Aquecedor de garrafa PET

Sr José Alano, aposentado, morador da cidade de Tubarão em Santa Catarina, desenvolveu um sistema de aquecimento de água inovador em vários sentidos. Além de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo, é autônomo, utiliza-se de energia limpa (solar) e foi patenteado de forma que não possa ser comercializado. Tive a oportunidade […]

Sr José Alano, aposentado, morador da cidade de Tubarão em Santa Catarina, desenvolveu um sistema de aquecimento de água inovador em vários sentidos. Além de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo, é autônomo, utiliza-se de energia limpa (solar) e foi patenteado de forma que não possa ser comercializado.

Tive a oportunidade de ver o sistema em funcionamento e posso afirmar que essa é uma iniciativa que vale a pena ser divulgada, espalhada e praticada aos quatro cantos. Conheça o aquecedor de garrafa PET.

Materiais envolvidos na montagem

O sistema utiliza garrafas “PET” de refrigerantes, embalagens “longa vida”, tubos de pvc e tinta preta. Esse é o material básico para se construir o sistema, que pode ser incrementado ou melhorado com modificações no projeto (como a utilização de canos de cobre, por exemplo), mas a idéia do projeto é possuir o menor custo possí­vel, para viabilizar o cunho social.

Montagem do aquecedor de PET

Sistema de aquecimento montadoO coletor de energia solar é montado em placas de 1 metro quadrado aproximadamente. Cada placa tem autonomia para aquecer o equivalente ao consumo de 1 adulto e são montadas através de um processo simples, porém muito cuidadoso. As garrafas são cortadas de acordo com o gabarito fornecido no projeto, de forma que se encaixem perfeitamente umas nas outras, em fileiras de 5 garrafas. Dentro das mesmas, embalagens de leite longa vida pintadas de preto (para absorver o calor) se localizam logo abaixo do cano de PVC de 1/2″ também pintado de preto, por onde a água circula.

Funcionamento do aquecedor

Diagrama de funcionamentoO esquema de funcionamento é muito simples. O sistema é montado de forma que o tanque reservatório de água fique acima do captador de luz, criando o desní­vel necessário para que a água se desloque para o sistema de aquecimento pela força da gravidade. Ao atingir os canos do aquecedor, a água exposta ao sol aquece gradativamente e muda sua densidade, devido ao calor, passando a subir pelos canos.

Conforme a água vai subindo, sendo aquecida continuamente, a água fria toma seu lugar na parte de baixo do sistema, empurrando a água aquecida para cima e fazendo-a se deslocar para o tanque. Como a água quente chega ao reservatório pela parte de cima e a água fria sai por baixo, cria-se uma separação naturalmente, dada a diferença de densidade. A água quente não utilizada no reservatório, ao esfriar, irá descer novamente para o sistema de aquecimento, fechando o ciclo.

Curso online técnicas de reciclagem

Economia e Ecologia

O sistema de aquecimento ecológico tem uma vida útil de aproximadamente 200 a 400 anos, tempo que leva para os materiais utilizados – que seriam descartados na natureza – se degradarem. Durante dias ensolarados, entre as 10 da manhã e as 4 horas da tarde, a água aquecida pode atingir 58 graus centí­grados, e na ausência de luz solar (por mal tempo ou durante a noite) a perda de temperatura é de 1 grau centí­grado por hora, ou seja, até mesmo durante a noite o banho quente está garantido. A economia gerada é cerca de 40% em água e energia elétrica.

Todo o material explicativo sobre o funcionamento e a montagem do sistema está disponí­vel gratuitamente para download. Se você não tem uma casa onde possa aplicar o projeto, divulgue-o. É uma ótima forma de contribuir para que ações como essa sejam cada vez mais difundidas e, quem sabe, possamos reverter (ou pelo menos conter) o quadro de degradação em que se encontra o meio ambiente.

UPDATE (19/09/2011): Como o link do arquivo já mudou, ao longo do tempo em que esse texto existe, mais de 3 vezes e eu tenho sempre que atualizá-lo aqui, resolvi hospedar o arquivo PDF do material explicativo. Caso tenha algum problema em baixá-lo, por favor, deixe um comentátio.

UPDATE (25/08/2013): Link corrigido novamente.

Kit ígua Quente Para Todos v - 4.31 MB [112167 downloads]

Referências

Veja os preços de: Aquecedor Solar, bomba d´água, Manual de Reciclagem e DVDs de Ecologia.

silvio disse:

boa noite,
gostaria de agradecer aos inventeres desse projeto tao siguinificante,montei o meu aquecedor solar,e ja esta funcionando muito bem,tive alguns problemas,t, quebrado,cano froxo mas corrigir e consequi,estou muito feliz,pois estou tomando banho no meu aquecedor solar,é confortante é uma grande sensaçao , agora estou tentando melhorar a caixa dágua,para concervar a água mais quente até mais tarde,valeu apena. gostaria de lembra-los que coloquei um cano mais grosso para pesar a água fria nos coletores, e melhoror bastante, o peso da água fria.abraço a todos.

JOSÉ MOREIRA disse:

Achei muito interessante este sistema, não apenas por promover o aquecimento de água sem gasto de energia, mas especialmente, por usar materiais que supostamente “não serviriam para isso” e iriam parar no lixo (???)
Moro num Paí­s bem longe do Brazil, mas ainda bem que existe “esta possibilidade” de í­r até aí­.
Quero implementar este sistema numa casa que estou a construí­r.
Pretendo adquirir o “Projecto”, contudo, não consegui ter acesso através dos “Links” que são fornecidos, COMO POSSO OBTíŠLO???

Cordiais cumprimentos

rafael dos santos mendonca disse:

Gostei muito do projeto porém o link não funcionou, queria saber setem como disponibiliza-lo por e-mail para mim.
Segue o endereço de e-mail abaixo:
[email editado]

Desde já agradeço.

Pedro Felix disse:

Pessoal , alguem poderia me enviar o PDF com as instrucoes , pois o link http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/solar.pdf está quebrado. Gostaria de montar aqui em casa.

Ermário disse:

Como é fácil criticar projetos dos outros, pessoas destas não entendem nem um pouco de sustentabilidade, reciclagem muito menos de responsabilidde social, pois o propósito é reaproveitar materiais que irão para o lixo…acredito que quem perjora nem imaginou ainda que ele morrerá e após 3 gerações ainda a mesma garrafa pet estará na fente dele…apático e reclamando…parabéns, seja bem vinda qualquer forma de reutilização dos recicláveis.

João disse:

Quero agradecer o Sr. Jose Alano pelo bom Projeto do aquecedor solar.
Construí­ um, seguindo rigorosamente as instruções contidas no manual, o resultado foi muito satisfatório.
Muito raramente usamos energia elétrica no banho, somente em caso de dias chuvosos.
Li alguns comentários de que alguém fez e í± funcionou.
Isso é conversa pra boi dormir; como é que o meu funcionou ?
Parabéns Sr. Jose Alano!
Precisamos de mais pessoas assim para nos mostrar q é do nada q tudo se inicia.

Costinha disse:

Boas,

Pelo que li este projecto é bastante viável, gostaria de poder baixa-lo mas o link não funciona.
Será que me poderiam enviar por mail: costa2004@sapo.pt

Desde já o meu obrigado e os meus parabéns ao autor.

Lara Castro Schueler Reis disse:

Bom dia…
Me interessei muito pelo projeto! Gostaria de implantá-lo no meu sí­tio, porém não consegui acessar mais os links disponibilizando o projeto…
Existe alguma outra possibilidade de adquirí­-lo?
Obrigada!

