Atenção. O Internet Explorer 6 não exibe corretamente imagens no formato PNG utilizadas em todo esse site. Para obter uma melhor experiência na navegação, sugiro utilizar o Firefox.

Artigos em Outubro de 2008

Turma do VideoLog lança o Tivi.tv

2 Comentários

T!V!Ontem, dia 25 de outubro, foi o lançamento oficial do T!V! (tivi.tv), a TV personalizada e interativa feita pela turma criativa e animada do VideoLog.tv. Para quem não sabe, o VideoLog foi o primeiro site de vídeos online, lançado 9 meses antes do YouTube!!! Só que eles não foram comprados pelo Google e precisam de muita imaginação para sobreviverem nesse mercado. Sorte a nossa, que ganhamos um serviço tecnicamente muito bom e ainda por cima inovador ;-).

O T!V! funciona como um agregador pessoal de vídeos online - que podem ser referenciados do YouTube ou do VideoLog - onde você pode criar sua própria TV e dentro dela, seus canais. Cada TV tem um limite de 12 canais, suficiente para seus temas e gostos, lembrando que é um produto recém-lançado e certamente ampliará seus serviços e features progressivamente, como todo aplicativo Web 2.0. Ler o artigo completo

InterCon 2008 : Errando e aprendendo

5 Comentários

InterCon 2008 LogoNo último sábado, 25 de outubro, foi realizado o InterCon 2008 em São Paulo, um dos eventos mais esperados do ano, por parte dos nerds e geeks - claro. As expectativas, porém, foram frustradas para muitos, por conta dos diversos problemas existentes nessa última versão.

O InterCon é um evento de Internet. Abrange diversos aspectos desse ambiente, desde cultura à negócios, passeando por startups, inovação, marketing, técnicas, etc. Ponto de encontro certo para profissionais de web, ano passado foi plataforma de promoção do Twitter, utilizado principalmente como uma camada de conversação paralela às palestras, que rolaram por 2 dias.

Esse ano, no entanto, mudanças ocorreram. Além de ser realizado em apenas 1 dia, o InterCon 2008 teve palestras e oficinas simultâneas (4 ao mesmo tempo), incluindo aquelas realizadas no mesmo palco (!). Com o microfone fechado e sendo transmitido em canais de rádio, os participantes poderiam escolher qual o canal gostariam de ouvir, dividindo o público não necessariamente de forma igual. Ler o artigo completo

Submarino faz grandes mudanças em seu site e programa de afiliados

15 Comentários

O Submarino todo mundo conhece. Depois da junção com a Americanas.com, é o maior grupo de e-commerce brasileiro, arrisco dizer monopólio. E talvez por esse motivo, nunca deu muita bola para seus afiliados ou mesmo seus clientes. Não é de hoje que temos visto na Internet diversas reclamações de logística, pedras no lugar de produto, falhas no pagamento, falta de suporte, etc.

Eu mesmo, no início do programa de afiliados deles, tentei contato diversas vezes para sanar dúvidas, dar sugestões e fazer reclamações sobre dados não computados, por exemplo. Se tive retorno em 30% desses contatos, posso considerar que foi muito. Sempre me pareceu precário o atendimento, mas me mantive no programa por conta de não ter reclamações como cliente (sorte, talvez) e das duas principais vantagens oferecidas pelo programa, a saber:

  • Indexação dos links de afiliados por mecanismos de buscas, ao contrário do que o Buscapé optou em fazer
  • Prazo de 30 dias para decisão de compra, após clique no link do afiliado (através de cookie)

Há alguns dias, porém, o Submarino reformulou seu site todo, incluindo o sistema de afiliados. Contrariando as principais dicas de SEO, todos os links de busca e produtos foram alterados e não foi feito nenhum esquema de redirecionamento total, exibindo uma página de erro genérica para os links antigos (problema que aparentemente foi resolvido). Isso acabou atingindo diretamente todos os afiliados que possuiam links em seus sites, além dos desenvolvedores que criaram soluções para divulgação do programa, incluindo um dos mais famosos, o boo-box.

