Adicione indicações de especialistas em seus resultados de busca

Essa do Google foi uma grande sacada, confesso e me rendo. Além dos critérios semi-desconhecidos que constroem o PageRank e são utilizados para sugerir resultados de busca, baseados nas palavras-chave utilizadas e qualidade do conteúdo, o gigante das buscas agora inclui nos seus resultados as sugestões de pessoas que você escolher confiar. É o Google […]

Essa do Google foi uma grande sacada, confesso e me rendo. Além dos critérios semi-desconhecidos que constroem o PageRank e são utilizados para sugerir resultados de busca, baseados nas palavras-chave utilizadas e qualidade do conteúdo, o gigante das buscas agora inclui nos seus resultados as sugestões de pessoas que você escolher confiar. É o Google Subscribed Links.

Funciona de uma forma bem natural:

  • Alguém se cadastra como editor de links no Google e sugere tantos sites quantos quiser, com palavras-chave e urls;
  • O editor fornece um link para assinatura pública [o meu link]
  • Você clica e aceita que as sugestões desse editor sejam exibidas pra você
  • A partir desse momento, quando uma busca sua coincidir com alguma das sugestões do editor, ela será exibida no meio dos resultados orgânicos com uma imagem que a destaque (exemplo abaixo)

Link sugerido do Google
Exemplo de exibição ao procurar por “jacotei”

Além do potencial jabazí­stico da ferramenta (o que pode fazer o editor perder muitos assinantes se abusar), considero uma ótima forma de “burlar” os critérios do Google para exibição de resultados. Quantos de nós nunca ficou muito puto com os resultados da primeira página quando precisamos fazer uma pesquisa séria e urgente? Se muita gente fizer sugestões e muitos forem os assinantes, uma nova forma de utilizar o Google vai nascer: o sistema de busca baseado em indicações, ou seja, nada mais “social” (Social Search?) que isso. Será que isso arranha o Digg?.

Para quem quiser receber as minhas sugestões, assine minhas indicações do Google.

Ronald Kaiser disse:

Achei interessante a proposta do seu site para divulgacao de informacoes sobre tecnologia, gostaria de convidar pra se possive visitar o meu, estou tentando agrupar noticias sobre esse assunto vindas do mundo todo por feeds. Talvez sirva de ajuda! Valeu!
http://www.dcc.ufrj.br/~kaiser/

deyziane disse:

nada nao otarios

Edmar disse:

O mau uso é um problema comum nas mí­dias sociais, recentemente tivemos uma polemica sobre o poder que um usuário do digg possuí­a. Mas temos a vantagem de que a relevância das buscas vai crescer bastante para quem escolher os editores corretos 🙂

O que mais me preocupa, é o mau uso (que certamente virá) dessa ferramenta interessante.