Elisângela disse:

Gostaria de receber o projeto, pois ele é tudo de bom. E sendo uma boa artesão que sou isso vai ser legal repassar para as pessoas do meu convivio social.Meu email é : eli.aparecida023@itelefonica.com.br

andre de caparao mg disse:

ops esqueci o hot mail andre_goncalves78@hotmail.com por favor me enviem o projeto obg esse projeto tem tudo para dar certo

andre de caparao mg disse:

estou muito interessado no projeto e gostaria de polo em pratica pore estou confuso se alguem puder me mandar esse projeto pelo hot mail ficarei grato

Solmatic disse:

É interessante como a criatividade das pessoas podem leva-las longe, um exemplo disso é o Sr. Jóse Alano, ele esta de parabéns, espero que ele tenha muito sucesso.

Att.

Eduardo

Ana Paula disse:

Oi o senhor Manoel eata de parabens, por ter desenvolvido este aquecedor e de passa esta ideia para todos que deseja fazer deste planeta mas limpo. Sem tanto lixo,estarei tentando fazer omesmo na minha casa e divulgando para outras pessoas.beijos.

EU GOSTEI MUITO DESSE IDEIA, E VI MUITOS VIDEOS QUE MOSTRAM COMO FAZER O AQUECEDOR A íšNICA COISA QUE EU NíƒO SEI É COMO A íGUA PASSA PELO CANO É PELA FORÇA DA GRAVIDADE OU PRECISA DE UMA TORNEIRA PARA PODER PASSAR PELOS CANOS?, E OUTRA PERGUNTA a íGUA SÓ VOLTA PRA CAIXA DEPOIS QUE ESQUENTAAR MAS É SOZINHA QUE ELA VAI PRA CAIXA DEPOIS DE QUENTE?, E QUANDO TIVER DE NOITE BEM MAIS FRIO VOU CONSEGUIR MANTER OS CANOS QUENTES?

luzietecamacho disse:

gostaria de saber com mais clareza de como confecciona e se pode manter as instalacoes de agua jA EXISTENTE

MARIZETE disse:

OI,SOU MORADORA DO INTERIOR DA BAHIA E GOSTARIA DE TRABALHA COM PROJETOS DE RECICLAGEM NO MEU MUNICIPIO, SERí QUE VOCES PODERIAM ME AJUDAR, UMA VEZ QUE MESMO SENDO UM MUNICIPIO PEQUENO A QUANTIDADE DE MATERIAL RECICLAVEL É GRANDE.

ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTA.

Vitor Dal Bó De Pieri disse:

Sou estudande do PROESD (Programa de formação de agentes do desenvolvimento
regional) de São Joaquim. Estamos formulando um projeto que seja socialmente
includente, ambientalmente sustentável e economicamente sustendado.

O nosso objetivo é viabilizar o acesso da população carente de São Joaquim a
este sistema de aquecimento alternativo, dando assim uma destinação adequada
as garrafas PET, Tetra Pak; reduzindo o consumo de energia, formar
cooperativas de catadores e conscientizar a sociedade da preservação
ambiental, além de um maior conforto a populção de baixa renda.

Estudei o manual, e vi o sucesso desse projeto nos mais
diversos lugares
do Brasil. A nossa equipe está estudando formas de tornar esse projeto também
uma realidade em nosso municí­pio que sofre com um inverno rigoroso e é formada
principalmente por trabalhadores de baixa renda.

Devido ao frio aqui da serra, não sabemos se este projeto se viabilizaria
aqui. A temperatura da agua sofreria alguma alteração? A substituição do PVC
por tubos de cobre ajudaria a prolongar a temperatura? É possivel de alguma
forma aumentar a eficiencia dos coletores adaptando-os a nossa região?

Gostariamos da sua opinião.

A média anual da temperatura em São Joaquim é de 14graus, a 1360mts do ní­vel
do mar.

Grato pela atenção.

rodrigo disse:

Já assisti uma teleaula sobre isso e procurei saber como fazia, achei e estou feliz com a agua aquecida no meu sitio.

obrigado ao S=r. José e a todos q tornam este mundo melhor…

Rodrigo Garcia disse:

Bom dia Sr. Manoel.
Parabens pelo projeto. Recentemente vi um protótipo desse numa casa ecológica no parque do peãozinho de Barretos e me interessei, mas ainda tenho algumas dúvidas. Os tubos de PVC devem ser pintados de preto também? Pode me dar uma estimativa de vida útil desses tubos de PVC e do adesivo PVC nessas condições ? Só pra esclarescer pra algumas pessoas que insistem em dizer que a vida útil do sitema o torna inviável !!! Muito obrigado.

aline disse:

Boa tarde,moro no sul, e aqui geralmente faz muito frio e chove bastante,posso obter este aquecedor solar e irá ter a mesma eficiência?

Ednercio Dias( Técnico Mecatronica/Eletrônica disse:

É louvavel atitudes de pessoas como Sr,que usam da sua criatividade para ajudar pessoas com menos poder aquisitivo,gostei muito do seu projeto,e a maneira que vc usou a leis da fí­sica e hidraúlica para seu projeto. parabéns

noeme disse:

parabens ao senhorJOSE ALANO ,por essa invençao !!de energia solar usando garrafas pet e caixas de leite que tantas pessoas jogam no nosso meio ambiente,destruindo a natureza e o SR ALANOFEZ UMA RECICLAGEM AJUDAR A NATUREZA E NOSSOS NETOS E AS GERAÇOES FUTURAS ..que totos possam toma-lo como exemplo noeme loboSR ALANO O SENHOR E UM GENIO PARABENS

antonita disse:

isso ai e muito bom eu ate cor tei a minha lus pos nao presiso de energia

adilson alves da silva disse:

Obrigado por me enviar este comentário sobre o aquecedor solar feito com garrafas pet,em uma auditoria da iso 14001,recebemos de presente de um dos auditores um projeto de um aquecedor solar feito com resto de rebaixamento de pvc,a dona do projeto é a sociedade do sol,estou montando um aquecedor junto com os colegas de engenharia ambiental da faculdade UGB de Nova Iguaçu.
Ass: Adilson Alves da Silva.cont,adilsoambiental@hotmail.com

francis wintes disse:

o sistema tem um funcionemento fantastico pois alem de utilizar quase que 100% de material retirado de fontes que poderiam posteriormente serem jogados no meio ambiente, ainda tem a função de reduzir os gastos com energia elétrica, seu funcionamento ja foi comprovado na pratica com ótimos resultados, trata-se de um projeto ambientalmente correto, e de facil instalação porém deve-se ter cuidado quando se dá a instalação do sistema alguns critérios devem ser observados, mesmo considerando certos quesitos de desvantagens tem um baixo custo de implantação, que varia de acordo com a região de instalação e com a qualidade do material a ser utilizado. realmente é uma técnica que merece o reconhecimento ao seu idealizador sr. jose alano alcino, pois sua criativa ideia vem hoje contribuindo em diversos setores da sociedade, reconhecer seu trabalho é o primeiro passo para quem quer um futuro melhor para seus filhos e mais do que isso a implantação desta técnica é a melhor maneira de contribuirmos para um meio ambiente melhor para todas as espécies.