Além da mudança nos links, que fez todo mundo se movimentar para corrigir posteriormente à migração do site, pois não houve nenhum tipo de comunicação prévia, uma outra alteração vai prejudicar muita gente e fazer muitos dos afiliados procurarem novos rumos - da mesma forma que aconteceu uma migração do Buscapé para o JáCotei na época da retirada de indexação dos links que citei. Os cliques dos afiliados agora só estão valendo por 1 dia, de acordo com o cookie instalado na máquina do cliente.

Ora, todos sabemos que a decisão de compra na Internet não funciona por impulso. Esse é um artifício que funciona muito bem para lojas tradicionais, na exposição do produto e dependendo da lábia do vendedor. Na Internet o consumidor faz pesquisa, compara preços, prazos e condições de pagamento, compara as marcas e features de produtos similares, para só depois escolher e efetuar a compra. O prazo anterior do programa afiliados era muito bom, pois dava 30 dias para que o cliente se decidisse, pesquisasse, escolhesse.

Pela mudança sem aviso e desconsideração dos afiliados, não duvido que a questão de indexação por mecanismos de busca também já esteja em execução, planejamento ou pelo menos consideração dentro da equipe do Submarino. Por conta disso, estou alterando meus links do Submarino e meu sistema de Loja Virtual (que reformulei para atender o novo site) para um outro programa. Aceito dicas e sugestões de vocês sobre qual programa utilizar.

Eventos que rolaram nos últimos meses

2 Comentários

Sei que estou em débito com o blog faz tempo e fico tranquilo com o fato de vocês saberem que quanto menos escrevo aqui, mais coisas eu posso fazer pela blogosfera, desde que assumi o BlogBlogs. Mas não posso e nem quero simplesmente abandonar esse espaço, que além de ser o principal motivo do meu trabalho, é algo que eu gosto de fazer - e me angustia às vezes por faltar-me tempo.

Como nas últimas semanas aconteceram alguns eventos interessantes, alguns dos quais eu participei, e também por estarem para ocorrer mais alguns, resolvi fazer um post-resumo para vocês acompanharem. Alguns deles ainda rendem posts futuros, assim que eu conseguir terminar.

SMX Expo - Agosto

O tal Search Marketing Expo que rolou no início de agosto deixou muito a desejar. Desde a organização do evento, bastante confusa, com falhas de horários e infra, até o formato que inviabilizava um bom conteúdo. Foram vários painéis com diversos painelistas cada, fazendo com que cada um tivesse apenas 10 a 15 minutos para expor seu conteúdo sobre o tema.

Alguns dos nomes presentes vieram de muito longe e tinham muita coisa para falar… shame. Foram cortados no meio ou tiveram que literalmente correr com suas apresentações para dar tempo de terminar. Os outros, que sabiam do formato provavelmente, nada mais fizeram que jabá. O ambiente, dividido em duas salas - corporate e advanced - nada tinha de novo a acrescentar e frustrou a platéia, que pagou caro e foi mal servida. Shame.

O mais interessante foi justamente o último painel, composto por usuários de Internet, teoricamente o público alvo da maioria dos profissionais presentes. Digo teoricamente porque as atitudes e respostas dos usuários foram contra a maior parte do que foi dito durante todo o SMX e uma conclusão do que muitos de nós já sabemos: usuário médio tem cegueira para anúncios. Numa busca orgânica feita por vários dos presentes, observamos com interesse NENHUM deles clicar num link patrocinado dos resultados de busca. :)

Seminário INFO Redes Sociais - Agosto

Sem muitas novidades para quem vive de Midia Social, o Seminário INFO se mostrou um evento médio em conteúdo, mas mesmo assim relevante. Com uma organização muitíssimo bem feita (aprendam, SMX), participantes de diversas áreas e bons palestrantes, valeu a pena a presença não só pelo networking.

Infelizmente, como todo evento desse tipo, muito jabá e um ou outro equívoco não passou despercebido. Mas pisada na boal mesmo foi justamente o painel que envolvia blogueiros. Com o tema nada batido “Blogs Corporativos”, deixaram de convidar pessoas que poderiam ter muito o que falar sobre o assunto com propriedade e acabaram misturando, desde a pergunta inicial do moderador sobre as “geladeirinhas da i9″ (qual a relação da campanha com o tema?) à participação do blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, que foi armado de más intenções e sua vasta experiência sobre o tema (?!?!?) para “causar” (e causou, pegando os outros blogueiros direitinho). Sobrou espetada pra todo lado e o tema do painel… bem, qual era o tema mesmo?

