Atenção. O Internet Explorer 6 não exibe corretamente imagens no formato PNG utilizadas em todo esse site. Para obter uma melhor experiência na navegação, sugiro utilizar o Firefox.

Artigos em Julho de 2008

Novidades no Yahoo! Tecnologia

8 Comentários

MN Y! TechO portal Yahoo! Brasil deu uma renovada em sua seção Tecnologia, remodelando algumas áreas e inserindo outras. Ganhou uma seção exclusiva para Games e dois novos blogs: Agora o Michell Lent terá a companhia do Wagner Tamanaha (que antes tinha uma coluna) e do Manoel Netto. Opa! Esse sou eu :)

É isso. Ganhei um espaço no Yahoo! para fazer o que mais gosto na Internet: evangelizar. Lá o público principal é novato ou quase, com pouca experiência e conhecimentos de Internet, mas que gostam de tecnologia e querem aprender. Vou dar dicas, fazer alertas de segurança, falar sobre midia social, blogs, conteúdo gerado por consumidor, balelas, etc. Serão textos mais curtos que os tradicionalmente publicados por aqui, mas focados da difusão do conhecimento e sempre contendo links com sugestões para ampliação da leitura.

Se você tiver alguma dica ou sugestão de assuntos que ache interessante divulgar por lá, manda pra mim. Terei o maior prazer em compartilhar, levantando essa bandeira da midia social ao máximo. Vejo você por lá?

Ganhe dinheiro na Internet com um banner do Senado

33 Comentários

Então, todo mundo discutindo por aí se o banner morreu ou não, se comercial de 30 segundos na TV já era, blablabla, e p site Paraíba.com.br nos dá essa grande lição de como negociar espaços publicitários. O Cardoso deu no blog dele e eu fui ver se era verdade: o Senado Federal paga R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) por mês (leu certo, por MÊS) por um bannerzinho de 120×60 pixels no tal site. Quanto será que custa o fullbanner?

UPDATE: A Raquel Camargo me chamou a atenção no Twitter que alguém mudou o texto no site do Senado, retirando a palavra MENSAL do valor. Será que apenas corrigiram um erro ou estão tentando “diminuir” o problema? Pelo menos sabemos que alguém de lá já soube da repercussão.

Senado paga 48 mil reais por banner

Screenshot do Senado Federal, consulta pública de contratos Ler o artigo completo

Golpe por SMS em nome do SBT atrai muitos incautos

1 Comentário

Há muito tempo que golpistas estão utilizando recursos tecnológicos para aplicar suas balelas em novas vítimas, o principal é o e-mail, por vários motivos: facilidade no envio, pseudo-anonimato, dificuldade no rastreio, custo baixo, etc. Mas por conta de vários sites que alertam, uso de softwares anti-virus e a própria desconfiança do usuário, os bandidos estão utilizando outras alternativas, como as ligações de seqüestro no meio da madrugada (já é velho, mas muita gente ainda cai) e as mensagens SMS contendo falsos prêmios.

Sms golpe SBTA Lu Monte escreveu sobre uma dessas há 6 meses no Balela e até hoje continuo recebendo comentários de pessoas que foram enganadas com esse golpe. Utilizando o nome do SBT, os bandidos enviam aleatoriamente mensagens de texto (SMS) para celulares de todo o Brasil, sugerindo que seu destinatário teria sido vencedor de um concurso qualquer (25 anos do Gugu, 26 anos do Domingo Legal, Dia das Mães, entre outros) e ganhado um automóvel ou outro prêmio de valor alto. Normalmente a mensagem exige a compra de algum produto para disfarçar o golpe, em conjunto com o que eles realmente querem: depósito em dinheiro em alguma conta (como desculpas eles utilizam o frete do automóvel, por exemplo, ou a doação para alguma instituição participante) ou cartões de recarga de celular. Ler o artigo completo

Você compartilha conhecimento?

10 Comentários

Sharing - by furiousgeorge81's

Foto por furiousgeorge81’s em licença compartilhada Creative Commons

Eu costumo dizer, quando tenho oportunidade de falar sobre o assunto, que a essência da Internet pode ser traduzida com a palavra “compartilhar”. Desde quando descobri o termo - mini-flashback para 1997 mais ou menos, quando estava começando a entrar na Rede Mundial - que era utilizado meramente para designar recursos de rede disponíveis aos outros usuários, deu o estalo e até hoje nenhum outro conceito me fez mudar de idéia. Ao meu ver, a Internet nasceu pra isso: compartilhar.

Fico muito feliz quando encontro serviços que se utilizam dessa premissa para existir. Que estimula o usuário a doar parte de seu conhecimento em prol de todos os outros. Fiquei muito feliz ao saber que, durante o Campus Party 2008, houve muito mais upload de conteúdo gerado pelos participantes para a Internet que download, apesar da larga banda de transferência utilizada. Fico feliz quando vejo um professor contar sua experiência com seus alunos, quando ele primeiro ensina a subir conteúdo para a Internet, para só depois ensinar o download. ISSO, é compartilhar. Ler o artigo completo

CampusParty Brasil 2008