Bruno disse:

A ideia é muito boa do ponto de vista social mas muito ruim no ponto de vista tecnico.
Estou cursando engenharia na área de energia, com ênfase em renováveis. Meu projeto de extensão é exatamente sobre a produção de coletores de baixo custo com garrafas PET. Este tipo de coletor é mais barato, a princí­pio. Mas se levarmos em conta a validade de um coletor convencional e seu preço de mercado atualmente este tipo de coletor de PET se torna inviável. Ainda mais por conter peças em PVC e PET, que propiciam a proliferação de bactérias (Legionella). Não somente, são muito pouco eficientes, não seguem um padrão de construção, sendo necessárias adaptações para cada unidade de coletor. O prazo estimado de duração de um coletor PET de 1 metro quadrado, em condições normais de meio ambiente é de 6 meses e tem um custo aproximado de R$200,00. Um sistema de aquecimento de coletor convencional de mesmos 1 metro quadrados e boiler de 200 litros para agua quente tem o custo aproximado de R$1800,00 e tem um prazo de “validade” de cerca de 15 anos. Torna-se obvio que o investimento compensa. É claro que é uma atitude muito nobre e correta, mas é errado difundir esse tipo de ideia. Existem também outras aplicações para reciclagem de PET, que são tecnicamente corretas.

Manoel Netto disse:

Bruno,
Discordo de você em vários aspectos. A ideia é antiga e se tivesse assim tanto problema, isso já teria vindo a tona e não seria incentivado pelo governo do Paraná, que hospeda os manuais de construção.

Ao contrário do que você relatou, existe sim um padrão de construção, bem detalhado no manual anexo ao texto e a duração é muito maior também. PET é um material resistente e demora centenas de anos para se degradar. Obviamente no telhado sob o sol, o tempo de vida reduz para alguns anos. Se uma garrafa se deteriora, é muito fácil trocá-la por outra. No ano seguinte a esse post, durante o mesmo evento em Londrina, pude verificar que o modelo exposto permanente ainda estava lá, nas mesmas condições.

Com relação a bactérias, a água não tem contato com o PET, apenas com os canos, que são normalmente utilizados em construção civil há décadas, quiçá séculos. Ninguém reinventou a roda nesse projeto.

Sobre o funcionamento, eu mesmo pude comprovar, pessoalmente, o quanto o projeto é funcional e satisfatório.

A disseminação dessas informações confusas me parece ser de interesse de fabricantes de aquecedores comerciais, para evitar que iniciativas populares, com custo reduzido e viáveis sejam divulgadas.

Abraço

Júlia disse:

Bruno,

Por que vc fala de uma coisa que não tem total conhecimento. A água não fica em contato com as garrafas e sim com os canos, o que acontece normalmente com chuveiros e torneiras comuns e vc diz que há proliferação de bactérias. Informe-se primeiro para depois emitir um parecer fundamentado. Boa sorte na sua faculdade, espero que lá realmente vc entenda o que está fazendo.

adilson alves da silva disse:

desejo obter o maximo de informações sobre meio ambiente e materiais reciclados,pois estou estudando engenharia ambiental obrigado

Lair E. Fernandes disse:

Parabens pela divulgação das ideias.Na minha casa ja tenho o sistema comprado em lojas e industrial.Adorei o projeto popular, como consigo um projeto para eu mesmo poder orientar os amigos a construirem um sistema em suas casas.

Luiz Fernando Silva disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certa de sua atenção, agradeço.

abraços Luiz

Rafael kosloviski disse:

achei legal porque da para esquenta a hidromassagem sem gastar água quente e fazer aquilo

mario luis disse:

se eu usar um reservatorio so para agua quente , como deve ser as ligaçoes .tem que passar agua fria pelo reservatorio? ou a agua quente que vem do coletor fica depositada no reservatorio,e depois vai para o chuveiro..posso pintar a parte de tras da garrafa, en ves de colocar a caixa de leite pintada.obrigado fique com Deus……Mario luis – Torres -rs

mario luis disse:

gostaria de saber se em ves de colocar caixa de leite pintada preto,posso pintar a parte de tras da garrafa sera que nao funcioana.devo colar as conexoes superiores e inferiores.posso usar silicone pois fica facil de desmontar se der algum defeito.obrigado fique com Deus .Torres.rs.

Joel Matoso disse:

Eu tenho uma ideia sobre energia eólica reaproveitavel,por que este ano eu vou fazer um projeto de captação de energia e solar e eólica e hidrica tudo com materias reaproveitados mas em um projeto ainda que eu estou tentando montar para mostar na feira de ciências de 2009 do João Machado Colégio e Curso, se alguem tiver alguma ideia que posso me ajudar eu seria muito grato muito obrigado.

E depois se tudo der certo eu coloco meu projeto aqui muito obrigado.

primeiro quero te parabenizar pelo reaproveitamento de descartáveis na criação deste aquecedor, e também lhe perguntar se vc tem alguma idéia para construção de pequeno moinho que consiga através dos ventos gerar, captar e armazenar energia, tudo isto com custo baixo, ou qualquer outra forma . grande abraço. Edilson.

Ja consegui fazer o download do projeto e so nao entendi como é colocado as caixas de longa vida.
Não entendi se as caixas de longa vida são coladas ou soltas dentro das garrafas de pet. Se possivel gostaria de receber detalhadamente como sao colocadas as caixas de longa vida pois nao deu pra perceber como sao colocadas. As fotos nao mostram direito a posiçao. Grato mais uma vez.

A idéia do sr. José Alano é ótima, mas nao consigo abrir a pgna completa onde explica detalhadamente a forma de instalação. Gostaria muito de ter detalhes de como se faz e monta todo o sistema para q eu possa fazer em minha casa e mostrar pra meus parentes e amigos da cidade. Desde ja aguardo e agradeço pela atenção.

Rodrigo disse:

Olá…

Grande ideia de usar garrafas pet na construção do aquecedor solar…Fiz algo semelhante aqui usando tubos PVC e os mesmos se tornaram quebradiços após algum tempo (4 anos), sendo necessário repo-los…Isso ocorre com esse sistema tambem? Talvez o uso do tubo da marca “aguaterm” da tigre não teria maior durabilidade?

Grato

Manoel Netto disse:

Rodrigo,
O tempo é mais ou menos esse mesmo, segundo o pessoal que me orientou quando fiz essa pesquisa. Talvez com a PET, por conta do sol não incidir diretamente nos canos e criar uma espécie de estufa (aumentando a umidade do ar em volta do cano), esse tempo aumente. No entanto, a PET continuará recebendo diretamente os raios solares, mas trocá-las será mais fácil e barato que trocar os canos.
Se quiser e tiver disposto a gastar mais, use canos de cobre (ainda pintados de preto) ao invés dos de PVC. Se fizer o teste, publica aqui um comentário com os resultados.
Abraço

Isabella carvalho ferreira disse:

Gostaria de receber como e feito o projeto passo a passo .