BlogCamp SP 2008 - Agosto

O grande encontro que realizamos eu, a Lúcia Freitas e o Tonobohn no ano passado, repetiu-se esse ano. A idéia era fazer algo para um público entre 300 e 500 pessoas, mas não conseguimos espaço para tanta gente. Acabou sendo realizado no Gafanhoto por obra e graça da 100% Lu Freitas com a fiel e importantíssima ajuda do nosso amigo Ricardo Cobra. Esse ano, nem participar direito eu consegui, infelizmente.

Mais apertado que ano passado, as vagas não deram pra quem quis, mas o calor humano foi beneficiado com isso ;-). Encontrar amigos, bater papo sobre alguns temas, apresentar projetos pessoais, abrir a discussão sobre assuntos em comum, tudo com democracia, todo mundo pode falar. Esse ano ainda tivemos uma experiência com oficinas, que foi bem recebida pela comunidade e está incluída no calendário para os próximos eventos.

Mais relatos na Lúcia, Cobra, Lu Monte, .faso, Yassuda, outros blogs e fotos do Flickr

Digital Age 2.0 2008 - Outubro

Até o momento, o evento mais interessante de 2008 foi, sem dúvida, o Digital Age. Não sei se pelo fato de estar presente na maioria dos eventos de tecnologia e Internet, ou quem sabe porque os palestrantes são quase sempre os mesmos e os assuntos giram em torno da mesma temática (ou quem sabe tudo isso junto), há sempre a sensação de “mais do mesmo” e ficamos felizes pelo networking, encontrar os amigos, etc. Mas quem paga caro para ir a um evento desses, quer mais do que pode ser oferecido em um #NerdsOnBeer, certo?

O Digital Age é um evento voltado a negócios digitais. Na platéia há muitos conhecidos, no palco, alguns, mas em sua maioria, pessoas que não esbarramos diariamente, potenciais clientes, parceiros, concorrentes, etc. Gente de diversos skills e os mais variados níveis de conhecimento em tecnologia e Internet. O grande barato é poder discutir mais que “mais do mesmo” e observar o feedback das pessoas, sob sua perspectiva. Diversidade.

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de outubro, no WTC / SP, e trouxe pessoas inteligentes e interessantes, dentro e fora do palco. Realizado pelo pessoal do IDG Now!, levou esse ano 20 blogueiros como imprensa (ano passado convidaram 8 e foram 2: eu e o Fugita), palestrantes internacionais e nacionais, e teve um dos LiveStreams mais participativo de todos. Quase 1.500 interações em 2 dias de evento, tempo médio de permanência de 50 minutos. Um recorde!

Outros virão

Como o texto acabou levando mais tempo do que eu imaginava, deixo a parte dos eventos que ainda não aconteceram para um próximo post. Espero que possa escrevê-lo enquanto eles ainda sejam “próximos eventos” e não mais um resumo do que passou. ;-)

Agências de “Midia Social” não aprenderam ainda

4 Comentários

Social Media for SaleFui contatado por uma pessoa que trabalha em uma dessas grandes agências com foco em Midia Social. Não a conhecia, embora tenha contato direto com outras pessoas que trabalham com ela. Ela me convidou para participar de uma “ação” de um grande fabricante de celulares, que eles foram contratados para bolar. Eu receberia aparelhos emprestados para testes e participaria de “eventos” organizados por eles. Quando perguntei se eu seria obrigado a postar sobre os aparelhos:

É o que esperamos ;-)

Conversei para alguns amigos que relataram ter sido contatados pela mesma agência, mas por outra pessoa. Essa pessoa, ao contrário, fez tudo direito. Perguntou se o blogueiro tinha interesse e afirmou com todas as letras que não seria cobrado nenhum post. Falava se quisesse e bem entendesse. Ler o artigo completo

CampusParty Brasil 2008