugita, Alexandre Inagaki, Edney Souza e Henrique Martin.
Poder conversar ao vivo de uma forma descontraída com um blogueiro experiente de outro país já é bastante interessante. Quando esse blogueiro é também um profissional, consultor e estudioso de blogs em uma grande agência de RP, o crescimento é ainda maior.
O mercado brasileiro não é muito diferente do norte-americano em se tratando de blogs. Os mesmos receios da mídia tradicional, as mesmas ressalvas dos clientes, os mesmos equívocos das empresas e em parte as mesmas confusões e associações errôneas das pessoas. Aqui reclamamos que blogs são vistos como coisa de adolescente, lá as mulheres reclamam por seus blogs serem vistos sempre como “blogs de mãe”. A diferença é que o que nós estamos vivenciando agora, eles já passaram há alguns anos. Continuam enfrentando algumas dificuldades, mas diferentes, mais í frente – coisas que certamente passaremos também.
Uma das coisas marcantes do papo foi o questionamento do Phil sobre o papel do PR (Relações Públicas). Eu ainda não havia refletido sobre o fato de os RPs não tratarem ou pensarem no “público” e sim na “mídia”. Falam com a mídia, esperando atingir o público, quando deveriam criar estratégias de comunicação que fosse direta e mais que isso, interagir com esse público. Com o advento das mídias sociais, o que se espera surgir é um “RP 2.0”, que se apóie nas ferramentas disponíveis para pular essa etapa da mídia e ir direto ao público, criando uma ponte entre o consumidor e as empresas.
Phil citou um case interessante da Nissan. Pesquisando na Internet eles encontraram alguns fóruns e comunidades online onde as pessoas estavam lamentando não poder ir ao lançamento do Infinity G35, que seria realizado no Salão do Automóvel de Nova York em 2006. Com uma câmera digital manejada por um engenheiro, a Nissan produziu um pequeno filme exibindo o carro em detalhes e enviou para essas comunidades minutos antes do lançamento em Nova York. O resultado foi um sucesso. Os usuários dos fóruns se sentiram ouvidos, atendidos e importantes para a empresa, certamente influenciando na decisão de compra de muitos deles. A comunidade existe até hoje.
Acabamos conversando sobre diversas coisas, não somente blogs ou ações sociais, o que tornou a conversa muito mais descontraída e agradável. O Phil é aquele tipo de pessoa segura, com bom humor, de conversa fácil (mesmo com algumas falhas de comunicação, pois apesar de sua noiva brasileira, ele não entende quase nada de português) e curioso. Fez-nos muitas perguntas e nós a ele, trocamos muita informação e nos divertimos muito. Principalmente no piquenique que rolou depois do passeio no Parque Ibirapuera.
Parabéns para a Edelman, principalmente a Thiane, Cecília e Thiago pela organização e pela bela idéia desse encontro colaborativo. Confira as fotos no meu Flickr, da Edelman, do Phil e da Lúcia.
Leia também as impressões de outros presentes:
- Phil Gomes faz piquenique com blogueiros em São Paulo
- A Tale Of Two Countries [en]
- Onde está a maçã verde? O Phil Gomes sabe!
- Evangelização versus corpo-a-corpo
[tags]Edelman, Blogs, Encontros, Web 2.0[/tags]