Divilmar Pirires de Morais disse:

gostei deste projeto porque facilita a vida do pobre assim todos podem ter conforto e esto e intereçante, quero desenvolver este projeto

Valdemir Onorio de São Paulo Capital disse:

Parabens ao inventor deste MAGNIFICO aquecedor de agua com materiais que muito provavelmente iria parar no rio tieté.

tiago viana disse:

bom senhor jose mais uma vez muiiiito obrigado pela invenção maravilhosa que Deus retribua a ti da mesma forma q vc ajudou a todos… Eu ainda não fiz a esperiíŠncia mas assim q fizer se der certo passo aqui e comento..

luciana disse:

UAU! NAO PRECISA DIZER MAIS NADA,POIS NAO EXISTEM PALAVRAS PARA DESCREVER.SE NAO PARECESSE LOUCA BATERIA PAMAS í€ FENTE DO COMPUTADOR QUE ME PROPORCIONOU SABER QUE NO MEU PAíS TAO DURAMENTE CRITICADO ,POR POSSUIR PESSOAS QUE SÓ PENSAM EM EM SI MESMAS ,EXISTEM SIM PESSOAS QUE PRIMAM PELO PRÓXIMO POIS PENSAR NA NATUREZA É A JUNÇAO PERFEITA DE RENSAR EM SI E AO MESMO TEMPO NO PROXIMO COMO VEMOS EM VARIOS EXEMPLOS NA RECICLAGEM ,MAS O QUE DIZER QUANDO ESSA RECICLAGEM É GENIAL COMO ESSE PROJETO DE AQUECEDOR COM PET RECICLADA
.UAU!

almir peixoto disse:

gostaria de recber por e-mail como fazer esta invençao maravilhosa ,nao consigui baixar em pdf pois da erro queria saber se tem como receber por e-mail mais claro.

rachid nicolau filho disse:

Barabens pelos projetos, gostaria de receber o esquema para a montagem.

Obrigado

Rachid

Francielle disse:

Sou concluinte da 3° série do ensino médio, é adoreii essa experiência. Meeus colegaas de sala de aula também acharam um idéia otima. Assim podemos presevaar o meio em que vivemos. =D

nilza disse:

Adorei este artigo
ideia maravilhosa além de eu economizar luz vou ajudar tirar as garrafas das matas,e dos rios.

nilza garcia disse:

Ólá
gostei muito deste projeto gostaria de receber seu E-mail passo a passo para que eu levo este projeto maravilhoso p/ meus amigos e visinhos etc.faço questão de convida-los p/ este projeto vamos usar a pet . abraço nilza

Sou estudante de Pedagogia,e fiquei muito feliz pois estava fazendo uma pesquisa e sobre as garrafas pet, e me deparei com esse projeto, achei maravilhoso, parabéns presisamos outros josé Alano parabéns…….

Idéia muito boa.

Para os dias de baixa insolação, é recomendado o uso do ECONOMIZADOR DE íGUA E DE ENRGGIA PARA CHUVEIRO – ECO SHOWER SLIM

Assim, você poderá compensar a falta de energia térmica do boiler com um pequeno reforçco de aquecimento com o chuveiro elétrico.

Para saber mais, acesse: http://www.ecoshower.com.br

Ana Paula disse:

Aidéia é simplesmente ÓTIMA!

irene mattos da silva disse:

gostei muito que DEUS ABENÇOE ASUA IDEIA.

waldeci ribeiro disse:

costaria de montar uma na minha casa mas nao estou entendendo se poder mandar uma amostra mas detalhado eu agradeseria

wldeci ribeiro disse:

costaria de montar uma na minha casa mas nao estou entendendo se poder mandar uma amostra mas detalhado eu agradeseria

Hamilton Souza Muniz disse:

Senhores

Fiquei muito impressionado com a idéia, tenho uma chacrinha em Mairiporã e como o dinheiro é curto vou eu mesmo instalar o meu aquecedor solar.

Parabens pela genialidade da idéia.

Hamilton

Ana Paula disse:

Eu tenho 11 anos, e estou fazendo o projeto de um aquecedor reciclado, para uma feira de ciencias do meu colégio. Gostaria de saber como eu coloco as caixas de longa vida dentro das pets? As caixas devem ser pintadas, ou podem ser forradas? quantos litros de água devem ser colocados por vez? a posição do aqueedor precisa ser necessariamente ao norte? ele tem que ficar inclinado 25 graus ou 30? ele precisa nacessariamnete ser grande ou pode ser feito só com 10 pets e 10 ciaxas de longa vida? e gostaria de saber qual o tmanho do tubo de pvc, ou pode ser de qualquer tamanaho? a agua tem que ficar quanto tempo dentro desse aqucedor?

Ricardo disse:

Agora posso tomar um banho bem gostoso com a água aquecida

welhyngton disse:

Não consigo fazer o dow load do material explicativo… quero fazer o meu próprio aquecedor solar e divulgar a idéia poderia enviar para o meu e-mail?

Rubens Richter disse:

Gostei muito da solução. Poderia realisar este projeto em conjunto de habitação de poder aquisitivo muito baixo? Gostaria de ter o projeto detalhado!

Joel Matoso disse:

Ele e um genio por isso eu queria fazer um projeto para minha feira de ciencia

Tiago J S disse:

Ao senhor José Alano meus parabéns e meu muito obrigado, hj não gasto mais energia elétrica no chuveiro, desde que vi seu projeto na tv fiquei encantado e minha antiga idéia de usar células fotovoltaica para o chuveiro caiu em pedaços hehe

Viva a energia limpa

Tiago J S disse:

sempre tem gente querendo ganhar dinheiro em cima das idéias de outras pessoas
Senhor capitalismo, hehehehheheheheh

joão silveira disse:

parabens para o autor deste projeto com as garrafa pet. se não for comercializado,para quem tiver enteresse de fabricar para seu consumo voce deveria mandar desenho de instruçao para montagem com as garrafa PET (eu gostaria de receber) eu tenho novo projeto de aquecedor solar com baixo custo mais rendimento disaine difirente,pela minhas pesquisa não encotrei ate hoje. este pode ser comrcial ok.

Roseane disse:

Muito bom esse projeto, o senhor José Alano esta de parabéns, bom se todos os que vissem fisesse um em casa, assim estariam economizando energia e colaborando com o meio ambiente.

joão silveira disse:

EU TENHO CONHECIMENTO EM AQUECEDOR SOLAR A MAIS DE 40 ANOS, JA FABRIQUEI MUINTAS PLACA RECEPTORA DE ENERGIA SOLAR.SOU TECNICO INDUSTRIAL,TENHO UM PROJETO PRONTO PARA SER EXECUTADO EM SERIE COM LINHA DE MONTAGEM (PRODUÇíƒO,DISTRIBUIÇíƒO,COM REPRESENTANTE A NIVEL BRASIL).POSSO GARANTIR QUE ESTA PLACA SíƒO DIFERNTENTE DE TODA QUE JA EXISTE.

Almir Duarte Sa disse:

Projeto digno que os governantes fizessem uma maior divulgaçao e ate´mesmo criassem um meio de fabrica-los em residencias com baixa renda ,afim de que tivessem melhor qualidade de vida ,como tambem uma reduçao na conta de energia eletrica acho somente que as emendas das garrafas peti deveriam estar fail de se ver .UM ABRAÇO ,VALEU.

Izequias Estevam dos Santos disse:

Estimado autor desse projeto inovador.
Sinto-me feliz em poder escrever para pessoa como o senhor, sabio e inteligente que usa o cérebro para legar aos seus semelhantes essa idéia tão brilhante, que Deus continue a iluminar sua mente e seu coração para prosseguir colaborando com os brasileiros.
Solicito caso seja possí­vel me enviar informações para eu montar em meu Sí­tio um sistema desse. Obrigado e abraço do Izequias.

JORGE BASTOS disse:

GOSTEI, MUIIITOO DESTA IDEIA, POREM APOS VARIAS TENTATIVAS, SEM SUCESSO. APENAS COM BASE NO VIDEO QUE FOI GRAVADO EM FITA VHF E PASSADO PARA UM CDR, LAMENTAVELMENTE FOI UM DESASTRE TOTAL. PENA QUE DESPERDICEI MAIS MATERIAL DO QUE O NECESSARIO. ,,, BEM APOS VER COM MAIS EXATIDíƒO E QUE CREI ENTUSIASMO PARA CONTINUAR E GARANTO QUE SERA UM SUCESSO ISSO DEPOIS DE MUITO TRABALHO.
OBRIGADO..

ana maria disse:

ola…
achei bastante interessante seu projeto
e como estou construido
gostaria de ter açesso ao projeto
como posso obte-lo ??

desde ja obrigada.

Meiks Abreu disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certa de sua atenção, agradeço.

Cirino Barboza disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certo de sua atenção, agradeço.

Lucas Alves disse:

Olá!

Eu sou aluno do 2° ano do ensino médio no colégio técnico universitario em Juiz de Fora-MG, e estamos participando de um curso sobre sustentabilidade que tem como objetivo montar um aquecedor solar com material barato e reciclável que visa difundir em feiras de tecnologia e em comunidades carentes o projeto.
Agradeço sua iniciativa!

Marcelo A. Monteiro disse:

Olá! Eu adorei esta idéia do Sr José Alano…
Tanto que espalhei para meus vizinhos, e alguns deles!
Resolveram construir um painel solar para testar.
E eu me ofereci para baixar o projeto do Sr José Alano
Mas percebi que o link esta com problemas, e não consigo baixar
o arquivo… Se alguém puder me ajudar eu desde já agradeço…
E olhe eu acho que esta idéia vai ser revolucionaria quanto ao consumo de energia elétrica na maioria das residências aqui no bairro
Onde moro isto sem contar com os benefí­cios ao meio ambiente que são vários…Sr José Alano!Parabéns e muito obrigado!

Leandro Nezi disse:

Se alguem temminteresse é so entrar em contato comigo pelo email: leandronezi@hotmail.com

que lhes enviarei as informaçoes necessarias

grato

Leandro Nezi – Biólogo

Maria De Fatima Benevenuto disse:

gostaria de receber este sistema para colocar em pratica na minha comunidade. abraços

marcosbiazus disse:

gostaria de receber este sistema para colocar na minha casa que deus o mantenha vivo mais 100 anos um abraço

genildo c.ferreira disse:

parabems Sr.Jose Alamo precisamos de mais pessoas como senhor e muito interessante e inportante o seu projeto. gostaria de obter mais informaçoes. tipo, tempo de vida util do material exposto a açao do tempo, seria viavel aplicaçao em clubes escolas hospitais, locais que circulam grande quatidade de possoas por Ex. custo beneficio do projeto desenvolvido para um hospital ou clube se tem conhecimento de aplicaçao do mesmo em tal escala

odilan disse:

o meu e-mail é odilanramos@hotmail.com

enviem – me soluçao pro meu projeto.

odilan disse:

parabens, sr jose alano!

eu to fazendo um projeto de escola sobre aquecedor de agua… e tb é movido ah energia solar.

preciso de uma melhoria… alguem pode me ajudar?

agraço desde já!

sidney profeta de almeida disse:

moro em mogi guaçu sp gostria de receber este projeto pois quero usar para propio uso e ajudar familia carente de minha cidade pois ainda que se imagina em mogi guaçu existe familias que não tem agua encanada e luz eletrica por isso gostaria muito de receber este projeto .antecipadamente muito obrigado

sidney profeta de almeida disse:

gostaria muito de receber o projeto de como montar o aquecedor solar feito com garrafa pet e cx. de leite longa vida

Jorge Betini disse:

Achei muito legal o projeto… Quero e vou fazer em minha casa.
Tentei baixar o Download para divulgar entre amigos e parentes mas não conseguí­… repassei o link.
Gostaria de saber se podem me enviar o arquivo em pdf por e-email!!

Parabéns,

Grato,

Jorge

boa tarde tudo bem com você estou com uma duvida eu fiz a instalação do sistema de agua do aquecimento solar e minha duvida e a seguinte e preciso ter um reservatorio? e porque eu montei os canos e juntos com as garrafas pet trazendo agua da caixa para o aquecedor solar e depois decendo para o chuveiro ta certo? ou eu preciso colocar um reservatorio antes mais ou menos assim(puxar agua da caixa dgua para o aquecedor solar e dele agua vai pro reservatorio e depois pro chuverio e assim que faz a montagem do sistema)porfavor me ajude a exclarecer como faço e desde ja agradeço a atenção estou aguardando sua resposta!.

marcio lucas disse:

@willian da silva, cara vc vez uma doidera, esse aquecedor é de acumulação, precisa de um reservatoria para a agua circular, ir aquecendo ao longo de um periodo. essa sua ligação direta funcionaria se fosse um sistema enorme, com muitas placas aquecendo e recebendo agua ao mesmo tempo. o uso do reservatorio permite um maior isolamento e tempo para o aquecimento. é muito necessário o reservatório e quanto mais isolado termicamente ele estiver melhor

Dagoberto disse:

Boa Terde!

Gostaria de receber o projeto completo, pois pretendo construir o aquecedor

tdz disse:

= onde encontrar a lista do materiais para fazer o aquecedor popular
para agua quente

Edison Cruz disse:

parabens,sr. Jose Alano precisamos de mais pessoas como o senhor muito interessante e importante o seu projeto.Gostaria de conhecer melhor o projeto com detalhamento…..

Eduardo Augusto Kuntzer disse:

Ideia mais do que ótima. Sou estudante do curso tecnico em Mecatrônica de Panambi-RS, e estou pesquisando e aplicando conhecimentos adquiridos para implantar um aquecedor de agua na propriedade rural onde moro. No tambo leiteiro são necessarios 60 litros de agua a uma tamperatura de 55ºC a 60ºC. Essa ideia é a que mais condiz com a minha necessidade, e vou ajudar a difundi-la atraves de meus experimentos.

abraços!!

Osvaldo Cavanholi disse:

Bom Dia.

Moro no Rio, tenho um sí­tio na Região dos Lagos, onde criei outro tipo de aquecimento solar, o qual passo a todas as pessoas.
Como a caixa d’agua fica em cima da lage da casa, tirei a tampa de plástico da caixa coloquei uma placa de vidro, e, acima da caixa, tirei algumas telhas de argila e coloquei uma telha de plástico.
O sol atravessa a telha de plástico e a placa de vidro, entrando direto na água dentro da caixa.
Como a água esfriava rápido nas noites de inverno, resolvi
colar plácas de isopor ao redor da caixa, assim a água passou a ficar aquecida í  noite toda.
Tudo isso custou muito barato, em cinco mêses recuperamos as despesas com a economia na conta de luz que aqui é muito cara.
O progeto do meu conterrâneo (também sou barriga verde ),Sr.José Alano, está perfeito, e ainda tem a vantagem da reciclagem, vou indicar a alguns vizinhos pois existe muitos outros sí­tios perto do meu.
Parabéns a ele e que a Divina Providência lhe recompense.
Abraços
Osvaldo Cavanholi

Wiegy disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certa de sua atenção, agradeço, pois não estou conseguindo baixar o download.

Plí­nio disse:

Eu tenho esse aquecedor em casa, realmente e otimo, só que as vezes chega a deixar a agua muito quente para se tomar banho….rs, ai abrimos a torneira da rua, mas ele funciona otimamente e já fiz para mais umas 4 casas aqui do bairro.
Aqui está todo mundo querendo….legal né

Leandro disse:

Ola pessoal sou Biologo e instalo Aquecedor Solar ecologico. Quem tem interessse de ter em casa no sitio em qualquer lugar pode entrar em contato comigo pelo e-mail ou por msn,ai a gnt conversa melhor.
leandronezi@hotmail.com

Grato

Leandro Nezi – Biologo

salvador disse:

preciso com urgência confeccionar um exemplar do Sr. José Alano no sí­tio no interior de São Paulo, quero entrar em contato com as pessoas habilitadas a instalarem esse tipo de projeto do Sr.José Alano, que reduz o consumo de energia elétrica, por favor me informem

Sãozinha Maciel Morcerf disse:

Sr Alano, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e divulgação do seu precioso tesouro. Pessoas como o Senhor por todos os lados encontramos o que falta é a inciciativa de dividi-lo com alguém, e esta é a grande diferença que o faz RARO. Deus o abençoe. Gostaria de receber detalhes deste projeto para que possamos dilvulgar e executar em nossa região. Desde já muito obrigada. (Piranga- MG)

bruno disse:

gostaria de saber como é realmente passo a passo com o é que faz o projeto , como que fasso para emcaichar as garrafas no cano na caichinha de leite, como cortar as garrafas, agradeceria se me ensinasse passo a passo,
obrigado e parabens pelo projeto

Guilhreme Junio disse:

queria saber mais como montar esse aquecedor pois queria montar um aqui em casa !!!se pudesse me ajudar!!!
valeu bridado!!!

Patrí­cia disse:

Há alguns mêses vi está reportagem e fiquei maravilhada, comentei com famí­liares e amigos. Mas como todos são acomodistas logo pediram que eu procura-se no site, mas como estava com problemas de saude só agora estou procurando, sei que o projeto e muito bom e quem quer que seja o autor dele foi mais um emissário do nosso criador.( Deus) Que as suas percepcões seja cada vez mais apurada e tocada pelas mãos do nosso criador, que ainda possa ajudar mais ainda esta humanidade carente de um pai terreno, que ama o seu povo. Deus lhe abençoe hj e para todo sempre. Feliz Natal e uma Otima passagem de ano, extensivo a todos familí­ares. Muita Luz Universal.

Patrí­cia disse:

Há alguns mêses vi está reportagem e fiquei maravilhada, comentei com famí­liares e amigos. Mas como todos são acomodistas logo pediram que eu procura-se no site, mas como estava com problemas de saude só agora estou procurando, sei que o projeto e muito bom e quem quer que seja o autor dele foi mais um emissário do nosso criador Deus, que as suas percepcão seja cada vez mais apurada e tocada pelas mãos do nosso criador, que ainda possa ajudar mais ainda esta humanidade carente de um pai terreno que ama o seu povo. Deus lhe abençoe hj e para todo sempre. Feliz Natal e uma Otima passagem de ano e todos familí­ares. Muita Luz Universál.

Manoel Netto disse:

Meus queridos Fábio, Roberto e outros,

Por favor, releiam o texto e percebam que no final dele existe o LINK para download do manual completo, oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná. Para facilitar, segue novamente o link:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/solar.pdf

Obrigado.

Roberto/São Paulo Capital disse:

FABIO se lhe mandarem o esquema será favor enviar pra mim..porque ate agora nada ameu caro…dê uma olha quando entrei em contato aqui….abraços.

fabio disse:

gostaria que me envia-se o esquemA para que eu
montasse um aquecedor destes pois achei interessante
e economico obrigado

Nelson Rodrigues disse:

Gostaria se possivel me orientassem na montagem, se a caixa de leite fica dentro do litro peti e o cano passa pelo meio.
Desde já agradeço

Nelson Rodrigues

turhan disse:

gostei do projeto gostaria de saber mais sobre outros modelos de aquecedores para fazer um projeto da escola.
obricago

Paulo Reis disse:

Bom dia.
Achei muito interessante o projeto. Gostaria de receber material mais explicativo. Pretendo construir com alunos de oitava série. Obrigado

ernesto schustra disse:

CRICA^??desconheço sem comentario
abraços ERNESTO.

crica disse:

Eu achei muito interessante e legal só que eu gostaria de saber onde faz dowalod.

ernesto schustra disse:

eu fiz meu comentario e foi refugado ,gratos eu não entendo em ingles o motivo que não foi aceito !ERNESTO

ernesto schustra disse:

Srs. saudãções ,eu ernesto, vivo interior são paulo e me utiliso de agua quente para hidromassagem,isto ou seja a agua aquecida atraves fogão a lenha,eu tinha intenção de construir o aquecedor solar com tubos de cobre ,mas ;aver seus projetos utilisando material ,PVC e material reciclavel ,eu me integrei a ideia do vosso projeto ,apenas pequenas duvidas ?????os tubos com emendas dos TEES qual tipo de cola que devo usar , qual a sequencia de montagem ,existe um esquema ?
outra indagação qual a temperatura suportavel dos tubos PVC,no meu parecer a [TIGRE] já tem tubos que suportam temperaturas mais elevadas
Gratos ssaudações e que o bom DEUS VOS ILUMINE.. Ernesto

Fabiano Avila disse:

Meus parabéns!!!! esse tipo de idéia e atitude em relação ao nosso planeta tem que ser implantado em escolas , centros comunitários , espalhar para todo povo simples, que é a maiorí­a , pois se todos tiverem atitudes como esta , estaremos nos reeducando e preservando nosso planteta , pois se ficaramos esperando por movimentação de polí­ticos e empresários ganânciosos , ficaremos presos a consumos exorbitantes e seremos ví­timas de nós mesmos. PARABÉNS MESMO!!!

delma alves disse:

esta ideia e genial…parabens!

francis disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certa de sua atenção, agradeço.
francisgulla@yahoo.com.br

Thiago disse:

Quero dar os parabens a todas as pessoas que projetaram o aqucedor achei a ideia mto interesante!

agostinho disse:

Gostaria de saber se precisa fazer manutençaõ.Se precisa, após quanto tempo. As garrafas quebram ou racham? Precisam ser trocadas? Quanto tempo duram?
Obrigado

cicero hildebrando da silva disse:

Gostaria de receber maiores informaçoes a respeito de como montar um aquecedor solar reciclavel

Muito obrigado

Cicero

Cidno Rego disse:

Maravilha. Aqui em Criciuma estamos trabalhando atraves de uma entidade para divulgar esse projeto.
Como fazemos para ter contato do sr Jose alano?
Grato

Carolina disse:

Quero parabenizar os idealizadores do projeto de aquecimento de água. É uma invenção simples e ao mesmo tempo eficiente! Sou arquiteta e apóio as soluções baratas e acessí­veis a todos, principalmente quando elas tem um propósito maior que é a preservação do meio ambiente. Valeu!

Rafael disse:

Ola!! Gostaria de saber o valor total de investimento para a construção desta engenhoca fantástica.

Obrigado!!

janio donizete disse:

eu não consigo fazer o download para saber das medidas do material e pegar o gabarito de medidas da garrafa pet

gabriel leria fioravanti disse:

isso é bom…….

Leandro disse:

desconheco esses tubos escuros.

Ademir nalli disse:

qero receder os dadodos sobre se poso usar tubos escuro no lugar dos tubos maroms pois os mesmo e’ mais barato OBRIGADO.

Jorge Americo disse:

Parabens, de projetos assim,que a humanidade esta precisando,mas ainda emperramos num outro problema,o alto custo dos misturadores.um grande abraço.

Leandro disse:

Sou Biologo e tbm faço aquecedor solar para poupar energia e ajudar o meio ambiente,estamo implantando na minha cidade para os agricultores lavarem s ordenhdeiras e espero q possa estar dando resultados

um abraço moçada

johnny disse:

adorei a ideia de esquentar a água com energia limpa.Gostaria muito de utlizar esse tacnologia pura e barata em minha,por favor mande detalhadamente os passo de como proceder na montagem do equipamento pois encontro dificuldade em faze-lo.Eu e o meio ambinte agradece muito obrigado!.Espero ansioso o retorno.

Marilane A.C. Ferreira disse:

Parabéns, meu marido está fazendo um para nossa casa , além do bem para a natureza,também é um bem para a famí­lia pois todos estão envolvidos no projeto e tão ideias para melhorar o projeto,como o lugar para a estalação ,como vedar melhor e muito mais, sem falar na ecomonia financeira,pois quase 90% dos brasileiros estão apertados. ele divulgou para os colegas de trabalho e alguns já fizeram e gostaram muito e estão fazendo para os familiares.espero que muitas famí­lias carentes fique sabendo deste projeto,pois poucas tem internt se depender de mim muitas saberão, pois o proprio governo poderia divulgar esse projeto nas comunidades carentes, mais os governantes não estão preocupados com o povo mais carentes.JESUS o abençoe.

valdenio leite disse:

Parabens, pelo projeto, gostaria de receber manual de como fazer; em detalhes, um grande abraço para esse inventor ilustre.

Manoel Netto disse:

ATENÇíƒO – LEIA ANTES DE COMENTAR

O projeto não foi desenvolvido por esse humilde tecnocrata que vos escreve. O autor do mesmo está logo no iní­cio do artigo. Ele pode ser alcançado através do SEMA, cujo link encontra-se no fim do artigo.

Para “receber” o projeto basta clicar no link de download do fim do artigo. Este é um projeto gratuito mas a pessoa é que tem que fazê-lo. O SEMA pode lhe instruir com relação ao mesmo.

Obrigado e voltem sempre.

Glézia Porto disse:

Oi…
Fiquei felicissí­ma quando fim a reportagem da sua idéia, pois não aguentava mais pagar aquela conta abusurda de energia, e também por não ter mais onde guardar garrafas pet e não jogo no lixo de foma alguma.
Por isso desejo receber o projeto do aquecedor e saber como é que faço para paga-lo.
Parabéns vc é um gênio.
Obrigada!

ROBERTO (SíƒO PAULO/CAPITAL) disse:

Carissimo Senhor, sem bajulação, pessoas como você são enviadas por Deus para serem LUZ a muitos outros, vejo pelo lado da simplicidade e humilde que é sei que já tenha entendido o que escevo.
Não há nada mais valioso que prestar solidariedade í queles que dela necessitam.
Na certeza, DEUS estará sempre contigo, obrigado por você existir.O resto fica por conta da cabeça de cada um, aceite um forte abraço.

Manoel Netto disse:

Rafael,

Se a bitola do cano tiver espaço entre a boca das garrafas, você terá que adaptar algum material para reter o calor (e o ar), vedando as saí­das, caso contrário não funciona. Por outro lado, o cano mais fino esquenta melhor por causa da menor quantidade de água circulante.

Maurí­cio,

O sistema como um todo perde 1 grau por hora durante a noite no projeto original. Claro que outras medidas podem melhorar o aquecimento como pintar o reservatório de preto, aquecer o reservatório com material isolante (para reduzir a perda de temperatura), etc. Toda contribuição de idéias é bem vinda e você pode enviar diretamente ao SEMA (link no artigo). Vale lembrar que o projeto enfatiza ao máximo a redução de custos.

Aos que estão pedindo o projeto, no final do artigo há o link para download do mesmo, direto da SEMA, ok?

Abraço

Magda Aparecida Silva Flores disse:

Gostaria de receber uma cópia do projeto de como fazer a instalação de aquecimento com garrafas pet e caixa de leite.

Magda

sergio de souza rocha disse:

gostaria que alguem me mandsse este projeto,pretendo ajudar alguns vizinhos a economizarem não abrindo mão de ter agua quente o tempo todo. desde jí  o meu muito obrigado.

Mauricio disse:

Legal. Vou fazer o projeto, mas, gostaria no entanto de saber quanto tempo a agua depois de aquecida no horario de 18:00 h em frente permanece quente. Outra coisa é como poderia fazer em uma caixa d’agua uma forma de isolamento térmico para ganhar mais tempo durante a noite com ela quente.
Por favor se puder me responda.
Grato.

Alzemiro disse:

Gostaria de receber o projeto do aquecedor, e tenho uma duvida sobre qual lado da caixa longa vida que deve ser pintada.

alex disse:

Já comecei o meu projeto é muito simples todos devem fazer este aquecedor.Valeu!

Rafael J. Savaris disse:

Maravilha esse projeto.
OBS: Eu tenho acesso a tubos de PVC na cor preta fosco com uma espessura de aproximadamente 5 mm, cujos quais cabem certo dentro das garrafas Pete tanto da de coca quanto da de pepsi com um pouco de sobra cerca de 1,5 cm das bordas.
Será que se for utilizado esses tubos eles não aumentarão a concentração do calor ao redor do cano de água? Ou o Sol tem que incidir diretamente no cano da água?
Gostaria de ter uma luz no assunto pois estou muito estusiasmado com esse projeto para que eu possa adapta-lo em minha casa.
Grato e espero resposta.

Jonas disse:

gostaria de receber o projeto de instalação do aquecedor de agua,feito com materais reciclavel

Solange disse:

Fiquei muito feliz com esta ideia brilhante, Parabens!!!!!!!!

Manoel Netto disse:

Glauco,

A patente do projeto visa justamente ajudar as pessoas mais humildes, portanto a montagem gratuita da sua parte só tem a colaborar com o projeto.

Abraço

Glauco Gil disse:

Gostaria de saber se posso implantar este projeto GRATUITAMENTE para um bairro humilde aqui em Fpolis. Estou pensando em montar um projeto dentro da UFSC onde estudo para ajudar comunidades pobres. Gostaria de me certificar que não estarei contrariando nenhum preceito LEGAL desta patente! Grato

William Vieira Dutra disse:

Parabéns ao Sr. José Alano e a vc por ajudá-lo a divulgar esta idéia tão boa para as pessoas mais necessitadas e também para aqueles que se preocupam com a preservação do meio ambiente. São pessoas assim que fazem este mundo melhor. Com certeza Deus lhe deu a maior de todas inspiraçoes, e como é bom ter pessoas inspiradas nos dias de hoje, assim, como o Sr. Deus se orgulha muito de sua atitude de perseverança e dedicação. Parabéns e Deus o guie e quade para todo sempre. Um forte abraço Valeu!!!

Parabens pelo progeto sou um aposentado de manutenção eletrica e pretendo fazer algumas experiencias em minha pousada e acho que vou usar esta ideia

Manoel Netto disse:

Pessoal,

No final do artigo, í­tem Referências, estão os links da Secretaria do Meio Ambiente e do manual em PDF para a montagem do projeto. Para ajuda na montagem, entrem em contato com a SEMA, pois eles oferecem cursos.

Obrigado

alberto disse:

eu gostaria muito de montar em minha casa mais preciso de ajuda praia grande são paulo

jose dos santos disse:

gostaria de receber projeto de intalação de aquecimento de agua reciclavel com garrafa pet

Nilson disse:

Tb gostaria de receber o modelo , vou começar a construir e gostaria de implanta-lo

Marta Martins da Silva disse:

Gostaria de receber o modelo do projeto de construção do Aquecedor Solar feito a base de materiais reciclados.
Certa de sua atenção, agradeço.
Marta martins

Mário disse:

BLZ, vou fabricar um, uma maravilha parabens p o Sr Jose Alano.

cristina gualberto gonçalves disse:

gostaria de saber se tenho como comprar um exemplar do Sr Jose Alano para usar como modelo, porque gostaria de comecar um projeto com algumas pessoas que se disponibilizarão a abencoar a vida de outros como o Sr Jose Alano. quero saber o custo total do projeto, e principalmente se tenho com fazer um curso. obrigado cris

carlos disse:

@cristina gualberto gonçalves, Compro aquecedor solar com pet escuto ofertas cdc5@ig.com.br

MARCOS disse:

O QUE DIZER DE COISAS COMO ESSAS SÓ ESPERAR QUE AQUELES QUE PODEN

FAZER QUE FASSA .

Bender disse:

Já existe tecnologia para separar esses 3 materiais das caixas de leite. E isso dá um bom dinheiro, talvez mais do que latas de alumí­nio

Bender disse:

Manoel, recebi teu e-mail e não consigo respondê-lo, então vou escrever aqui, ok?

Sim, eu sei que a idéia é “tirar o material da natureza”, mas acontece que garrafas PET e caixas de leite dificilmente vão parar na natureza. Isso é tudo reciclado (quase 90%). Há uma grande indústria por trás disso.

Ao usar material projetado especialmente para este fim se ganha em durabilidade, eficiência e ainda se deixa esse sistema disponí­vel para a jaguarada que não tem habilidades manuais (que nem eu).

Pedro disse:

Cala a Boca
Até aqui você só Falou besteira.

Primeiro: Não é possivel separar os três materiais da Longa Vida, a única material que pode ser separado é o papel, através de uma maquina que custa 1milhao/cada (Hidrapulper)

Segundo: Existe uma suposta tecnologia de plasma para separar o aluminio do plástico, mas nao existe material que resista a tecnologia sem que estrague o aparelho.

Terceiro: Tirou o dado do seu C*, quando falou que há uma grande indústria por trás disso? A verdade é que as grandes empresas – responsável, por lei Federal 6938 de 1981, pelos resí­duos, não querem fazer absolutamente NADA! – O valor do Kg da embalagem longa vida no brasil inteiro é de 3 centavos – menos no PR que é de 20centavos* – ou seja, não existe interesse comercial em recolher, e nem do catador em pegar a embalagem. * No paraná existe 3 hidrapulper que aumenta o interesse comercial e garante o preço, atraves de uma logistica Reversa e parceria entre Estado + Empresa.

Quarto: já viu o preço do PET? Acha muito? vai recolher e vender PET, vc vai ficar muito rico.

Quinto: material projetado? Durabilidade? 200 anos não é suficiente para você?! lembre-se o PET foi inventado na década de 70, portanto NENHUM PET fabricado até hoje sumiu do planeta.

Sexto: Realmente você pode comprar um aquecedor de R$ 2.000 – R$ 5.000. Mas você esquece que você esta no Brasil? Onde a renda média do brasileiro é de R$ 800,00 e somente 14% da população faz a coleta seletiva, 14%, ou seja, 164 milhões de pessoal não fazem a separação, e todo o resí­duo gerado vai parar de forma inadequada em lixões.

Portanto: O aquecedor é uma grande idéia, retira uma quantidade enorme de embalagens que iriam para no meio ambiente, além de reduzir a conta de luz, e de certa forma conscientizar a população para as questões de reaproveitamento.

Sem Mais.

Elisângela disse:

@Pedro, Oi Pedro, concordo em numero, genero e grau com vc. Infelismente existem pessoas que não entendem, ou não querem entender a nessecidade pelo qual a humanidade esta passando, que é o da reciclagem, o de nos tornar pessoas sustentaveis e menos poluidoras.

Jackson Dworak disse:

Pessoal, concordo com vocês referente í  utilização dos materiais recicláveis. Porém vocês nem deram a chance do moço ali de cima se retratar com relação ao seu pensamento. Ele não deve ter pensado desta forma, como nós pensamos. As pessoas são diferentes e pontos de vista devem ser explanados com cautela para não ofender a outrem. Mas o important4e é que o link na página está desatualizado e estou aqui para postar o link correto. Segue:
http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cors/Kit_res_17_aquecedor_solar.pdf

Obrigado. Sucesso a todos!

Manoel Netto disse:

Mas, Bender, a idéia é usar material reciclado para remover o lixo da natureza e diminuir custo. Garrafas PET ainda podem ser reaproveitadas, mas embalagens longa vida por exemplo, não podem ser recicladas pois existem 3 tipos de material diferentes: papel, plástico e metal. Reciclar isso torna inviável por conta do custo, por isso essas embalagens são jogadas fora (na natureza).

De qualquer forma, essa embalagem é a que dura menos no processo (200 anos). A garrafa PET dura 400 anos. Garanto de nós somos mais “recicláveis” que esses materiais. 😉

Bender disse:

O sistema é realmente muito engenhoso, o único porém é ter usado um material altamente reciclável para fazer esse carnaval todo.

Sou da opinião de que vale a pena investir em material projetado especialmente para a confusão, mas, enfim, ainda assim é uma excelente idéia.

Elisângela disse:

@Bender, Mas você tem que entender que não é somente a idéia de aquecimento que esta envolvido neste projeto, mas também o projeto com as garrafas, que é um dos maiores problemas, estão espalhadas por todos os lados que passamos. Pelo menos é assim que eu enchergo o prejeto.

Edilene Sarge Figueiredo disse:

Parabéns ao Sr. José Alano e a vc por ajudá-lo a divulgar esta idéia tão boa para as pessoas mais necessitadas e também para aqueles que se preocupam com a preservação do meio ambiente. São pessoas assim que fazem este mundo melhor. Valeu!!!

Alexandre disse:

Excelente! Esses dias mesmo estava conversando com um amigo sobre esses sistemas de energia solar serem tão caros para se tornarem populares… agora me sinto até animado pra implantar isso em casa.

Parabéns ao Sr. José Alano pela ótima idéia!

joao jose de castro disse:

BOA TARDE; GOSTARIA DE SABER PORQUE NAO ESQUENTOU A AGUA DO MEU RESERVATÓRIO EU FIZ COM DEZ COLUNAS POREM CADA COLUNA COM QUATRO 04 GARRAFAS FIZ E NíƒO DEU CERTO NíƒO ESQUENTA NEM A PAU,PODERIA ALGUEM DAR-ME UMA DICA, COMO DEVO FAZER? FICO AGUARDANDO UM CONTATO DE ALGUMA PESSOA QUE POSSA AJUDAR-ME, SE PREFERIR PODE LIGAR PARA 031 86487052.

Pedro disse:

Qual é a quantidade de água do reservatório? lembre-se, é uma garrafa para cada litro de água.

Segue link do manual, para a montagem siga passo-a-passo, o aquecedor pode não vai funcionar senão estiver igual ao manual.

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/solar.pdf

Att.

Camila Meduli disse:

@Pedro, a pagina de montagem esta “Lamentamos mas não foi possí­vel encontrar a página solicitada.” pode me mandar ourto link? por favor.